Catarine Martins
Catarine Martins
19 Fev, 2021 - 11:56

9 boas dicas para ter unhas bonitas e saudáveis

Catarine Martins

As suas unhas estão fracas, baças e quebradiças? Revelamos-lhe alguns truques para ter de volta unhas bonitas e saudáveis. Conheça-os.

Unhas bonitas de mulher

A maioria das mulheres gosta de manter as unhas bonitas e saudáveis. Contudo, mais vezes do que gostaríamos de admitir, elas ficam quebradiças, baças ou com manchas. Nesse sentido, reunimos as melhores dicas para manter umas unhas maravilhosas.

Com efeito, agora que estamos mais em casa, e com as manicures e salões de beleza encerrados, cabe-nos a nós manter as unhas limpas e cuidadas. E bem assim, fazer de tudo para que permaneçam fortes e saudáveis.

Venha daí e dia olá às unhas com que sempre sonhou.

Unhas bonitas e saudáveis: ponha estes truques em prática

Unhas bonitas e saudáveis
1

Mantenha as cutículas hidratadas

As cutículas estão diretamente ligadas à saúde das unhas, pelo que deve mantê-las bem hidratadas.

Não as corte nem remova. Empurre-as apenas em direção ao dedo, quando fizer a manicure semanal. E todos os dias, aplique um creme específico ou óleo para cutículas antes de dormir.

Para quem gosta de usar ingredientes naturais, o azeite também é um excelente hidratante para colocar nas cutículas, à noite.

Acredite, cutículas hidratadas são sinónimo de unhas saudáveis.

2

Trate as cutículas com cuidado

Ainda falando das cutículas, é importante que ao empurrá-las para trás, não as corte. Caso contrário, a cutícula ficará danificada, o que vai provocar o enfraquecimento da unha inteira. Tenha, por isso, muito cuidado.

3

Proteja as suas unhas

Não gosta muito de fazer tarefas domésticas, mas tornou-se inevitável com o confinamento? As suas unhas gostam ainda menos, acredite.

Use luvas de borracha sempre que tiver de realizar tarefas domésticas, incluindo lavar a loiça. A maioria das coisas que temos que fazer em casa, desde jardinagem a limpar a casa de banho, não esquecendo o limpar os vidros, é extremamente agressiva para as suas unhas.

Para conseguir uma maior suavidade para as suas mãos, aplique creme de mãos antes de colocar as luvas de borracha.

4

Mantenha as mãos e pés secos

Depois de lavar a loiça, de tomar duche ou de lavar uma peça de roupa à mão, deve secar as suas mãos durante pelo menos 2 minutos.

Seque muito bem o espaço entre os dedos, pois deixá-lo húmido aumenta o risco de infeções. Nos pés, deve ter ainda um cuidado extra com este último aspeto.

Se possível, depois de secar com a toalha, deixe-os ao ar antes de calçar as meias.

Tratar unhas de gel em casa
Veja também Descubra como cuidar das unhas de gel e verniz gel em casa
5

Cuide bem do seu calçado

Arejar bem o calçado do dia a dia, especialmente o calçado desportivo, é crucial para manter a saúde das unhas dos pés.

O nosso conselho é que nunca use calçado húmido ou suado, o que pode levar a infeções fúngicas.

Nesse sentido, mesmo as pantufas devem ficar a arejar, depois de usadas.

6

Antes de voltar a pintar, aplique um top coat

Se pintou as unhas e, ao fim de alguns dias, nota que estão a perder a cor, aplique novamente top coat, antes de retirar todo o verniz e voltar a pintar.

A sua manicure vai durar mais tempo, evitando assim ter de retirar e colocar verniz com tanta frequência, o que pode tornar uma unha enfraqueçida ainda mais fraca.

7

Lime as unhas corretamente

Para manter as unhas mais fortes, na hora de limar evite o movimento para frente e para trás. Assim, lime as unhas apenas numa direção, e nunca o faça imediatamente após sair do banho.

É que quando as unhas estão molhadas, quebram mais facilmente.

8

Use sempre verniz

Nem que seja um simples endurecedor transparente, deve sempre ter verniz a proteger as unhas.

Se prefere usar cores, opte sempre por colocar uma camada de base primeiro. Só depois pinte duas camadas finas de cor, e uma camada superior de top coat.

A cor costuma durar entre 3 a 7 dias, mas deve ser removida no máximo após 10 dias.

9

Evite os componentes agressivos nos removedores

Para que as suas unhas se mantenham saudáveis, é importante usar removedores de verniz com base em acetato.

Removedores de acetona ou formaldeído deixam as unhas muito secas, acabando por enfraquecê-las, tornando-as quebradiças. Por isso, evite-os.

Como vê, manter as unhas bonitas e saudáveis é mais fácil do que parece. Aproveite, assim, este tempo em casa, para cuidar ainda melhor delas.

Veja também