Inês Pereira
Inês Pereira
07 Jan, 2019 - 09:39
Conheça as marcas de cigarros com menos alcatrão e nicotina

Conheça as marcas de cigarros com menos alcatrão e nicotina

Inês Pereira

Se ainda não consegue deixar de fumar então pelo menos faça a melhor escolha. Conheça agora as marcas de cigarros com menos alcatrão e nicotina.

O artigo continua após o anúncio

Fuma um. E outro. E depois um terceiro e, quem sabe, até um quarto. Quem é fumador reconhece certamente este cenário – até porque, tal como acontece com qualquer outro vício, os cigarros não são facilmente ignoráveis. Contudo, há formas de aligeirar o problema e tornar este desejo ligeiramente menos prejudiciais. Se ainda não se sente preparado para largar por completo o tabaco, talvez possa começar a reduzir o consumo e apostar nas marcas de cigarros com menos alcatrão e nicotina.

Claro está que a sua saúde continua a estar em risco. Afinal, tabaco é sempre tabaco. No entanto, podendo, o melhor será sempre escolher as opções com menos químicos. O objetivo será continuar a suprimir a necessidade de nicotina mas de forma menos nociva. Problema? Atualmente, os maços de tabaco não contêm um rótulo informativo das substâncias existentes na sua composição nem respetivas quantidades, pelo que o acesso à informação não está facilitado.

Ora, é precisamente por esse motivo que lhe trazemos esta lista. Toma nota de todas as marcas de cigarros menos prejudiciais e faça já um favor à sua saúde.

Afinal, quais são as marcas de cigarros com menos alcatrão e nicotina

conheças as marcas de cigarros com menos alcatrão e nicotina

A verdade é que o tabaco será sempre extremamente nocivo, com mais ou menos alcatrão e nicotina. Quem o diz são os números (e são preocupantes): só em 2016, em Portugal, 1 pessoa morreu a cada 50 minutos vítima de uma doença atribuível ao tabagismo.

E se estes dados ainda não são suficientes para o alarmar, fique a saber que, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o tabagismo mata mais de 7 milhões de pessoas por ano a nível mundial.

Talvez ainda não soubesse, mas o tabaco tem mais de 4 mil substâncias químicas na sua composição, muitas com efeitos tóxicos e, claro, extremamente prejudiciais para a saúde. De facto, só no fumo encontram-se mais de 50 substâncias capazes de provocar cancro.

Aquilo que já não é novidade para praticamente ninguém, especialmente os fumadores, é que os maços de tabaco perderam a indicação com a quantidade de elementos químicos para dar lugar a imagens e mensagens de advertência. A decisão foi tomada para que nenhum consumidor pensasse, erradamente, que determinada marca é de baixo risco para a sua saúde.

Deste modo, tornou-se mais difícil para os consumidores identificar as marcas de cigarros com menos alcatrão e nicotina. De acordo com as diretivas da União Europeia, no seguimento da Lei do Tabaco e dos conselhos da Organização Mundial de Saúde, os países europeus têm a obrigação de estabelecer um limite máximo no que se refere aos níveis de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono presentes em cada cigarro.

O artigo continua após o anúncio

Ora, em Portugal, os limites máximos decretados para tabaco comercializado ou fabricado em território nacional são:

  • 1 mg de nicotina por cada cigarro;
  • 10 mg de alcatrão por cada cigarro;
  • 10 mg de monóxido de carbono por cada cigarro.

Posto isto, é importante que saiba de cor e salteado quais são as marcas de cigarros com menos alcatrão e nicotina para que faça uma escolha informada e com menor teor de substâncias nocivas. Após a análise de algumas das marcas mais comuns em Portugal, trazemos-lhe a lista que deve fixar:

  • Marlboro Gold – esta é uma das opções light mais conhecidas: contém 8 mg de alcatrão e 0,6 mg de nicotina
  • Chesterfield Blue – tal como os cigarros Marlboro Gold, também os exemplares da Chesterfield Blue são constituídos por 8 mg de alcatrão e 0,6 mg de nicotina;
  • L&M Blue – nos maços desta marca encontrará cigarros com 8 mg de alcatrão e 0,6 mg de nicotina;
  • SG Ventil – é agora que o cenário piora ligeiramente: embora os níveis de nicotina se mantenham iguais, a quantidade de alcatrão sobe para 9 mg;
  • Camel Activate – os cigarros contêm 10 mg de alcatrão e 0,7 mg de nicotina;
  • Chesterfield Press – tal como acontece com o maço de Camel Activate, aqui encontrará cigarros com 10 mg de alcatrão e 0,7 mg de nicotina.
As 5 melhores apps para deixar de fumar
Veja também As 5 melhores apps para deixar de fumar

Escusado será dizer que o ideal é mesmo deixar de fumar, certo? O tabaco é responsável por inúmeras lesões e debilitações no corpo humano. Desde doenças orais a problemas cardíacos, passando pela diminuição da resistência óssea, pela maior sensação de cansaço e pelos problemas reprodutivos, há poucos constituintes do organismo que não sejam, de alguma forma, afetados pelo tabagismo.

Sabemos que deixar de fumar raramente é tarefa fácil. Por isso mesmo, enquanto ainda não consegue dar esse passo, opte pelas marcas com menor quantidade de substâncias nocivas.

Veja também