Sofia Martins
Sofia Martins
16 Jan, 2019 - 15:36

Tirar cutículas é ou não saudável para as unhas? Saiba tudo

Sofia Martins

Será que tirar cutículas é saudável para as unhas? E se for, como fazê-lo corretamente? Quais os produtos e ferramentas preferenciais? Fique a saber tudo.

tirar cutículas das unhas

São muitas as mulheres que, na hora de fazer a manicure, optam por tirar as cutículas todas. Mas será que isso é indicado para a saúde das unhas? E será que faz realmente diferença na beleza da manicure? Vamos explicar-lhe tudo, por isso venha daí.

Lembre-se que tão importante como manter as unhas bonitas, é mantê-las saudáveis.

Tirar cutículas: tudo o que precisa saber

Para que servem as cutículas?

Em primeiro lugar, é importante saber que as cutículas funcionam como um selo protetor natural da unha, impedindo que a água, a humidade e as bactérias que possam afetar a saúde das unhas penetrem nelas.

Para além disso, as cutículas protegem a matriz ungueal das unhas, o que tem um impacto direto na sua saúde e beleza. Deve, por isso, ver as cutículas como a última barreira protetora das unhas.

Afinal, devemos tirar cutículas sim ou não?

Considerando que as cutículas são a última barreira protetora da unha, tirar cutículas pode ter como consequência uma infeção pela penetração de humidade, água ou bactérias.

Nesse sentido, há o risco de ao cortar as cutículas o ambiente se tornar perfeito para a penetração de fungos e trazer-lhe problemas de saúde.

Assim, o nosso conselho é que não remova as cutículas, pois elas são fundamentais para proteger a suas unhas e para as manter saudáveis.

Mas, será que deve deixar que fiquem com aquele aspeto seco e rachado para sempre? Claro que não. Há algumas dicas que pode e deve colocar em prática, para manter as unhas bonitas e saudáveis.

Fortalecer as unhas depois do gel
Não perca 7 dicas para fortalecer as unhas depois de tirar o gel

Saiba como tratar das cutículas em 5 passos fáceis

1

Comece por humedecer as unhas

Comece por mergulhar as pontas dos dedos em água morna e sabão por alguns minutos. Isto vai ajudar a suavizar as suas cutículas, o que é essencial antes de as tratar. Assim, é importante que a pele esteja amolecida, para que consiga cuidar das cutículas sem dor, e sem riscos de infeção.

2

Retire apenas o excesso de cutículas

Assim que os seus dedos estiverem mais macios, está na hora de remover o excesso de pele das cutículas. Mas não da forma dolorosa como está habituada a fazer.

Em vez de cortar as cutículas, deve usar um gel para remoção de cutículas. Aplique o gel diretamente nas suas unhas e deixe atuar por, pelo menos, 15 segundos.

Lembre-se que a ideia é apenas remover o excesso e não cortar a cutícula toda.

3

Empurre as cutículas na direção dos dedos

Esta fase será menos dolorosa agora que as suas unhas foram humedecidas e preparadas com gel de remoção de cutículas.

Com um pau de laranjeira em madeira (que encontra em qualquer loja de cosmética ou supermercado), empurre suavemente as suas cutículas para trás. Tente mover o pau de laranjeiro em círculos, de forma a eliminar a parte morta da pele que o gel removeu.

4

Use um alicate para remover apenas as peles desnecessárias

Para remover aquelas peles que ficam penduradas à volta da sua unha, vai precisar de um alicate.

Lembre-se que deve cortar apenas estas peles, de forma gentil, para não ser agressiva com a pele em volta das unhas, e não as cutículas.

5

Aplique um creme hidratante para cutículas

Aplicar um creme específico para as cutículas é crucial para que consiga manter as suas cutículas e unhas bem hidratadas e bonitas. Com efeito, os cremes de cutículas ajudam a criar uma barreira protetora à volta das suas unhas, mantendo-as fortes e saudáveis.

Como vê, é possível ter unhas lindas e saudáveis sem arrancar as cutículas. Para além disso, lembre-se que é algo que pode facilmente fazer enquanto vê a sua série preferida. Tire um momento para si durante a semana, em que cuida das unhas e cutículas.

Afinal, mimarmo-nos é também uma forma de amor e cuidado.

Veja também