Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
09 Out, 2019 - 14:33

Conheça as novidades que pode encontrar na Play Store

Luísa Santos

A loja de aplicações da Google foi melhorada e tem um novo aspeto. As novidades da Play Store preparam a chegada do Android 10.

homem a pegar no telemovel

A chegada de novos smartphones tem aumentado, ainda mais, a concorrência entre marcas, que desesperadamente tentam lançar o melhor aparelho no mercado.

É o caso da Samsung, Huawei e OnePlus, as principais empresas que utilizam o software da Google. É certo que, depois do boicote da empresa americana à Huawei, nada fazia prever que seria já no próximo lançamento que a marca chinesa iria dispensar os serviços da Google.

Falamos dos novos Huawei Mate 30 e Mate 30 Pro, que trazem cara renovada e serviços de software exclusivo da Huawei – ainda que exista a possibilidade do utilizador fazer download das apps da Google.

Com toda esta guerra de marcas, muitos se esqueceram que o Android 10 chegou no início de setembro, ainda que, para já, só esteja disponível nos modelos Pixel e OnePlus.

Com a chegada da nova versão, também a Play Store se quis preparar para uma nova fase, apresentando uma organização diferente e, para surpresa de todos, um novo modo escuro.

Play store está mais organizada

aplicacoes de um telemovel

Este é o principal trunfo da Google para a sua loja de aplicações online. Com a nova organização, a empresa espera tornar a navegação dos utilizadores mais simples e, sobretudo, mais intuitiva.

O menu principal está mudado, dividindo-se agora por separadores consoante as preferências do utilizador. O principal destaque vai para jogos novos e atualizados, sugestões para o utilizador (escolhidas com base em downloads anteriores) e as apps mais populares da loja.

No menu superior, que pode ser percorrido em scroll horizontal, as categorizações foram atualizadas. Em primeiro lugar, surgem as aplicações sugeridas aos utilizador (descritas anteriormente), seguidas das apps mais descarregadas, das categorias da lojas e da escolha dos editores.

As categorias da Play Store também estão, agora, organizadas num menu inferior, que deve ser percorrido horizontalmente consoante as aplicações que se procuram.

Novo Dark Mode é outras das novidades

Aproximando-se à tendência que se tem vindo a conhecer na maior parte das aplicações, também a Play Store se vestiu de preto para receber o Android 10. O dark mode da loja assemelha-se àqueles que já conhecemos, temo como principal diferença a troca de cores (do branco para o preto).

Uma das principais vantagens da sua utilização é a poupança de bateria, situação que a Google já confirmou, afirmando que os smartphones vêem a sua autonomia alargada em comparação com o modo normal.

Para além do fundo preto, este modo escuro adapta as cores dos separadores e ícones para um cinzento claro e as ligações para um verde menos vibrante, de modo a não ferir a visão dos utilizadores.

imagem do facebook dating
Não perca Cuidado Tinder: o Facebook Dating já está disponível

Google pede para desinstalar estas aplicações

A par das novidades da Play Store, a Google pediu aos utilizadores que desinstalem, de imediato, as seguintes aplicações: Sun Pro Beauty Camera e Funny Sweet Beauty Selfie Camera.

A atuação das apps foi descoberta pela Wandera, que denunciou os seus procedimentos apesar dos milhões de downloads que já tinham ocorrido em todo o mundo.

As aplicações já foram eliminadas da Play Store depois de se perceber que recolhiam os dados dos utilizadores e apresentavam anúncios publicitários de acordo com os mesmos dados – de forma totalmente arbitrária, sem que fosse preciso usar as apps.

Caso não consiga desinstalar as mesmas da forma convencional, o melhor mesmo será aceder às definições e remover as apps uma a uma. Assim, já poderá navegar na nova Play Store sem preocupações.

Veja também