ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
09 Fev, 2022 - 11:44

6 dicas de limpeza para quem mora sozinho

Catarina Milheiro

Não sabe como manter a sua casa sempre organizada? Não perca as dicas de limpeza para quem mora sozinho.

dicas-de-limpeza-para-quem-mora-sozinho

Quando o assunto é a limpeza e organização da casa, as dificuldades e questões podem ser várias e distintas. Se está desesperado e a precisar de dicas de limpeza para quem mora sozinho, está no sítio certo.

A verdade é que quando somos jovens e saímos de casa para vivermos sozinhos, pelas mais diversas razões, percebemos que a casa não se limpa em modo automático e que é necessário manter a organização para não deixar entrar o caos.

Apesar de parecer tudo muito simples numa fase inicial, nem sempre a rotina apertada e a corrida diária nos permite dar a devida atenção a algumas tarefas domésticas.

Para o ajudar, criamos um artigo com as mais completas dicas de limpeza para quem mora sozinho.

Dicas de limpeza para quem mora sozinho: são 6

Está preparado para mudar alguns hábitos e rotinas? Preparamos um conjunto de dicas de limpeza para quem mora sozinho, tome nota.

limpar a bancada da cozinha
1.

Prepare o kit de limpeza

O primeiro passo é montar o seu próprio kit de limpeza, incluindo utensílios clássicos como:

  • vassoura e apanhador;
  • aspirador;
  • panos para pó;
  • esfregona e balde;
  • panos para as casas de banho;
  • sacos plásticos;
  • esfregão normal e de arame (para a cozinha).

Relativamente aos produtos, o seu kit deverá ainda conter:

  • detergente;
  • sabão;
  • lixívia;
  • desinfetante;
  • desengordurante;
  • lava-tudo;
  • detergente multiusos.
2.

Organize a rotina

Um dos erros mais comuns de quem mora sozinho é precisamente deixar para amanhã o que pode fazer hoje. Por isso já sabe: organize uma rotina de limpeza, com dias e tarefas específicas para o ajudar a manter a casa sempre organizada e limpa.

Por exemplo: se gosta de aproveitar os fins-de-semana e consegue ter umas horas livres à sexta-feira, experimente fazer a limpeza da casa nesse dia. Comece numa divisão e acabe noutra, não deixe nada por fazer.

No caso de não ter assim tanto tempo, pode optar por ir estabelecendo algumas tarefas ao longo da semana. Por exemplo:

  • segunda-feira – tratar da roupa para lavar;
  • terça-feira – limpar as casas de banho;
  • quarta-feira – organizar a sala e a cozinha;
  • quinta-feira – limpar o pó das divisões e aspirar;
  • sexta-feira – trocar os lençóis, sacudir tapetes e limpar os espelhos e vidros.
3.

Loiça arrumada todos os dias

Esta á uma das dicas de limpeza para quem mora sozinho mais importante: lavar a loiça todos os dias.

Apesar de sabermos que nem sempre é fácil tratarmos da cozinha depois de um longo dia de trabalho, a verdade é que deixar acumular a loiça suja na bancada pode significar um autêntico pesadelo.

Por isso, opte por lavar sempre a loiça a seguir às refeições. No caso de ter à sua disposição uma máquina de lavar, coloque tudo na máquina.

4.

Lixo fora diariamente

Se vive sozinho, provavelmente já deixou acumular dois ou três sacos do lixo na lavandaria, não é verdade? Para além do mau-cheiro que se instala nas divisões, a acumulação de lixo pode mesmo ser um perigo para a sua saúde  e bem-estar.

Para evitar que isso aconteça, opte por estabelecer um horário para ir deitar o lixo fora todos os dias. Por exemplo: se sabe que de manhã é um horário certo em que o vai fazer, antes de sair de casa para trabalhar retire o saco, feche e coloque num contentor. É mais simples do que parece, acredite.

5.

Não acumular roupa suja

Lavar a roupa é uma das tarefas que não gosta de fazer? Nós compreendemos, mas a verdade é que deixar acumular a roupa no cesto vai significar mais trabalho nos dias a seguir.

O nosso conselho passa por arranjar um cesto para colocar na lavandaria, onde consiga ver a quantidade de peças que tem para lavar, bem como as cores. Desta forma, consegue ter a certeza do momento mais apropriado para encher uma máquina e colocar a lavar.

E não se esqueça: sempre que puser a máquina a lavar roupa, certifique-se que estará em casa no momento em que a lavagem terminar. Basta estender e fica com menos uma tarefa por fazer.

6.

Despensa organizada

Quando moramos sozinhos é natural que deixemos os armários um pouco mais desarrumados do que se morássemos com duas ou três pessoas na mesma casa.

Contudo, é essencial manter a organização em sua casa e a cozinha não fica de fora. Assim, antes de se dirigir ao supermercado para fazer compras, certifique-se de arrumar os seus armários onde armazena a comida.

Desta forma, não só estará a garantir que não compra nada do que não precisa, como ainda conseguirá manter todos os alimentos devidamente armazenados e organizados.

Veja também