A Xerox anunciou esta quarta-feira, no Twitter, o falecimento de Lawrence Tesler, o engenheiro informático que ficou famoso por inventar o comando “copiar-colar”.
Nascido em 1945, no bairro de Bronx em Nova Iorque, Larry Tesler, como era conhecido, começou a sua carreira em Silicon Valley na década de 60, na área da investigação da inteligência artificial, e mais tarde esteve no centro de investigação da Xerox em Palo Alto.
Depois disso, em 1980, trabalhou com Steve Jobs, na Apple. Aqui, desenvolveu não só o comando cut/copy-paste, mas também foi mentor de outros avanços para a tecnologia informática.
Recorde-se que a Apple introduziu pela primeira vez o comando “cortar”, “copiar” e “colar” no computador Lisa, em 1983, e no ano seguinte no primeiro Macintosh.
Tesler chegou mesmo a ser o cientista-chefe na Apple, mas, já na reta final da sua carreira, trocou a gigante de Steve Jobs pela Amazon e mais tarde pela Yahoo. Sempre foi apologista de que os computadores deviam ser para todos e não apenas para classes privilegiadas.