João Abreu
João Abreu
05 Fev, 2019 - 16:11
Conheça as novidades do mundo automóvel 2019

Conheça as novidades do mundo automóvel 2019

João Abreu

Com a entrada do novo ano, são igualmente introduzidas novidades do mundo automóvel 2019. Conheça lançamentos a decorrer nos próximos meses e fique informado.

O artigo continua após o anúncio

O mercado automóvel respira novos momentos de alterações. É correto afirmar que o conjunto de lançamentos e novidades do mundo automóvel 2019 traz modelos bem conhecidos do público e dos condutores em particular, mas existem algumas novidades que retratam e refletem os tempos de mudança que a indústria, imperativamente, começa a obedecer e exemplificar com modelos mais particulares.

Todos os anos são apresentados novos modelos, atualizações de gamas que vão desde modelos citadinos, familiares, desportivos, descapotáveis, além do aclamado grupo dos SUV – que tantos novos proprietários tem vindo a conquistar com o decorrer dos anos. Porém, a nova linha de elétricos e híbridos começa a ganhar força e a credibilidade foi-se conquistando, assumindo-se cada vez mais como uma tendência que facilmente se irá converter numa visão de proposta-modelo para os condutores do futuro.

Este último grupo torna-se convincente na sua ocorrência por variados motivos. 2018 foi um ano marcado pela entrada em vigor do novo ciclo de medições de consumos e emissões, com o WLTP (World Harmonised Light Vehicle Test Procedure). Este procedimento e atitude pela correspondência em cumprir as normas ambientais fazem sentir ainda mais a ameaça e o “ataque” aos automóveis que são equipados com motores a diesel que, por consequência dos novos tempos e abordagens das normas de emissões de CO2, representam a cada semestre que passa um declínio de vendas, assim como a nível de propostas deste tipo de motores por parte das construtoras. Veja-se, por exemplo, o caso da Volvo que não vai desenvolver novos motores diesel, por causa do custo muito elevado de redução das emissões de óxido de nitrogénio. Esta assume que, a partir de 2023, nenhum modelo constado da sua frota de veículos irá disponibilizar motores a diesel.

Uma redução de oferta de motores do “antigo testamento” e uma nova linha de apresentação e de recurso aos veículos elétricos e híbridos fazem permanecer (ainda) a combustão com motores a gasolina e uma montra crescente de opções para um público alvo que se interesse progressivamente pela mobilidade automóvel 100% elétrica. Os passos dados nesta matéria são, certamente, movidos pelo encorajamento das vendas que se facultam mais firmemente, devido aos apoios e incentivos do orçamento de Estado para promover as novas políticas de adesão aos modelos elétricos e fazer sorrir alguns membros do parlamento europeu.

Se, por um lado, estávamos acostumados em simplesmente observar o fenómeno Tesla pela sua visão e fiel linha de modelos eletrificados, são as marcas centenárias que neste momento começam a apresentar alternativas convincentes. Exemplo da Audi com o programa e-tron e a Mercedes-Benz com a linha de modelos EQ. Mas não só as marcas premium decidiram percorrer este novo leque de veículos: a Renault, a Kia irá apresentar uma versão totalmente elétrica de um compacto e a Nissan com a sua recente atualização do Leaf.

O segmento de SUV´s continuará a traçar a sua curvatura crescente de modelos pelas mais variadas gamas. Este segmento continua a conquistar e a exemplificar-se como uma referência no mercado automóvel.

Conheça estas, entre outras novidades do mundo automóvel 2019, que temos para lhe apresentar na vasta lista de modelos a serem lançados no decorrer do ano.

18 novidades do mundo automóvel 2019

1. BMW Série 1

Após duas gerações lançadas e considerado o primeiro concorrente direto do Volkswagen Golf, a nova apresentação do Série 1 irá trazer um design semelhante à igual novidade e lançamento do Série 3. Maior e mais espaçoso, este irá partilhar a mesma plataforma que o Mini e, pela primeira vez, virá apenas configurado com tração dianteira.

O artigo continua após o anúncio

 

2. Mercedes-Benz Classe B

O pequeno compacto familiar da Mercedes traz consigo mais espaço para a sua família e um dinamismo melhorado graças à sua nova plataforma e um design atualizado na nova linha de lançamentos da marca de Estugarda. Uma excelente alternativa para quem prescinde, parcialmente, da adesão dos SUV.

 

3. Volkswagen Golf

O novo Golf irá continuar a fazer jus ao seu nome e currículo de vendas. Conhecido por ser um compacto premium polivalente, este Golf irá trazer consigo o novo desenho – ainda que conservador – inspirado pelo Arteon. Continuará a ser um modelo que busca a evolução em vez da revolução e, assim sendo, continuará a ser o modelo detentor do maior volume de vendas da marca.

 

4. Seat Leon

Com a chegada da nova geração do modelo compacto Leon, este irá inaugurar uma nova plataforma maior que a geração precedente, assim como atributos estéticos derivados do SUV Tarraco. Pretende continuar a ser uma referência na combinação da sua estética latina com a qualidade de condução e de construção germânica, proveniente do grupo VW.

 

5. Peugeot 208

A Peugeot sente-se confiante com o lançamento deste novo 208. Para todos os efeitos, esta é a marca detentora de um volume de vendas meritório em Portugal, muito graças ao seu modelo SUV 3008. A Peugeot foi igualmente distinta, pela sexta vez consecutiva, como a marca “Escolha do Consumidor”. Esta receita pretende ser continuada através dos restantes modelos da marca e este novo 208 é uma das mais aguardadas novidades do mundo automóvel 2019.

