ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Miguel Pinto
Miguel Pinto
16 Out, 2019 - 12:35

Mercado de Vinhos volta a encher o Campo Pequeno em Lisboa

Miguel Pinto

Evento decorre entre 18 e 20 de outubro e haverá histórias sobre vinhos e provas com especialistas. Um mercado de vinhos a não perder.

Mercado de vinhos no Campo Pequeno

O Mercado de Vinhos regressa ao Campo Pequeno entre 18 e 20 de Outubro, na sua 8ª edição para dar palco aos pequenos e médios produtores de vinhos nacionais, dando a conhecer novos projetos e enólogos.

Resultado de uma organização conjunta do Campo Pequeno e da House of Wines, vai funcionar entre as 15:00 e as 21:00, no dia 18 de Outubro, entre as 11:00 e as 21:00, no dia 19 de Outubro, e entre as 11:00 e as 20:00 no dia 20 de Outubro. O bilhete de entrada tem um valor de 3€ sem copo e de 6€ com copo.

mercado de vinhos convida a região de lisboa

Homem a servir vinho
Haverá provas de vinhos com a presença de especialistas

A região de Lisboa (que contempla as denominações de origem Alenquer, Arruda, Bucelas, Carcavelos, Colares, Encostas d’Aire (Alcobaça e Medieval de Ourém), Lourinhã, Óbidos e Torres Vedras e ainda a indicação geográfica homónima (“Vinho Regional Lisboa”)) será a protagonista deste ano na qualidade de região convidada deste Mercado de Vinhos

A Wine Enthusiast, revista vitivinícola de referência internacional, elegeu a região dos Vinhos de Lisboa para o seu top 10 do enoturismo mundial para 2019, rendida à localização de Lisboa ao longo do Atlântico com a sua diversidade de solos, micro-climas e topografias produzindo as tradicionais castas portuguesas e as mais famosas castas internacionais.

Mercado de vinhos mais inclusivo

Porque conhecer e apreciar vinho deve ser algo acessível a todos, o Mercado de Vinhos convidou a Associação Portuguesa de Surdos a colaborar na criação de um circuito de visita ao Mercado.

Acompanhados por um guia de Língua Gestual Portuguesa, as pessoas surdas vão ficar a conhecer as experiências dos produtores de várias regiões e as diversas tipologias de vinhos, não esquecendo a introdução à prova.

Uma iniciativa que defende os Direitos das Pessoas Surdas, para que fiquem em pé de igualdade com os demais cidadãos.

Para além da prova e compra das marcas representadas no certame, esta edição vai ter no auditório o programa “Conversas e um copo de Vinho”, de acesso gratuito.

Aqui, os visitantes poderão aprender a provar vinhos com a orientação da Câmara de Provadores da Região de Lisboa, ficar a saber como utilizar os sentidos para apreciar o vinho com Manuel Malfeito e Virgilio Loureiro, autores do Vinho Sentido.

Poderão ainda conhecer Estórias de marcas de vinhos que marcam, com Fernando Melo, jornalista de gastronomia e vinhos.

O Mercado de Vinhos conta ainda com a presença de elementos da ACIBEV que apresentam a iniciativa Wine in Moderation, uma ação de sensibilização e incentivo à moderação e responsabilidade no consumo do vinho, através da realização de testes de alcoolemia.

Também com o objetivo de sensibilizar para a reciclagem, a Sociedade Ponto Verde vai marcar presença com suportes de comunicação sobre o tema e uma palestra. 

Mais actividades

Os visitantes podem ainda usufruir de um vasto programa de atividades que engloba visitas temáticas e circuitos guiados com a Wine Educator Teresa Gomes. 

A exposição itinerante “Da Vinha ao Vinho – as Castas Portuguesas” volta a marcar presença no evento oferecendo ao público a possibilidade de conhecer os aromas identificativas de cada casta.

Veja também