Sara Cristóvão
Sara Cristóvão
23 Mar, 2021 - 11:23

Tudo o que precisa saber sobre móveis por medida

Sara Cristóvão

Tem uma ideia de arrumação ou decoração, mas é difícil encontrar o que procura? Já pensou em fazer móveis por medida? Conheça tudo o que precisa saber sobre este tema.

móveis por medida

Já imaginou que fazer móveis por medida pode ser a resposta para alguns dos seus problemas de arrumação e decoração? De certeza que há um canto da casa onde já tirou diversas vezes as medidas para procurar um móvel que encaixasse. No entanto, a procura é em vão, porque no fundo sabe que é difícil de encontrar.

Tetos inclinados, esquinas trabalhadas ou paredes e janelas irregulares são características comuns que podem tornar a tarefa de encontrar um móvel mais difícil, muitas vezes, até impossível.

As lojas de móveis massificadas apresentam artigos bonitos e dentro das tendências, além de oferecerem preços acessíveis, sem dúvida. No entanto, nem sempre conseguimos encontrar o que pretendemos. Além disso, a qualidade dos materiais pode ser frágil e questionável.

Assim, a opção mais segura e ideal para quem tem um nicho por preencher em casa, é fazer móveis por medida. Caso já tenha um desenho idealizado poderá procurar apenas um bom carpinteiro. Se tiver a ideia, mas não a consegue desenhar, procure uma empresa com serviço de design e construção de móveis por medida.

Desta forma, vai ver sair dos seus sonhos os móveis que idealizou. Fazer móveis à medida é, sem dúvida, a opção ideal para quem quer otimizar e organizar o espaço na sua casa.

Apostamos que a sua pergunta principal se prende com o orçamento. E isso dependerá da dimensão do móvel e dos materiais escolhidos. No entanto, poderá já ter em consideração que, habitualmente, fica mais caro do que comprar um móvel já feito numa loja.

Móveis por medida: um investimento personalizado

Mandar fazer móveis por medida é algo que exige estudo e planeamento. Assim, pretendemos apoiá-lo em todas as etapas do processo. Conheça as maiores vantagens e desvantagens do processo, bem como onde pode encontrar empresas que o apoiem.

carpinteiro móveis

Etapas principais

Primeiro de tudo pense muito bem nas suas necessidades. Analise o espaço onde vai colocar o móvel e imagine quais serão as funções do mesmo. Será para decoração ou espaço de arrumação? Tenha presente as dimensões do móvel que pretende construir e que mais-valia lhe quer acrescentar: prateleiras, portas, gavetas, dobradiças e puxadores. Todos estes fatores têm de ser tidos em conta no momento de pedir um orçamento.

Além do tipo de móvel, é essencial que tenha uma ideia do tipo de material que gostaria de utilizar. Procura madeira maciça? Natural ou pintada? Madeira aglomerada revestida a melamina ou termolaminada? 

Posteriormente, inicie a caça ao melhor orçamento. Faça o pedido a várias empresas e profissionais. Organize um briefing com aquilo que pretende e analise todos os parâmetros do orçamento apresentado: desde os desenhos aos materiais escolhidos.

Tome uma decisão com base no preço apresentado, mas também tenha em consideração referências e experiências passadas. Fale com a família e amigos.

Poderá ser importante que a equipa de profissionais escolhida tire as suas próprias medidas. Isto ajudará a que o trabalho seja feito da melhor forma possível, sem folgas ou necessidade de ajustes.

Custo de fazer móveis por medida

O custo irá depender da complexidade do móvel que pretende e dos materiais escolhidos. O valor cobrado à hora por um carpinteiro, em Portugal, é, em média, de 10€.

Como fazer um pedido de orçamento

Para fazer um pedido de orçamento, seja a uma empresa ou diretamente a um carpinteiro, deve indicar as dimensões do móvel e a sua finalidade. Deve também ter em conta o tipo de material e qual o acabamento que pretende. É importante que dê o máximo de informação para que o orçamento apresentado seja o mais fiável possível. Se tiver alguma dúvida ao nível dos materiais pode sempre pedir a opinião de um profissional.

Onde encontrar uma empresa para fazer móveis por medida

O mais importante neste tipo de trabalhos é ter uma referência, seja ela familiar ou através de um amigo. Peça indicações e recomendações. Informe-se bem acerca da empresa ou profissional em questão antes de contratar o seu serviço.

Atualmente já existem alguns serviços online onde poderá pesquisar por esse tipo de serviços. Poderá pesquisar no OLX, Zaask ou Habitissimo.

Vantagens em mandar fazer móveis por medida

São inúmeras as vantagens de fazer móveis à medida. Tome nota.

Sem dúvida que uma das principais vantagens de fazer móveis por medida é a otimização dos espaços, aproveitando ao máximo a área onde se vai inserir a peça.

Além disso, é uma excelente forma de adaptar o mobiliário às necessidades de arrumação e uso. Juntando, assim, a funcionalidade e a estética. Além de conseguir decorar, um móvel feito à medida tem o grande objetivo de facilitar o dia a dia.

Pode dar asas à sua imaginação e escolher a sua cor preferida, a textura, ou até combinar diferentes materiais. O facto de ser totalmente personalizado dá um caráter único à sua mobília e à sua casa, podendo, assim, escolher os melhores materiais e respetivos acabamentos. O que nos leva a acrescentar mais uma vantagem: a durabilidade da peça.

E quais as desvantagens?

A principal desvantagem a apontar será o preço, normalmente acima da média. Se comparar o preço de móveis produzidos em série, com um orçamento de um móvel feito à medida, a diferença pode ser significativa. Isto pode levá-lo a ponderar e questionar se estará a tomar a decisão certa.

O processo moroso, desde a ideia até à sua realização, também pode ser apresentado como um ponto negativo. Mas se isso não for um problema, a vantagem de ter um móvel feito à medida é consideravelmente mais forte.

Outra desvantagem que podemos apresentar é o facto de não ser tão fácil substituir esta peça, caso queira reformular a sua casa.

As dicas estão lançadas, e tudo esclarecido. Sem dúvida que ter uma solução desenhada exclusivamente para si e para as suas necessidades é vantajoso, é apenas uma questão de verificar se o custo vai de encontro ao seu orçamento.

Veja também