 

6. Opel Corsa

Graças à integração do grupo PSA, a Opel dispõe de plataformas partilhadas com modelos do grupo francês. O novo Opel Corsa surge com base da plataforma do DS3 com intuito de ser convertido, futuramente, numa versão 100% elétrica.

 

7. Renault Clio

O Renault Clio é detentor do estatuto de best seller da marca Francesa. Este vem completamente renovado e pretende estabelecer os mesmos padrões e atributos estéticos como os membros mais velhos da família: Mégane e Talisman. É considerado o rival direto do Peugeot 208 e, por esse derivado, umas das mais esperadas novidades do mundo automóvel 2019.

 

8. Kia Soul EV

A marca sul-coreana irá apresentar o seu primeiro modelo compacto completamente elétrico e com ele criar uma alternativa mais acessível para os condutores que se querem integrar no mundo dos elétricos. O Kia Soul EV irá aglomerar uma bateria com 64 kWh equivalente a 204 cv de potência.

 

9. Mini EV

Também a Mini estreia a sua alternativa elétrica com a apresentação do Mini EV. Mantém o espírito e imagem clássica da marca, com os olhos postos no futuro da mobilidade com zero de emissões.

O artigo continua após o anúncio

 

10. Renault Zoe 

A Renault pretende comercializar o Zoe no final do presente ano com o intuito de substituir a plataforma outrora partilhada pelo Nissan Leaf. A Renault tem o intuito de redesenhar de raiz a sua nova estrutura, de forma a aglomerar uma maior quantidade de baterias e obter uma maior autonomia e prestações face à primeira geração.

 

11. Audi e-tron

Derivado do seu segmento exclusivo à produção de automóveis 100% elétricos, a Audi pretende com o e-tron rivalizar com os modelos I-Pace da Jaguar e com o Model X da Tesla. Já disponível no início do ano, este SUV apresenta uma autonomia de 400 km e um novo sistema de carregamento rápido que disponibiliza o carregamento de 80% das baterias com 30 minutos de carga.

 

12. Mercedes-Benz EQ

Uma das novidades do mundo automóvel 2019 mais aguardadas por parte da Mercedes trata-se deste novo EQ. Tal como o Audi e-tron, pretende rivalizar com as marcas premium SUV de referência. Com uma adaptação na sua linguagem de estilo, de formas mais curvas e com uma frente distinta e de assinatura própria, o Mercedes EQ irá dispor de uma bateria 80 kWh com 408 cv.

 

13. BMW X7

A marca de Munique pretende com este X7 apresentar uma versão mais luxuosa e exclusiva com três filas de banco no seu interior. Este modelo será construído nos Estados Unidos da América será um verdadeiro demonstrador na temática dos padrões de alta qualidade. Esta é uma das novidades do mundo automóvel 2019 que chamam à atenção, quer pelo facto de ser um rival direto do Range Rover Sport, quer por introduzir novos elementos de design que a BMW irá igualmente introduzir no upgrade do Série 7.

 

14. Range Rover Evoque

A nova atualização do Evoque carateriza-se pela inspiração do magistroso SUV Velar da marca. Mas as mudanças não foram simplesmente estéticas, uma vez que a rigidez da estrutura foi aumentada 13%, assim como a distância entre eixos, de forma a configurar um melhor desempenho dinâmico e um refinamento melhorado em termos de insonorização e vibração.

 

15. DS3 Crossback

Inspirado pelo DS7 Crossback, este SUV da marca DS pretende continuar a demonstrar a irreverência, o luxo e o classicismo da abordagem estilística, bem conhecida da marca. Este estreia a nova plataforma CMP que o Grupo PSA irá igualmente disponibilizar no novo Peugeot 208 e Opel Corsa.

 

16. Toyota Supra

Uma das novidades do mundo automóvel 2019 mais aguardadas pelo público apaixonado por modelos desportivos nipónicos trata-se de um nome bastante popular dentro desta comunidade: o Supra. A BMW irá disponibilizar o motor de seis cilindros em linha, com 300 cv, de forma a que o Supra alcance os 0-100 km/h em menos de 5 segundos.

 

17. BMW Z4
A terceira geração Z4 diferencia-se das primeiras gerações por a BMW ter voltado à clássica configuração roadster, isto é, que o pesado tejadilho metálico elétrico fora substituído por um mais simples em lona. Elegante, desportivo e quase irmão gémeo do Toyota Supra, uma vez que ambos partilham a mesma plataforma e elementos de natureza mecânica, é igualmente uma alternativa ao Porsche 718 Spyder e, sendo um roadster, as renovações dentro desta categoria não são assíduas, levando este Z4 ao critério em ser uma das novidades do mundo automóvel 2019 mais aguardadas.

O artigo continua após o anúncio

 

18. Mercedes-Benz CLA
O novo Mercedes CLA fora apresentado recentemente ao público no CES (Consumer Electronics Association 2019), em Las Vegas, e trouxe consigo uma nova receita melhorada da geração precedente. Aclamado como o “SmartPhone sobre rodas”, trouxe consigo o novo sistema MBUX (Mercedes-Benz User Experience) melhorado e mais inteligente. Elegante, desportivo e sensual, o CLA pretende conquistar o mesmo público alvo que levou o anterior modelo a ser detentor de um volume de vendas impressionante e recordista para a marca.

 

Veja também: