Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Pereira
Inês Pereira
02 Out, 2018 - 11:57

Qual é a melhor posição para uma grávida dormir?

Inês Pereira

Todas as mulheres querem uma gravidez o mais calma e confortável possível. Descubra agora qual é a melhor posição para uma grávida dormir.

Qual é a melhor posição para uma grávida dormir?

Já não é surpresa para ninguém que a gravidez traz consigo um rol de mudanças a todos os níveis, desde alterações físicas a emocionais, passando pelos cuidados de saúde e o investimento em bens para o bebé que aí vem. O que pode ainda não saber é que este período da vida de uma mulher interfere até com coisas tão simples como o sono – as noites mal passadas não começam apenas após o nascimento. Então, afinal, qual é a melhor posição para uma grávida dormir e acordar rejuvenescida?

Desconforto, náuseas, azia, cãibras e síndrome das pernas inquietas: muitos são os obstáculos capazes de dificultar as noites de uma grávida. E, verdade seja dita, ninguém precisa mais de descanso do que uma mulher grávida. Por isso mesmo, está na altura de esclarecer todas as dúvidas e saber de forma as futuras mamãs podem recarregar baterias estando absolutamente confortáveis.

Conheça a melhor posição para uma grávida dormir

saiba qual é a melhor posição para uma grávida dormir

Quando o assunto é gravidez as opiniões sobre os mais variados assuntos dividem-se sempre: o nome da criança, a alimentação (da mãe e, mais tarde, do bebé), os cuidados de saúde. Nada escapa à discórdia – nem mesmo a melhor posição para uma grávida dormir. E se há coisa que todas as futuras mamãs querem é ter uma gestação tranquila e descansada, pelo que facilmente se perdem no meio de tantas sugestões.

Então e o que é que impede uma noite bem dormida? Bom, em primeiro lugar, é o facto de ter uma barriga que cresce diariamente e obriga a óbvios ajustes. Contudo, o desconforto vai muito além deste aspeto, uma vez que todos os órgãos da cavidade abdominal se encontram realocados e, por vezes, comprimidos.

De acordo com muitos especialistas, a melhor posição para que uma grávida tenha uma noite descansada e confortável, apesar do grande tamanho da barriga, é deitada de lado. E a boa notícia é que, independentemente do lado para que se deite, não há qualquer risco para a saúde do bebé.

A verdade é que dormir de lado facilita a circulação sanguínea e reduz a normal sensação de mal-estar provocada pela pressão que o útero exerce sobre os vasos sanguíneos principais. Por outro lado, a posição promove também o correto funcionamento dos rins, o que ajuda a combater a retenção de líquidos e, consequentemente, a reduzir o inchaço dos pés, tornozelos e mãos.

Uma vez que nem sempre é fácil ficar virada para o mesmo lado toda a noite, a grávida deve procurar alternar entre o lado esquerdo e o lado direito. Esta preocupação deve ser redobrada durante o último trimestre da gestação, já que é importante que evite estar de barriga para cima ou para baixo.

Outras posições

No entanto, e embora esta seja a posição mais frequentemente preferida, nem todas as grávidas concordam que dormir de lado seja o mais confortável. Isto significa que algumas mulheres podem ter uma noite de sono menos conturbada deitadas de outra forma, seja de bruços ou de barriga para cima. Na realidade, a escolha da posição depende, muitas vezes, de fatores como o tempo de gestação, o tamanho da barriga e, claro, preferências pessoais.

Nos primeiros meses de gravidez não deverá ter qualquer preocupação no que se refere à sua decisão, especialmente porque a barriga ainda estará pequena. Não é por acaso que muitas mulheres gostam de dormir de bruços nesta fase – o que, importa referir, não levanta qualquer problema para o bem-estar do bebé. Claro está que à medida que o ventre começar a crescer a futura mamã vai deixar de se sentir confortável de barriga para baixo, pelo que terá de encontrar uma nova posição.

Por outro lado, muitas são as grávidas que gostam de dormir de barriga para cima. Esta posição ampara a coluna, aliviando assim o desconforto e as dores de costas. Porém, eventualmente esta posição também deixa de ser uma opção confortável por volta do segundo trimestre, já que o útero comprime a veia cava e pode provocar episódios de falta de ar e desconforto generalizado.

Almofada para grávida dormir

almofadas ajudam na melhor posição para uma grávida dormir

A almofada é como uma melhor amiga que nos conforta e recarrega energias no final de um dia cheio de trabalho e stress. No entanto, durante a gravidez este objeto do dia-a-dia torna-se ainda mais importante, já que pode ser usada como verdadeiro acessório para o conforto de qualquer gestante.

Muitas são as mulheres que recorrem às almofadas para garantir o conforto noturno. E se algumas se conseguem adaptar às almofadas normais, mas estrategicamente colocadas, outras recorrem mesmo a produtos especialmente desenvolvidos para a gestação.

No caso de se deitar de lado, por exemplo, talvez seja boa ideia colocar uma almofada no meio das pernas, de modo a manter a coluna reta e evitar dores de costas. Há também quem prefira utilizar a almofada para elevar as costas e, assim dormir numa posição mais elevada – uma grande ajuda nos episódios de falta de ar.

Contudo, existem no mercado almofadas especialmente criadas para esta fase da vida de uma mulher e para todas as necessidades. Os modelos variam, mas, de forma geral, têm um tamanho considerável e permitem acomodar e apoiar o corpo todo. Claro está que estes produtos já vêm preparados para suportar a barriga, as pernas e as costas, garantindo uma noite bem dormida à futura mamã.

Veja também: