Publicidade:

Inscrições para pré-escolar e ensino básico começam hoje

A partir de hoje já pode matricular os seus filhos no pré-escolar e no 1º ano do ciclo básico, no ensino público. Esteja atento aos critérios de prioridade.

Inscrições para pré-escolar e ensino básico começam hoje
Processo envolve 1.3. milhões de alunos

O período da inscrição dos seus filhos no pré-escolar e no ensino básico começa este segunda-feira, dia 15 de abril, e termina no dia 15 de junho, avança a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

A inscrição poderá ser feita online (processo para o qual é preciso um leitor de cartão) ou presencial, na escola de residência a que o aluno se candidata.

Recorde-se que existem critérios para decidir tem quem prioridade. Em primeiro lugar, entram as crianças com necessidades educativas especiais (NEE).

Quem já tiver irmãos inscritos no mesmo agrupamento também tem prioridade, de seguida as crianças com direito a ação social escolar. Só no fim é que entram os critérios das moradas, sendo que a morada do encarregado de educação tem prioridade e só depois a morada do local de trabalho.

Importa ainda frisar que, no formulário de inscrição, existe a opção de os encarregados de educação selecionarem 5 opções de escolas, o que significa que o seu filho tem mais garantias de conseguir um lugar numa destas opções. Porém, se apenas escolher uma escola, o seu filho pode correr o risco de vir a ser colocado fora da área de residência. Esteja atento a estes pormenores.

Veja também: