Luísa Santos
Luísa Santos
09 Set, 2019 - 01:26
Novo Galaxy Watch Active faz eletrocardiogramas

Novo Galaxy Watch Active faz eletrocardiogramas

Luísa Santos

A par da renovada família Note, a Samsung anunciou o Galaxy Watch Active 2, o primeiro smartwatch capaz de realizar eletrocardiogramas (de verdade).

O artigo continua após o anúncio

Depois da primeira versão, lançada em fevereiro de 2019, a Samsung não perdeu tempo e renovou a sua frota de smartwatches, tendo confirmado a chegada do Galaxy Watch Active 2. A grande novidade está na capacidade que o relógio terá de fazer (verdadeiros) eletrocardiogramas. Esclarecemos tudo neste artigo.

Galaxy Watch Active 2: eletrocardiogramas sem sair de casa

galaxy watch active 2

Fonte da Imagem: Samsung/Divulgação

Sabemos que muitos prometem, mas nem todos cumprem. A funcionalidade de eletrocardiograma já foi anunciada como parte integrante de vários smartwatches, mas é preciso esclarecer aquilo que, efetivamente, pode ser feito através desses relógios.

Para ser encarado como oficial, um ECG (eletrocardiograma) tem de ser aprovado pela FDA (Food and Drug Administration) que, até hoje, nunca aprovou tal funcionalidade num wearable, nem mesmo no Apple Watch 4, apesar das garantias anunciadas pelo mesmo.

No caso da Apple, o pedido de aprovação à FDA foi feito, mas nunca oficialmente aceite. Com o lançamento do smartwatch eminente, a marca não quis esperar mais e “seguiu” apenas com o aval da entidade – o que, em termos oficiais, não reconhece a capacidade do Apple Watch 4 realizar ECG.

A confirmar-se a novidade anunciada pela Samsung, este smartwatch será capaz de fazer exames detalhados à condição cardíaca do utilizador, assim como notificá-lo em situações de baixo ou alto ritmo cardíaco, algo que pode ser extremamente útil para detetar eventos menos “normais” na frequência cardíaca de cada pessoa.

Este será exatamente o mesmo procedimento que a Samsung terá de adotar no caso de, o seu pedido, não ser aceite. A acontecer, o Galaxy Watch Active 2 não será oficialmente reconhecido com tal capacidade, mas tudo indica que a situação da Apple não se repetirá.

As novidades do Galaxy Watch Active 2

Poucos meses distanciam a versão original do novo Active 2, mas o mesmo não se aplica às novidades. São várias as novas funcionalidades do smartwatch da marca sul-coreana, que podem ser encontradas mediante a versão escolhida, entre três disponíveis:

O artigo continua após o anúncio
  • Uma versão com LTE;
  • Uma versão só com Bluetooth;
  • Uma colaboração com a Under Armour (que oferece uma subscrição gratuita de 6 meses na MapMyRun, uma das melhores apps de corrida atualmente).

De acordo com a SamMobile, todas as versões estarão disponíveis em dois tamanhos diferentes: 40mm e 44mm. Em termos de cores, resta saber se as três desvendadas se mantêm ou se, a essas, se juntarão mais opções.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp