Pedro Martins
Pedro Martins
18 Mar, 2019 - 11:39

10 coisas a saber sobre o novo Lexus ES

Pedro Martins

O Lexus ES está a entrar no mercado europeu, cimentando a posição do construtor nipónico em carros de segmento premium. Fique a conhecer 10 pontos de destaque no novo Lexus ES.

10 coisas a saber sobre o novo Lexus ES

O novo Lexus ES vem iniciar carreira, não só em Portugal, mas também na Europa. Os Estados Unidos têm sido um dos principais focos da Lexus com o modelo ES, lançado em 1989. Já está na sétima geração e chega com o objetivo de ampliar significativamente as vendas no velho continente, contando com argumentos importantes para se implementar no segmento das berlinas de prestígio. Saiba de que forma a Lexus vem mostrar a sabedoria japonesa mantendo a sua própria identidade.

Novo Lexus ES: 10 coisas a saber

o interior do novo Lexus ES

Fonte: Lexus/Divulgação

1. Nova plataforma

O novo Lexus ES estreia uma nova plataforma de tração dianteira. Designada Global Arquitecture – K (GA-K), a nova base está ao nível da plataforma usada nos modelos maiores e com tração traseira em termos de peso e rigidez, o que permite obter elevados níveis de segurança e dinâmica.

Relativamente à geração anterior, o novo Lexus ES cresceu 65mm. É 45mm mais largo e tem mais 50mm na distância entre eixos. A GA-K permite que o novo modelo tenha as rodas mais aproximadas às extremidades do carro, o que oferece mais espaço interior e contribui para uma melhor estabilidade e segurança.

2. Suspensão

A suspensão do novo Lexus ES é semelhante à da geração anterior, com McPherson na frente, multibraços atrás e barras estabilizadoras. Os engenheiros nipónicos melhoraram todo o conjunto e dotaram a nova berlina com amortecedores de controlo ativo dinâmico e com possibilidade de ajuste personalizado.

3. Design

O novo ES traz a já conhecida linguagem de marca da Lexus, na qual se destaca a grelha dianteira fusiforme de grandes dimensões. Apesar das dimensões, o novo Lexus ES tem um perfil fluído, de uma berlina dinâmica, em parte graças à linha de tejadilho descendente que mantém a harmonia do conjunto. O novo Lexus ES disponibiliza jantes de 17 a 19 polegadas.

4. Interior

O interior do novo Lexus foi revisto nesta nova geração com o objetivo de tornar a vida a bordo ainda mais confortável. O banco do condutor tem 12 vias de regulação, o posicionamento dos pedais foi revisto, assim como o ângulo do volante. Este vem do Lexus LS e pode ser personalizado em madeira e com aquecimento. O novo ES integra ainda, bancos aquecidos e um novo sistema de ventilação, mais rápido e eficaz, pelo facto de ir buscar ar diretamente ao sistema de ar condicionado.

A marca afirma que o head-up display opcional é o maior no segmento de automóveis de luxo. Para o condutor manter os olhos na estrada, para além das informações habituais, como a velocidade, o nível de combustível e a informação dos limites de velocidade, também as instruções do sistema de navegação ou os avisos do sistema de manutenção na faixa de rodagem, passam a estar disponíveis no head-up display. O ecrã multimédia é agora de 12.3 polegadas. A disposição de botões segue a lógica japonesa de acesso rápido e intuitivo às principais funções.

5. Hadori e Omotenashi

A filosofia japonesa faz parte da imagem de marca da Lexus. Os takumi (mestres criadores japoneses) dedicam-se aos detalhes para conceber um carro de elevada qualidade e prestígio. O novo Lexus ES FSport conta, por exemplo, com acabamentos metalizados específicos no habitáculo. A inspiração no fabrico das espadas japonesas traz o novo revestimento Hadori, com padrões de ondas flutuantes e efeito tridimensional que varia conforme o ângulo de visão.

Para acolher os ocupantes com o maior conforto possível, a Lexus emprega também o conceito Omotenashi, que antecipa as necessidades do cliente. No Lexus ES existem medidas para lidar com ruídos e vibrações na sua origem, com isolamentos acústicos específicos que fazem usos de materiais especiais em matéria de absorção de ruído e vibração.

6. Motor 2.5 novo

O novo Lexus ES traz um novo motor 2.5 Atkinson, um tipo de motorização já conhecida da marca japonesa. O novo quatro cilindros usa tecnologia de combustão de queima rápida, que faz do ES o automóvel de serie com motor termicamente mais eficiente, com vantagens em subir a potência sem aumento de consumos ou emissões.

O novo propulsor tem condutas de admissão mais direitas, sedes de válvulas revestidas a laser, válvulas de admissão com tecnologia de variação inteligente VVT-iE, sistema de refrigeração variável, bomba de óleo de capacidade variável e injetores multifuros.

7. Tecnologia híbrida

Um novo sistema eletrificado “self charging hybrid” de quarta geração integra a tecnologia disponível no Lexus ES. O motor elétrico é mais leve e compacto e ajuda o ES a debitar 218 cavalos de potência. Conta com bateria de hidretos metálicos de níquel colocada debaixo do banco traseiro, libertando espaço na bagageira e melhorando a distribuição de pesos.

A Lexus desenvolveu para o novo ES uma nova engrenagem planetária de repartição de potência e engrenagem de estacionamento numa unidade única, mais compacta. Desta forma, pretende obter-se acelerações mais lineares sem a sensação elástica associada a sistemas híbridos. Os consumos anunciados para o novo ES são de 5,3l/100 km em ciclo WLTP.

8. O mais seguro no Euro NCAP

O Lexus ES foi distinguido pela Euro NCAP como o “Familiar de Grandes Dimensões” e o “Híbrido/Elétrico” mais seguro de 2018. Para tal contribuiu o conjunto de tecnologias de segurança Lexus Safety Sistem+ que a marca aprimorou neste ES. Conta agora com uma função melhorada de deteção de ciclistas e peões durante a noite e sistema de condução autónoma nível 2, que implica o cruise control de radar dinâmico e a Assistência à trajetória na faixa de rodagem.

O sistema de segurança de pré-colisão (PCS) está mais sensível e consegue agora detetar ciclistas, reduzindo o risco de colisão imobilizando a viatura. Outra das características do Lexus no campo da segurança é o novo sistema de iluminação de 24 LEDs, com adaptação automática entre “médios e máximos”.

9. Lexus ES F-Sport

As versões F-Sport são as que continuam a distinguir os Lexus da restante gama. O novo ES conta, por exemplo, com amortecedores com ajuste em cada roda, que oferecem 650 níveis de força de amortecimento. Isto permite maior controlo dinâmico, mas mantendo os elevados níveis de conforto a que a marca tem habituado os seus clientes. O ES F-Sport distingue-se com a grelha dianteira personalizada pelo padrão negro e pelo spoiler traseiro, sobre a tampa da bagageira. As jantes de 19 polegadas são exclusivas do FSport e inspiram-se nas do coupé Lexus LC.

10. Preços

O novo Lexus ES já esta disponível em Portugal, com preços a partir dos 61.317€ na versão Business. Os preços da gama são:

  • ES 300h Business – 61.317,57€
  • ES 300h Executive – 65.817,57€
  • ES 300h Executive Plus – 66.817,57€
  • ES 300h F SPORT – 67.817,57€
  • ES 300h F SPORT Plus – 72.821,26€
  • ES 300h Luxury – 77.321,26€

Veja também: