Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
12 Nov, 2018 - 16:48

19 melhores coisas que pode fazer no outono para o aproveitar ao máximo

Márcio Matos

Dizemos-lhe quais as 19 melhores coisas que pode fazer no outono, para que não passe esta estação  à espera que o sol e o calor regressem.

19 melhores coisas que pode fazer no outono para o aproveitar ao máximo

Sim, os dias frios e chuvosos podem ser divertidos, agradáveis e ocupados com inúmeras atividades interessantes. Acha impossível? Então, espreite quais são, para nós, as melhores coisas que pode fazer no outono e diga lá se não lhe deixamos boas ideias e dicas para ocupar aquelas tardes de fim-de-semana, mesmo que passadas em casa?!

Efetivamente, o tempo frio e a chuva são um entrave para algumas atividades, nomeadamente aquelas que implicam exposição ao ar-livre. Porém, há várias formas de contornar esta circunstância e conseguir tirar o melhor partido desta estação conhecida pelas folhas secas, as castanhas e os cozinhados de forno. Pronto para descobrir quais as melhores coisas que pode fazer no outono?

As 19 melhores coisas que pode fazer no outono para que ele valha a pena

1. Beba um chocolate quente

Não é preciso explicar por que é que esta é uma das melhores coisas que pode fazer no outono, pois não?! O tempo começa a arrefecer e as bebidas quentes são uma excelente forma de combater as baixas temperaturas. Claro que uma caneca de chá ou leite surte o mesmo efeito, mas o chocolate quente aquece também a alma e não há nada como bebê-lo na melhor companhia.

chocolate quente

2. Ajude nas vindimas

Esta é uma prática bem antiga e tradicional, muito típica desta altura do ano. Se tem crianças, então não hesite mesmo em fazê-lo e propicie-lhes uma experiência única que vai ensinar-lhes muito sobre a cultura do nosso país e a história da vitivinicultura em Portugal.

3. Prove vinho doce

Ainda na linha da produção vitivinícola, nada como fazer uma degustação de vinho, depois de ter auxiliado na vindima. O vinho doce é especialmente típico nesta época e acompanha muito bem uma mão de castanhas – outro produto caraterística do outono.

4. Leia

Se o tempo pode já não estar tão convidativo para ir até ao parque ou à praia ler ao ar livre, deixe-se ficar em casa, e divida o prazer da leitura com a observação da paisagem, através da janela. Não importa as vistas que tem a partir de sua casa. Fique a olhar a chuva bater na janela, enquanto os passarinhos se abrigam nos beirais. Há cenário mais belo?

ler a janela

5. Fotografe folhas secas

Uma das imagens mais caraterísticas do outono é mesmo a queda das folhas das árvores, as quais invadem o chão dos jardins e, mesmo, os passeios das ruas. Todos sabemos que há imensos trabalhos manuais que podem ser feitos com essas folhas, nomeadamente na companhia dos mais novos. Mas se não tem jeito para manualidades, experimente tirar algumas fotos a estas folhas e surpreenda-se com as imagens belas que irá conseguir captar.

6. Faça compotas

Outra tradição que rima com outono é, sem dúvida, a de confecionar compotas caseiras, com os produtos da época. Além de super saborosos, estes doces são sempre mais saudáveis do que os de compra e acompanham muito bem os lanches de outono ora com bolachas e tostas, ora com pão e bolo. Congregue toda a família na cozinha e dedique-se a esta deliciosa tarefa.

Conheça 7 compotas de outono >>

7. Confecione bolos e tartes

Se no verão só pensamos em saladas e gelados, no outono já sabe bem ir até à cozinha e ligar o forno para cozinhar e, também, aquecer a casa. Bolos e tartes para acompanhar com o chá são clássicos e indispensáveis para uma tarde de outono passada em casa, perto da lareira.

Desvendamos 5 bolos para o outono >>

bolo

8. Coma sopa

Todos sabemos que a sopa é um prato essencial que deveria ser ingerido sempre, 365 dias por ano. Contudo, é habitual negligenciarmos esta refeição, sobretudo nos meses de mais calor. Todavia, tal muda com a chegada do outono e das temperaturas mais baixas. Pois é, comer uma sopa é uma forma bem saudável de ingerir legumes e, ainda, aquecer.

