São milhares os smartphones disponíveis no mercado, todos eles com especificações diferentes e funcionalidades que os distinguem entre modelos e marcas. No entanto, parece haver um ponto comum no que à bateria diz respeito: o facto de essa não durar tanto tempo quanto o desejado. A autonomia de um telemóvel é, ainda, o ponto mais fraco de cada um desses dispositivos e aquele que merece a maior preocupação por parte do utilizador.
Toda e qualquer funcionalidade disponível num smartphone é responsável pelo consumo excessivo e rápido de uma bateria. O Wi-Fi é uma dessas funcionalidades, muitas vezes esquecida, já que o utilizador nem sempre a desliga após a usar.
É comum fechar as aplicações e suspender o telemóvel, mas são raras as vezes que o Wi-Fi é, efetivamente, desligado. Vejamos, por isso, as vantagens e as desvantagens que existem em manter o Wi-Fi sempre ligado no telemóvel.
Manter Wi-Fi sempre ligado: as vantagens
O consumo de bateria está mais controlado
Ao contrário dos aparelhos lançados há dois ou três anos, aqueles mais atuais não deixam a bateria comprometida se o Wi-Fi se mantiver ligado. A tecnologia tem avançado e existe uma maior preocupação em aumentar a autonomia dos telemóveis, sobretudo os topo de gama.
Por isso, foram melhorados softwares, antenas de rede e outros chips que não põem em causa a duração da bateria de um telemóvel. Na verdade, as redes de dados (sobretudo o 4G) exigem muito mais da bateria de um smartphone do que o facto do Wi-Fi estar sempre ligado.
A localização
Se está sempre atento às redes sociais e gosta de manter as suas atualizadas com os sítios que frequenta, este é um dos prós mais importantes a reter. Ter o Wi-Fi ligado substitui os serviços GPS ao qual o telemóvel recorre para definir a sua localização.
De facto, se estiver num edifício fechado, ou até num piso abaixo do nível térreo, é difícil obter sinal de rede, pelo que manter o Wi-Fi ligado irá definir a sua localização de forma mais fiável e rápida.
Poupança de bateria
Se o Wi-Fi do seu telemóvel não encontrar nenhuma rede conhecida, entra automaticamente em modo de suspensão, o que significa maior poupança para a bateria do seu smartphone.
Se, por outro lado, tiver os dados móveis ligados e o Wi-Fi encontrar uma rede conhecida, irá conectar-se à mesma de forma imediata, o que lhe permite poupar os seus dados, bem como a bateria do seu telemóvel.
Manter Wi-Fi sempre ligado: as desvantagens
Segurança
É impossível confiar no nível de segurança de uma rede Wi-Fi quando comparada com a rede da sua operadora móvel, isto é, os seus dados móveis.
As redes Wi-Fi têm, na maior parte das vezes, um ou dois níveis de segurança que são facilmente contornados por piratas informáticos que tentam aceder à informação das pessoas. A insegurança é ainda maior se aceder a uma rede Wi-Fi pública que não lhe exija a introdução de uma password e que seja, por isso, de acesso livre.
Conveniência
Se sabe que vai para um sítio onde não terá redes Wi-Fi disponíveis, o melhor será mesmo desligar essa funcionalidade no seu smartphone porque, nesse caso, o modo de suspensão é como se não atuasse, uma vez que não irá encontrar qualquer rede disponível, o que significa que a sua bateria será mais consumida do que o habitual.
Veja também: