ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
14 Fev, 2022 - 13:14

Como manter livros limpos e organizados: 6 dicas

Catarina Milheiro

Quer saber como manter livros limpos na estante? E como organizá-los? Fique connosco e conheça as dicas que temos para si.

manter os livros limpos

Os apaixonados por páginas e páginas sabem o quão difícil é manter as prateleiras das estantes sempre organizadas e sem pó. Por isso mesmo, elaboramos um artigo com 6 dicas de como manter os livros limpos.

A verdade é que, para que seja possível manter as estantes sempre bonitas e devidamente organizadas, é crucial estabelecer uma rotina de limpeza adequada. Ou seja, falamos da utilização dos produtos certos e da higienização correta quer da própria estante, quer dos livros.

Assim, se também é um amante de histórias e tem vários livros em casa, aprenda a mantê-los sempre limpos para que não se encham de ácaros, bactérias e até mesmo traças.

manter-livros-limpos

Saiba como manter livros limpos e bem organizados

Quer saber como manter livros limpos e devidamente organizados? Saiba que a primeira dica é separar sempre um tempo na sua rotina de limpeza para que seja possível limpar cada um deles com paciência e calma e de forma adequada.

Por isso, já sabe: não tenha pressa. Afinal, os livros são frágeis e necessitam de uma limpeza constante e cuidadosa para que não se danifiquem. Para isto, opte por reservar pelo menos uma manhã por mês para realizar este tipo de limpeza.

1.

Escolha um local para limpar os livros

Se vai agora começar a limpar os seus livros, escolha um local para colocar os que contém e que serão higienizados posteriormente. Desta forma, evitará que os livros limpos se misturem e voltem a ficar “sujos” de novo.

Para isso, remova todos os livros fechados um a um das prateleiras, de cima para baixo, e coloque-os em cima de um lençol no chão, por exemplo. Além disto, não se esqueça de deixar o ambiente um pouco arejado para que não inale possíveis fungos ou bactérias.

2.

Limpe regularmente as estantes

Outro aspeto importante quando o assunto é a preservação de livros, é a limpeza da estante e/ou prateleira onde estão organizados. Por isso, faça uma limpeza regular da sua estante.

Para o efeito, pode utilizar um pano seco para limpar o pó numa fase inicial. Depois, com a ajuda de um pano húmido ou com um pouco de produto específico para o material da sua estante, limpe cuidadosamente todos os espaços.

Além disto, é importante ainda referir que deve manter sempre a sua estante ou prateleiras levemente afastadas da luz solar direta (evitando a longa exposição dos livros ao sol). Afinal, podem acabar por ficar com folhas, capas e cores danificadas.

3.

Folheie os livros para retirar o excesso de pó

Se se tratar de livros muito antigos ou muito usados, pode iniciar a limpeza começando por folhear cada um deles. Desta forma, conseguirá retirar o excesso de pó acumulado de uma maneira rápida e eficaz.

Depois disto, experimente passar um pano de flanela seco para remover o resto de poeiras das capas e lombadas. Para este processo, use sempre panos macios, limpos e secos ou húmidos: tecidos parecidos com o de flanela ou microfibras são o ideal.

Para além disto, saiba que folhear os livros de vez em quando ajuda a remover a humidade e previne que as folhas fiquem coladas umas às outras.

4.

Use um pincel fino

Para fazer uma limpeza dos seus livros eficaz, use um pincel macio para limpar as lombadas e todos os detalhes que as capas possam conter. Na verdade, este tipo de limpeza ajudará a remover as poeiras que acabam por ficar presas mesmo depois de folhearmos os livros.

Para terminar, passe um pano húmido nos livros que contêm uma capa grossa e robusta, e de seguida um pano seco para finalizar.

5.

Deixe secar antes de arrumar

No caso de optar por utilizar um pano húmido para limpar algumas capas dos seus livros, seja muito cuidadoso e esteja atento para não danificar as folhas.

De facto, o ideal é que este tipo de objetos sejam sempre limpos com um pano seco – afinal, é a forma eficaz e mais segura para o fazer. No entanto, existem livros com capas plastificadas que podem ser facilmente limpos com a ajuda de um pano húmido.

Por isso já sabe, sempre que optar por utilizar panos húmidos na limpeza dos livros, deixe-os ao sol num espaço arejado para que consigam secar totalmente e não ganhem humidade.

6.

Organize os livros

De facto, existem várias maneiras para dispor os seus livros nas prateleiras: por tamanho, por autor, ordem alfabética, por cor, tema ou outro aspeto que prefira. Tudo depende do tipo de ambiente disponível para colocar a sua coleção de livros e do seu gosto pessoal.

Portanto, a nossa sugestão no diz que diz respeito à organização dos livros passa por:

  • depois de tudo estar limpo (estantes, prateleiras e livros), faça uma seleção do que continuará em sua casa e o que poderá ser doado, por exemplo;
  • dm seguida, escolha um critério de organização: como a cor, tamanho, autor, género ou ordem alfabética;
  • termine a organização colocando os livros nas estantes e/ou prateleiras de acordo com o critério definido, posicionando-os na vertical para que não se deformem.
Veja também