Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Miguel Pinto
Miguel Pinto
16 Out, 2019 - 12:35

Mercado de Vinhos volta a encher o Campo Pequeno em Lisboa

Miguel Pinto

Evento decorre entre 18 e 20 de outubro e haverá histórias sobre vinhos e provas com especialistas. Um mercado de vinhos a não perder.

Mercado de vinhos no Campo Pequeno

O Mercado de Vinhos regressa ao Campo Pequeno entre 18 e 20 de Outubro, na sua 8ª edição para dar palco aos pequenos e médios produtores de vinhos nacionais, dando a conhecer novos projetos e enólogos.

Resultado de uma organização conjunta do Campo Pequeno e da House of Wines, vai funcionar entre as 15:00 e as 21:00, no dia 18 de Outubro, entre as 11:00 e as 21:00, no dia 19 de Outubro, e entre as 11:00 e as 20:00 no dia 20 de Outubro. O bilhete de entrada tem um valor de 3€ sem copo e de 6€ com copo.

mercado de vinhos convida a região de lisboa

Homem a servir vinho
Haverá provas de vinhos com a presença de especialistas

A região de Lisboa (que contempla as denominações de origem Alenquer, Arruda, Bucelas, Carcavelos, Colares, Encostas d’Aire (Alcobaça e Medieval de Ourém), Lourinhã, Óbidos e Torres Vedras e ainda a indicação geográfica homónima (“Vinho Regional Lisboa”)) será a protagonista deste ano na qualidade de região convidada deste Mercado de Vinhos

A Wine Enthusiast, revista vitivinícola de referência internacional, elegeu a região dos Vinhos de Lisboa para o seu top 10 do enoturismo mundial para 2019, rendida à localização de Lisboa ao longo do Atlântico com a sua diversidade de solos, micro-climas e topografias produzindo as tradicionais castas portuguesas e as mais famosas castas internacionais.

Mercado de vinhos mais inclusivo

Porque conhecer e apreciar vinho deve ser algo acessível a todos, o Mercado de Vinhos convidou a Associação Portuguesa de Surdos a colaborar na criação de um circuito de visita ao Mercado.

Acompanhados por um guia de Língua Gestual Portuguesa, as pessoas surdas vão ficar a conhecer as experiências dos produtores de várias regiões e as diversas tipologias de vinhos, não esquecendo a introdução à prova.

Uma iniciativa que defende os Direitos das Pessoas Surdas, para que fiquem em pé de igualdade com os demais cidadãos.

Barris de vinho na Quinta da Pacheca
Não perca Vinhos da Pacheca: um incomparável sabor a Douro

Para além da prova e compra das marcas representadas no certame, esta edição vai ter no auditório o programa “Conversas e um copo de Vinho”, de acesso gratuito.

Aqui, os visitantes poderão aprender a provar vinhos com a orientação da Câmara de Provadores da Região de Lisboa, ficar a saber como utilizar os sentidos para apreciar o vinho com Manuel Malfeito e Virgilio Loureiro, autores do Vinho Sentido.

Poderão ainda conhecer Estórias de marcas de vinhos que marcam, com Fernando Melo, jornalista de gastronomia e vinhos.

O Mercado de Vinhos conta ainda com a presença de elementos da ACIBEV que apresentam a iniciativa Wine in Moderation, uma ação de sensibilização e incentivo à moderação e responsabilidade no consumo do vinho, através da realização de testes de alcoolemia.

Também com o objetivo de sensibilizar para a reciclagem, a Sociedade Ponto Verde vai marcar presença com suportes de comunicação sobre o tema e uma palestra. 

Mais actividades

Os visitantes podem ainda usufruir de um vasto programa de atividades que engloba visitas temáticas e circuitos guiados com a Wine Educator Teresa Gomes. 

A exposição itinerante “Da Vinha ao Vinho – as Castas Portuguesas” volta a marcar presença no evento oferecendo ao público a possibilidade de conhecer os aromas identificativas de cada casta.

Veja também