9. Compre castanhas assadas

Já aqui falámos daquelas que se querem “quentes e boas” – as castanhas! Claro que pode comprar e optar por comê-las cruas, cozidas ou assadas no forno aí de casa. Porém, é inegável que tem um sabor muito diferente ir até à Baixa da cidade, comprá-las assadas e quentinhas na rua e ir comendo enquanto se vêem as montras e as iluminações de Natal, não acha?!

10. Vá ao cinema

Durante todo o ano, há bons filmes nas salas de cinema de todo o país, mas é verdade que no outono sabe muito melhor ir assistir a uma boa película, enquanto chove e faz frio lá fora. Espreite o cartaz e aposte numa bela comédia romântica para ver na companhia da sua cara-metade. O que lhe parece?

11. Faça um cachecol

Sabe tricotar? Não? Então, saiba que vai sempre a tempo de aprender, seja através de tutoriais na internet, seja em workshops e cursos. Ou tem sempre a opção de ir até casa da sua avó, passar uma tarde bem agradável com ela e aproveitar para aprender a fazer uns belos e quentinhos cachecóis para o frio que até podem resultar em bonitas prendas de Natal. Uma das melhores coisas que pode fazer no outono.

tricotar

12. Organize convívios

Com a chegada do frio e a aproximação de uma série de datas festivas, nada como começar a organizar alguns convívios de amigos e família dentro de portas. Convide-os para sua casa, acenda a lareira e passem tardes na conversa, a jogar alguns jogos ou a assistir a um filme. O importante é que estejam juntos!

13. Ande de bicicleta

Mesmo durante o outono é importante praticar exercício físico. Por isso, nos dias em que não chove, agasalhe-se bem, monte a bicicleta e pedale à beira-mar ou no parque, aproveitando o sol tímido que espreita em alguns dias de outono.

14. Pinte

Se é dado às artes, certamente que as paisagens outonais o inspiram e encantam. Então, por que não retratá-las numa tela e pintar as árvores despidas, as folhas caídas no chão e os pingos de chuva a caírem nas poças que povoam as ruas.

15. Escreva

Se o seu talento se revela mais na escrita, é caso para transportar a inspiração que as paisagens de outono trazem para o papel e escrever um romance ou um poema que, inclusive, pode dedicar àquela pessoa especial que, diariamente, também o inspira.

escrever

16. Viaje

Nesta altura do ano, há também muitas pessoas que têm oportunidade de tirar uns dias de férias. Se é esse o seu caso, não hesite e faça uma escapadinha quer dentro de Portugal, quer no estrangeiro. Não importa se vai sozinho, com a sua cara-metade ou em família. O importante é que aproveite todos os encantos que esta estação possui e se revelam nas paisagens bucólicas, tranquilas e belas.

Descubra os melhores destinos de outono >>

17. Mude a decoração da casa

O frio exige que mudemos o nosso guarda-roupa e, também, a decoração da nossa casa, enchendo-a de objetos e acessórios que a tornem mais quente e acolhedora. Não significa que tenha de fazer uma renovação a 100% e, muito menos, que tenha de despender uma quantidade elevada de dinheiro. Apenas são precisas algumas adaptações e terá uma casa pronta para dar as boas-vindas ao outono.

18. Organize os armários

Aproveite a troca da roupa de verão pela de inverno para doar aquilo que já não usa e arrumar tudo o que está fora do sítio. Este é um exercício que, além de deixar a sua casa mais organizada, irá fazê-lo sentir-se melhor.

Anote coisas para deitar fora este outono >>

19. Faça uma to do list

Com a chegada do outono, aproxima-se também o final do ano e o período de refletir sobre o que foi feito e o que ainda é preciso fazer. Portanto, antes de preparar as resoluções para o próximo ano, pode e deve pensar em tudo aquilo que quer e vai realizar até ao final do corrente ano.

Confira coisas que ainda pode mudar na sua vida antes de acabar o ano >>

Temos a certeza de que se puxar pela sua imaginação, conseguirá acrescentar a esta lista das melhores coisas que pode fazer no outono, mais uma série de atividades que são possíveis, mesmo nas tardes mais escuras, frias e chuvosas. Ponha em prática as nossas sugestões das melhores coisas que pode fazer no outono e viva intensamente esta estação bem romântica.

Veja também: