Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
21 Ago, 2020 - 17:13

Leuconiquia ou manchas brancas nas unhas: sabe o que significa?

Teresa Campos

Já teve leuconiquia ou manchas brancas nas unhas? Nós explicamos qual o significado destas marcas e o que elas podem dizer sobre a sua saúde. Tome nota!

unhas das mãos com manchas brancas

Muitos de nós já tivemos leuconiquia ou manchas brancas nas unhas, ainda que não tivéssemos a noção absoluta da designação destas pequenas marcas, nem o seu significado em termos de saúde. Assumimos a leuconiquia ou manchas brancas nas unhas como uma caraterística do nosso corpo, à semelhança dos sinais ou de outras manchas presentes na nossa pele, por exemplo.

Porém, será que a leuconiquia ou manchas brancas nas unhas podem dizer algo mais sobre o estado da nossa saúde? Serão elas sinal de algum problema? Para esclarecer todas as dúvidas sobre este tema, leia o que vem a seguir.

Leuconiquia ou manchas brancas nas unhas. Fique a saber mais

Leuconiquia ou manchas brancas nas unhas não é uma doença, nem um problema de saúde. Geralmente, este sinal surge nas nossas unhas das mãos e/ou dos pés, sem estar associado ao aparecimento de quaisquer outros sintomas. É assim, basicamente, uma alteração na estrutura da unha.

Contudo, se este género de mancha aparecer com muita regularidade, pode ser razão para alguma preocupação. É que ela pode surgir devido à carência de vitamina B12 ou de minerais como o cálcio e/ou o zinco, embora muitas vezes seja provocada por pequenos traumatismos que ocorrem na realização das tarefas quotidianas. Apesar de normalmente ser algo inofensivo, é sempre recomendado fazer uma boa alimentação e hidratação da unha, de modo a evitar este problema.

Tipos de leuconiquia

Há diferentes tipos de leuconiquia, os quais se distinguem pela área de unha afetada pelas manchas brancas.

  • Leuconiquia punctata corresponde a um ou mais pontos brancos na unha;
  • Leuconiquia estriada carateriza-se por curtas faixas brancas ao longo da unha;
  • Leuconíquia total, parcial ou transversal diz respeito a uma superfície de unha afetada muito maior à atingida nas tipologias anteriores.
unhas das mãos com manchas brancas ou leuconiquia

Causas possíveis

Já adiantámos algumas das origens possíveis para a leuconiquia ou manchas brancas nas unhas. Certo é que, quando este tipo de marca surge, é porque houve alguma alteração na matriz da unha.

Entre as causas mais comuns para esta alteração estão:

  • Alergia a certas substâncias, como a produtos de limpeza, por exemplo;
  • Carência de cálcio, ferro, zinco, silício, ácido fólico e/ou vitamina B12. Normalmente, esta falta de nutrientes deve-se a maus hábitos alimentares;
  • Ocorrência de traumatismos, como trilhar o dedo ou deixar cair alguma coisa pesada sobre ele;
  • Toma de antibióticos, principalmente sulfonamidas;
  • Tratamentos como a quimioterapia, por exemplo;
  • Alterações hormonais na mulher;
  • Existência de doenças como anemia, psoríase, vitíligo, tuberculose, doença renal ou micose.

Nota: Quando a leuconíquia é total, ou seja, quando a mancha branca cobre uma área considerável da unha, podem estar na origem fatores genéticos.

Tirar as cutículas é ou não saudável para as unhas? Entenda
Veja também Tirar as cutículas é ou não saudável para as unhas? Entenda

Tratamento e prevenção da Leuconiquia ou manchas brancas nas unhas

Como, habitualmente, este não se revela um problema de saúde, com outros sintomas associados, espera-se que as manchas brancas desapareçam naturalmente, tal como surgiram. Porém, há algumas medidas preventivas e precauções que podem ser adotadas, sobretudo para quem tem com mais frequência ou em maior quantidade este género de manchas. Algumas dessas medidas são:

  • Usar luvas sempre que for manipular produtos mais abrasivos ou agressivos, como detergentes;
  • No caso de pintar as unhas, é importante certificar-se que remove bem o verniz, antes de voltar a pintar as unhas, assim como deve reforçar a sua hidratação;
  • Garantir que faz uma alimentação saudável, rica e variada, de maneira a evitar a carência em minerais particularmente importantes para a saúde das unhas. Assim, não se esqueça de incluir na sua alimentação diária ingredientes como: leite, pimentos, carnes vermelhas, morangos, amêndoas, peru, salmão, mariscos, lentilhas e espinafres, ricos nesses nutriente essenciais.
Veja também