Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
12 Nov, 2020 - 14:55

LinkedIn Learning: saiba tudo sobre a plataforma

Catarina Milheiro

O LinkedIn Learning é uma das melhores plataformas para aprimorar competências, níveis de criatividade e desenvolvimento pessoal. Saiba como funciona.

pessoa a aceder ao linkedin learning pelo computador

Um dos principais objetivos do LinkedIn é o lançamento de novos recursos com frequência, para que os seus utilizadores desfrutem das melhores experiências. E um dos lançamentos que confirma esse interesse é precisamente o do LinkedIn Learning.

Foi lançado em 2016 pela empresa e trata-se de uma plataforma que oferece cursos em vídeo ministrados por especialistas em várias áreas, destinados a todos os profissionais que procuram aperfeiçoar as suas técnicas e competências a nível profissional.

De uma forma geral, tem vindo a ajudar inúmeras pessoas a darem o próximo passo nas suas carreiras através de cursos com qualidade e certificados no currículo.

Está a pensar em começar a utilizar o LinkedIn Learning? Fique connosco e saiba como funciona esta plataforma e quais os benefícios associados.

O QUE É O LINKEDIN LEARNING E COMO FUNCIONA?

O LinkedIn Learning é uma plataforma dentro do próprio LinkedIn que disponibiliza cursos e vídeos sobre diversos temas. Desde Storytelling, Design Gráfico, Gestão de projetos, Marketing, Liderança, Desenvolvimento web até cursos de inteligência emocional, são várias as opções.

Para além disto, proporciona ainda cursos sobre softwares como Excel, Office 365, entre outros. Atualmente, são já cerca de 16 mil cursos gratuitos e pagos que esta plataforma oferece, sendo que muitos deles estão disponíveis em português.

O que é necessário para ter acesso aos cursos no LinkedIn Learning?

Se tem interesse na plataforma, saiba que para conseguir ter acesso aos cursos é necessário ser um utilizador Premium do LinkedIn. No entanto, se não for este tipo de utilizador não se preocupe, também é possível fazer a assinatura à parte da própria plataforma, com a escolha entre um plano anual ou mensal.

Além disto, ainda poderá aceder ao LinkedIn Learning através do acesso fornecido pela sua empresa (no caso de este ser concedido).

O que significa que, as empresas podem criar uma conta com um plano “Team” e oferecer cursos de aprendizagem aos seus colaboradores. Por isso, se a empresa onde trabalha tiver um plano destes, saiba que muito provavelmente poderá aceder à plataforma e aproveitar para aperfeiçoar algumas competências.

Desta forma, as empresas conseguem capacitar e motivar os seus colaboradores, dividindo os profissionais em grupos ou de maneira individual.

Contudo, se a empresa onde trabalha não tem este tipo de assinatura e quiser assinar um plano mensal ou anual de forma totalmente autónoma, saiba que também é possível comprar cursos individualmente, no caso de ter interesse apenas por alguns temas.

Inclusivamente, existem algumas partes gratuitas dos cursos que conseguirá aceder para conhecer melhor o conteúdo antes de fazer a sua assinatura no LinkedIn Learning. Assim, conseguirá ter a certeza de que a plataforma é a mais indicada para si.

Uma assinatura (pessoal ou empresarial) permite o acesso a que tipo de funcionalidades?

Ao fazer uma assinatura, seja ela pessoal ou empresarial, terá acesso a:

  • Mais de 16 mil cursos criados e dados por especialistas nas mais diversas áreas;
  • Aulas através do computador, smartphone ou tablet;
  • Recomendações personalizadas de cursos;
  • Possibilidade de assistir aos conteúdos offline;
  • Exercícios e testes para que possa praticar;
  • Certificação no final do curso;
  • Acesso aos recursos do LinkedIn Premium Career.

Quais são os benefícios associados à utilização do LinkedIn Learning?

A verdade é que já existem inúmeras plataformas online, através das quais podemos fazer vários cursos com temas diferentes e interessantes para o nosso percurso profissional e pessoal.

Mas a verdade é que o LinkedIn Learning se trata de uma plataforma reconhecida pela qualidade dos conteúdos que apresenta. Além disso, o utilizador consegue facilmente perceber as funcionalidades desta plataforma de aprendizagem.

Outro benefício associado, é o facto de o LinkedIn permitir compartilhar de forma simples, as suas metas de aprendizagem e sucesso entre plataformas, além de o utilizador receber recomendações personalizadas com base nas suas competências e interesses relevantes.

Ou seja, ao contrário do que acontece noutras plataformas de aprendizagem, aqui encontrará facilmente aquilo que procura e que será mais indicado para si.

PASSO A PASSO PARA INICIAR O SEU PERCURSO NO LINKEDIN LEARNING

imagens digitais de cartola de formação a sair de um tablet pousado a representar e-learning

Como já mencionamos, o acesso pode ser feito através do seu computador, smartphone ou até mesmo tablet.

Se pretender aceder através do smartphone ou tablet, deve seguir os seguintes passos:

  1. Fazer download da aplicação do LinkedIn Learning, que está disponível para Android e IOS;
  2. Assim que o download estiver concluído, deverá entrar na aplicação e inserir o seu endereço de e-mail e respetiva palavra-passe;
  3. Desfrutar da plataforma e começar a pesquisar alguns temas pelos quais tem interesse em saber mais e aperfeiçoar competências.

No caso de já ter a aplicação do LinkedIn no seu telemóvel ou tablet, ao entrar, ela fará a sugestão para que consiga entrar na plataforma de aprendizagem com o seu perfil e se aceitar, será automaticamente direcionado para o LinkedIn Learning.

Para aceder através do computador:

  1. Poderá entrar na plataforma através deste link ou pela página inicial do seu LinkedIn;
  2. Se aceder através da página inicial do LinkedIn, basta clicar no ícone de “Soluções” e de seguida em “Learning”.

Agora que já sabe em que consiste a plataforma e como funciona, basta começar a experimentar e aproveite o seu primeiro mês de assinatura grátis!

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].