Inês Pereira
Inês Pereira
15 Out, 2019 - 11:05
orientador no computador a explicar as funções à estagiária

O que não deve fazer durante um estágio

Inês Pereira

Entrar no mercado de trabalho não é fácil. Por isso, é importante saber o que não fazer durante um estágio para não perder uma boa oportunidade.

O artigo continua após o anúncio

Depois de terminar a faculdade é tempo de empregar os seus conhecimentos e dar os primeiros passos no mundo laboral. No entanto, não é segredo que os recém-licenciados não têm a vida facilitada: muitas vezes vistos como os bombeiros de serviço, estão sob constante avaliação e a sua conduta é extremamente escrutinada. O mesmo pode acontecer a quem opta por fazer estágios. É precisamente por esse motivo que deve ficar a saber de cor e salteado o que não fazer durante um estágio.

Com certeza já ouviu todas as piadas possíveis e imagináveis sobre estagiários. E sabe que, regra geral, os erros são sempre atribuídos ao mesmo culpado, ainda que possa estar inocente. Ora, o ideal é transformar o estágio num emprego fixo e mais seguro, pelo que deve procurar ao máximo ser um colaborador irrepreensível e um aprendiz exemplar.

Por muito insignificante que possa parecer, a realidade é que o estágio certo pode alavancar a sua carreira. Para garantir que se mantém no caminho certo é importante que evite alguns erros que, mesmo que pareçam básicos, são comuns.

Descubra o que não deve fazer durante um estágio: 5 erros a evitar

Tudo aquilo que aprende durante o estágio pode vir a ser útil no futuro, bem como as pessoas com quem trabalha (não se esqueça da importância do networking). Neste sentido, é normal e recomendável que se preocupe em ter um comportamento e postura exemplares perante os seus colegas e lideranças.

Felizmente, o estágio é precisamente a fase em que pode cometer mais erros. Claro está que os deve evitar mas deve lembrar-se de que ainda está a aprender e a ganhar experiência, o que significa que não será perfeito desde o primeiro momento.

Para que este período de aprendizagem corra o melhor possível e permita que colegas e chefias fiquem com uma boa impressão de si, saiba agora o que não deve fazer durante um estágio.

estagiário com mentor na fabrica

1. Isolar-se dos outros

Ser novo na empresa não é fácil: não conhece ninguém e as pessoas já têm os seus grupos chegados. Não admira que seja tentador isolar-se ou dar-se apenas com os colegas com quem começar a ganhar mais intimidade.

No entanto, é importante que se relacione com toda a gente, mesmo aqueles que estão fora da sua faixa etária. Claro está que não tem de ser amigo de todos os colegas, mas é importante que procure conhecer minimamente as pessoas com quem trabalha.

São profissionais que podem dar-lhe bons conselhos de carreira, fornecer-lhe contactos importante ou, quem sabe, escrever uma carta de recomendação no futuro.

2. Ter medo de fazer perguntas

Um estagiário procura impressionar aqueles com quem trabalha diariamente. Afinal, são eles que lhe estão a ensinar tudo aquilo de que precisa e que, mais tarde, o irão avaliar.

Nesse sentido, é comum o receio de colocar todas as dúvidas que vão surgindo, pois ninguém quer parecer pouco preparado ou inexperiente. Contudo, este é um erro crasso, uma vez que a curiosidade é uma característica bem-vinda pelos empregadores.

Espera-se que um estagiário tenha diversas questões, tendo em conta que acaba de entrar no mercado de trabalho. Este aspeto é, aliás, sinónimo de vontade de aprender.

O artigo continua após o anúncio

3. Atrasar-se

A questão dos atrasos aplica-se tanto ao horário de trabalho como aos prazos de entrega das tarefas que lhe são pedidas. E deve mesmo evitar este tipo de problemas, dado que pode manchar a imagem que têm de si.

Não há problema que chegue uns minutos mais tarde em alguns casos, até porque sabemos que os transportes e o trânsito nem sempre ajudam. Porém, não deve fazer disto um hábito se quiser que o estágio se transforme num contrato de trabalho.

A mesma regra se aplica à entrega de tarefas. Caso perceba que não consegue cumprir no tempo que lhe foi pedido, então, o melhor é avisar com antecedência e tentar negociar o prazo. Deste modo, não se prejudica a si nem perturba o trabalho dos outros.

4. Não respeitar as regras e a forma de trabalhar da empresa

Cada empresa e cada ambiente de trabalho possuem a sua própria cultura e modo de trabalhar, aspetos que se percebem pela forma como as pessoas interagem e trabalham. Algumas empresas têm também regras, mais ou menos rígidas, que devem ser seguidas por todos os colaboradores.

Ora, ignorar este tipo de questões é um erro que não pode mesmo cometer. Seria como desrespeitar o empregador e todas as pessoas com quem trabalha, o que, logicamente, pode prejudicar uma futura contratação. Evite problemas maiores por ignorar pequenos detalhes.

5. Acomodar-se

É bastante normal que um estagiário aguarde instruções para saber o que deve fazer a seguir. No entanto, é necessário que exista um equilíbrio para evitar situações de acomodação.

Isto significa que não pode passar os seus dias à espera de pedidos ou instruções. Se terminou aquilo que tinha em mãos chegue-se à frente para saber se alguém precisa da sua ajuda ou o que poderá fazer de seguida.

Não tenha medo de mostrar iniciativa. A proatividade é uma qualidade admirada por todos.

Veja também