Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
15 Nov, 2021 - 15:44

A máquina de secar consome muita energia. Aprenda a usar e poupar

Catarina Milheiro

A máquina de secar consome muita energia, mas há formas de poupar? Fique connosco e saiba tudo sobre o assunto.

maquina-de-secar-roupa-consome-muita-energia

Afinal, não há como negar: a máquina de secar roupa consome muita energia. Esta é, aliás, a questão que muitas pessoas colocam quando ponderam a sua compra. Quem já tem uma casa, também se questiona, principalmente no outono/inverno, quando as temperaturas descem e há a necessidade de secar a roupa de uma forma mais rápida e eficaz.

De uma forma geral, é mesmo verdade que efetivamente as máquinas de secar consomem bastante energia – mas porque? A resposta mais simples é: a sua utilização obriga à contratação de uma potência elétrica mais elevada e, como tal, além do consumo normal de energia, é essencial ter em consideração o aumento dos custos na fatura por via do valor pago em euros por dia.

De facto, as evoluções na eficiência energética dos vários equipamentos eletrónicos permitem-nos poupar nas faturas ao mesmo tempo que desfrutamos de um bom serviço.

Contudo, há sempre um preço a pagar que engloba, neste caso, dois fatores: o valor da máquina de secar e o seu consumo energético. Vamos analisar os prós e contras, fique connosco.

A máquina de secar consome muita energia?

A máquina de secar a roupa chega mesmo a fazer parte do grupo dos eletrodomésticos que mais energia consome, mas ainda assim é muito desejada e pode realmente ajudar no dia a dia em casa.

Apesar de ainda não ter presença assídua nas casas dos portugueses, não há dúvidas de que é uma excelente opção para quem não consegue secar a roupa ao sol ou para quem quer uma vida facilitada nos meses mais frios e húmidos do ano.

No outono e inverno este equipamento doméstico destaca-se pela sua praticidade e comodidade e, por isso mesmo, é essencial ficarmos a par de alguns aspetos na poupança energética. Saiba tudo.

usar máquina de secar

Como reduzir o consumo energético da máquina de secar roupa?

A grande questão para quem já tem estes equipamentos ou até para quem pretende adquirir é “como poupar?”. Reunimos 7 dicas para o ajudar.

  1. Aproveite a capacidade total: evite utilizar a máquina para secar apenas 2 ou 3 peças de roupa, uma vez que vai gastar energia desnecessariamente.
  2. Não misture roupa húmida com roupa parcialmente seca: caso o faça, saiba que estará a prolongar o tempo de utilização do aparelho – o que resulta num consumo maior de energia.
  3. Evite ligar a máquina em dias quentes ou ventosos: o calor e o vento são os principais fatores naturais responsáveis pela secagem das roupas. Aproveite isso.
  4. Utilize o temporizador: programe a máquina para iniciar a secagem no horário mais conveniente e aproveite os períodos com tarifas mais baixas.
  5. Limpe o condensador: limpe o condensador de acordo com as instruções do fabricante. Se o aparelho não estiver ligado ao esgoto, despeje o reservatório de água de condensação no fim de cada utilização.
  6. Coloque a máquina num local arejado: para que o desempenho da máquina e a qualidade de secagem não sejam afetadas, coloque a máquina de secar numa divisão arejada e pouco húmida.
  7. Faça a manutenção da máquina de secar: limpe frequentemente os filtros e aposte na inspeção periódica do canal de ventilação para que consiga evitar obstruções. Além disto, lembre-se de despejar o depósito de água.

Vantagens e desvantagens de ter uma máquina de secar

Há 4 vantagens

  1. Poupa tempo: não precisa de pendurar as roupas num estendal, nem de esperar dois dias até que estejam totalmente secas.
  2. Não precisa de utilizar tanto o ferro para engomar.
  3. Os borbotos e o cotão nas roupas vão diminuir.
  4. Terá as suas peças macias, sem maus odores e esterilizadas.

E 2 desvantagens

  1. Impacto na fatura da eletricidade.
  2. Nem todas as peças podem ir à máquina de secar.

3 considerações a fazer antes de comprar uma máquina de secar a roupa?

Se está a pensar em investir numa máquina de secar roupa, saiba que existem algumas questões a ter em conta antes de tomar a sua decisão.

1. Escolher o modelo indicado para as suas necessidades

Quando escolher a capacidade a potência da máquina de secar roupa, tenha em consideração as suas necessidades. Falamos do agregado familiar e até da frequência de utilização que pretende fazer, por exemplo.

Além disso, não se esqueça que também a capacidade tem de ser superior à capacidade da máquina de lavar para que seja possível secar a roupa de uma só vez.

2. Esteja atento à classe energética do equipamento

Por ser um dos eletrodomésticos que mais energia consome, é crucial que tenha em conta a classe energética antes de comprar. Sempre que possível, opte por classes superiores uma vez que vai conseguir recuperar o investimento inicial a médio-longo prazo, através das faturas.

3. Tenha atenção à utilização frequente

Se o objetivo é utilizar a máquina de secar roupa constantemente, então deverá optar por um modelo com uma potência de centrifugação superior a 800 rotações por minuto.

Quanto maior for a centrifugação, maior vai ser a rapidez na secagem.

Veja também