ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
26 Ago, 2021 - 11:04

Saiba como incluir o macramé na decoração da sua casa

Catarina Milheiro

Quer saber como aplicar o macramé na decoração do seu lar? Conheça esta técnica e aprenda a fazer alguns nós.

macramé na decoração

Já pensou em dar um novo aspeto à atmosfera da sua casa incluindo o macramé na decoração? Não há nada melhor do que chegarmos a casa depois de um longo dia de trabalho e sentirmo-nos aconchegados e em paz.

O macramé é bastante versátil e ótimo para decorar ambientes nos mais variados estilos. Apesar de transmitir principalmente um carácter mais boho chic, esta técnica tem o poder de tornar os espaços mais aconchegantes.

Aprenda a incluir o macramé na decoração de forma simples e sem grandes trabalhos e transforme o ambiente do seu lar.

TUDO SOBRE O MACRAMÉ NA DECORAÇÃO

Se gosta de estar pode dentro das tendências, então muito provavelmente já sabe que incluir o macramé na decoração da sua casa está na vanguarda. São várias as peças que se podem fazer a partir desta técnica e com distintas aplicações.

fazer macramé

O que é o macramé?

Para quem ainda não conhece o macramé, trata-se de uma técnica de tecelagem manual muito antiga que utiliza somente os dedos, sem que seja necessário algum tipo de máquina. De uma forma geral, os fios vão-se entrelaçando e ficando presos por nós.

Para que consiga ter uma noção, no macramé não há nada que envolva costura na sua produção – por isso, não vai precisar de nenhuma agulha sequer.

No fundo, o macramé é o nome dado a um padrão “bordado” de fios tipicamente de lã (ainda que possam também ser utilizados outro tipo de materiais). Contudo, todos os nós dados na lã são feitos individualmente utilizando somente as duas mãos: o que garante à peça um toque muito íntimo e caseiro.

E se pensa que o macramé na decoração está apenas relacionado com cobertores ou tapetes, está enganado. Na verdade, são várias as peças que podem ser confecionadas utilizando o material e a técnica.

Como fazer macramé: passo a passo

Se o que quer é aplicar o macramé na decoração de casa, seja qual for a divisão, então, vai precisar de aprender esta técnica. Normalmente, são utilizados fios de lã, fio encerado ou nylon para os iniciantes que pretendam experimentar pela primeira vez a criação de uma peça.

No entanto, para fazer macramé pode utilizar qualquer tipo de fio e lembre-se que as peças podem ser várias: desde pulseiras, bolsas, cortinas, suportes para vasos, panos, tapetes e muito mais.

Os principais pontos do macramé são o nó duplo e ponto festone, cruciais para quem pretende aprender a fazer peças através desta técnica.

Aprenda a fazer o nó duplo

O nó duplo é feito, no mínimo, com 3 fios: sendo que o fio central fica esticado e os laterais são entrançados à volta dele. Siga os seguintes passos e experimente connosco:

  • Separe os fios laterais e deixe o fio central esticado;
  • Dobre o fio da esquerda sobre o fio central;
  • Passe o fio da direita sobre a “sobra” do fio da esquerda (que ficou à sua direita);
  • Passe o fio da direita por trás do fio central e dentro do arco formado à esquerda;
  • Puxe os fios laterais até fechar o nó na parte mais superior;
  • Repita o processo começando pelo outro lado.

Aprenda a fazer o ponto festone

Este ponto é feito com, no mínimo, 2 fios. Contudo, pode ser feito com muitos mais, a escolha é sua. Trata-se de um ponto muito usado para fazer uma espécie de barra para pendurar numa parede e combinar com um papel de parede simples. Siga os seguintes passos e aprenda de forma rápida:

  • Segure o fio à esquerda ou à direita e passe por cima de todos os outros fios;
  • De seguida, passe o fio seguinte à volta do fio separado anteriormente, dando uma laçada e puxando-o até fechar o nó;
  • Repita o processo até ao último dos fios;
  • No fim, basta terminar a sua peça com o tamanho que pretender e decorar a sua sala, cozinha, quarto ou a casa de banho.

COMO APLICAR O MACRAMÉ NA DECORAÇÃO DE CASA?

Ao contrário do que possa pensar, não é assim tão difícil utilizar o macramé na decoração, precisamente pela sua enorme versatilidade. Aliás, uma das vantagens desta técnica é poder fazer as peças da forma e tamanho que preferir, sem que existam muitas regras ou complicações.

São várias as aplicações do macramé: desde suportes para vasos, tapetes, cortinas, objetos de decoração, mantas e muito mais.

Suporte para plantas

Uma das peças mais comuns feitas em macramé são os suportes para vasos. Autênticas obras de arte que lhe vão trazer um aconchego imediato ao ambiente onde forem colocados.

Sabe aqueles vasos que tem espalhados na sua cozinha? Experimente esta técnica para pendurar os seus vasos e verá que se instalará um ambiente mais calmo e harmonioso.

Cortina decorativa em macramé

Sabe aquela janela da sua sala que sempre quis tapar, mas que nunca o fez porque tem medo que se perca a luz natural? Este exemplo de cortina decorativa em macramé fica espetacular em qualquer sala, cozinha ou até mesmo num escritório.

Para além disto, este exemplo pode ainda servir como divisória de ambientes. Por exemplo: se precisa de uma solução para colocar entre a sua sala open space, esta cortina pode ser o ideal.

Suporte para papel de cozinha

Está a precisar de um suporte novo para o papel de cozinha? Já pensou nesta em criá-lo em macramé e dar um novo ar ao ambiente onde prepara as suas refeições? Vai adorar o resultado.

Objeto de decoração para parede

Em geral, o macramé transmite uma sensação aconchegante, de paz e harmonia em qualquer ambiente. E a verdade é que quando se tratam de peças decorativas de grande porte penduradas em paredes, esta sensação parece ser ainda maior.

Pode optar por colocar naquela parede vazia do seu quarto, na sala a complementar um papel de parede ou até mesmo numa parede do seu jardim.

Tapete mandala em macramé

Se também é um amante de mandalas, por que não criar uma tapete em macramé para decorar o seu quarto, escritório ou até mesmo a casa de banho? Veja quais as cores que melhor combinam no espaço em questão e experimente esta ideia.

Manta

Precisa de uma manta numa cor específica que não consegue encontrar? Pode experimentar comprar o tipo de fio na cor e espessura que preferir e optar por criar a sua própria manta para decorar a sala ou o quarto.

Cadeira suspensa para crianças

Todas as crianças vão adorar esta peça – para além de ser esteticamente bonita e de se adaptar a qualquer divisão da sua casa, são uma autêntica delícia para os mais pequenos.

Veja também