Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marvin Tortas
Marvin Tortas
12 Ago, 2020 - 15:56

Lancia prepara um novo lançamento para 2022

Marvin Tortas

Mais de 10 anos depois de ter lançado o seu último modelo, a mítica marca italiana prepara-se para voltar às luzes da ribalta com o novo Ypsilon.

Lancia Ypsilon

Nenhum aficionado de automóveis fica indiferente ao nome Lancia. Seja pelo seu legado histórico de corridas automóveis, seja pela eterna e intemporal beleza de modelos como o Fulvia, Flaminia, 037 ou Delta Integrale.

Mesmo “adormecida” há mais de 10 anos, esta mítica marca italiana recusa-se sair de cena, e apesar da idade, o seu único modelo atual, o Lancia Ypsilon, continua a ser o segundo carro citadino mais vendido em Itália, o único país onde ainda é comercializado, e no 1º semestre de 2019 acumulou mais vendas do que a Alfa Romeo… em toda a Europa!

O atual Lancia Ypsilon partilha a plataforma e tecnologias com os Fiat Panda e 500 e foi “renovado” no início de 2020, recebendo uma nova motorização mild-hybrid, fruto da necessidade de reduzir as emissões de CO2, o motor Firefly 1.0 de 3 cilindros com 70cv e 92Nm de binário. O Lancia Ypsilon conta ainda com mais duas motorizações: um 1.2 de 69 cv a GPL e o 0.9 Twinair com 70 cv que consome gás metano.

Com a criação da Stellantis, a junção do grupo FCA com a PSA, veio trazer assim uma renovada esperança à Lancia, que se prepara para reentrar no mercado em 2022 com o novo Lancia Ypsilon.

Novo lancia ypsilon chegará em 2022

Lancia Ypsilon
O render assinado por Andrea Bonamore dá pistas acerca do que poderá ser o novo modelo na sua versão mais desportiva.

Com lançamento previsto para finais de 2021, o novo Lancia Ypsilon recorrerá à plataforma CMP, utilizada, por exemplo, no novo Peugeot 208, Citroen C3 e Opel Corsa, o que deixa antever que também no novo Lancia Ypsilon poderá existir uma versão 100% elétrica.

Sabe-se também que o novo Lancia Ypsilon vai crescer dimensões, deixando de fazer parte do segmento B para ser um compacto de segmento C, com dimensões semelhantes às de um Peugeot 308 ou Volkswagen Golf. Ainda assim, desengane-se quem pensar que este será apenas uma cópia de um carro francês com um símbolo da Lancia. No que diz respeito a estilo e desing, todos sabemos o que os italianos são capazes de fazer.

Lancia Ypsilon
Outras fontes afirmam que o design do novo Lancia será mais conservador.

O que de melhor o novo Lancia Ypsilon “vai levar” de França será também o nível de equipamento e de materiais. Sendo o grupo PSA uma das referências dentro do segmento, seria um crime não aproveitar esta “borla”.

O novo Lancia Ypsilon será apenas um presságio daquilo que poderá ser o renascimento da Lancia, pois a marca italiana prevê lançar um SUV de segmento C em 2022, atacando assim um dos segmento mais concorridos e apetecíveis do mercado europeu.

Veja também