A Jaguar Land Rover (JLR) revelou, recentemente, o facelift que vai introduzir no próximo ano, na segunda geração do Range Rover Evoque.
Tratam-se de algumas alterações, mais ligeiras no exterior e mais notórias no habitáculo, que vão permitir ao Evoque manter o interesse do público e continuar a disputar espaço comercial com modelos como o BMW X1, Volvo XC40 ou o ‘irmão’ Jaguar E-Pace. Até que chegue o modelo totalmente elétrico de terceira geração.
Tudo isto acontece numa altura em que a JLR manifestou intenção de eletrificar totalmente a sua gama automóvel nos próximo anos, o que fará deste Evoque, provavelmente, o último da linhagem com motor a combustão.
Atente-se que o Range Rover 100% elétrico deverá chegar ao mercado em 2024, esperando-se que os modelosVelar e Evoque sigam o mesmo caminho, sendo que o primeiro tem data agendada para 2025.
Entretanto, a JLR abriu o período para encomendas da nova versão do Evoque com os preços a arrancarem nos 55.602,79 euros, para a versão de equipamento S, de entrada na gama.
O que muda no Range Rover Evoque
Antes de vermos o que muda com o novo modelo, é bom lembrar que o sucesso do Evoque resulta de uma combinação de fatores distintos, nomeadamente o design icónico e distintivo, a qualidade e luxo que a marca integrou no modelo, a capacidade off-road que está no ADN da Land Rover, a avançada tecnologia ou as quase infinitas opções de personalização.
E, claro está, a reputação da marca de renome mundial a que está associado o luxo, a qualidade, o desempenho e performance dos seus automóveis.
As presentes mudanças, ou se quiserem facelift, no novo Evoque resumem-se, segundo a marca, numa lista que não é extensa. As alterações operadas abrangem todo o SUV, com o objetivo de o dotar de argumentos que lhe permitam lutar num segmento que está na ‘crista da onda’ e da moda. Vejamos:
- Conforto – O novo design minimalista da consola central garante, um habitáculo sereno, trabalhado com os melhores materiais. Há mais espaço interno utilizável.
- Tecnologia sedutora – A nova tela sensível ao toque de vidro curvo flutuante de 11,4 polegadas permite controlo digital total sobre as principais funções do automóvel. Está equipada com o mais recente sistema operacional Pivi Pro 2 com Amazon Alexa 10 integrado.
- Proporções perfeitas – Postura otimizada, detalhes firmes e DNA de design Range Rover tornam o Evoque instantaneamente reconhecível. A frente apresenta nova grelha, aproximando-o dos outros modelos da marca, que entretanto chegaram ao mercado. Complementam, este capítulo, leque de novas cores e acabamentos mais sofisticados.
- Luxo sem couro – O Range Rover Evoque é o único SUV da sua categoria disponível com tecido de mistura de lã Kvadrat TM. Segundo a marca é uma alternativa luxuosa, tátil e contemporânea ao couro. No entanto, o couro tradicional continua a estar disponível.
- Novos detalhes técnicos – Os faróis Pixel LED têm grafismos dianteiros e traseiros cinzelados e a nova iluminação traseira super vermelha oferecem maior visibilidade e ofuscam menos os outros utilizadores da estrada.
- Ar mais puro no habitáculo – O novo Evoque incorpora, segundo a marca, uma das tecnologias de qualidade do ar interior mais sofisticadas. Promove o bem-estar e aumenta a atenção do condutor.
- Híbrido Elétrico – O novo alcance EV de até 62 km significa que a distância média diária percorrida pelos condutores do Range Rover Evoque pode ser percorrida exclusivamente no modo elétrico. Uma mais valia em termos de economia e sustentabilidade do ambiente.
- Emissões zero – O híbrido elétrico P300e tem emissões de CO2 a partir de 31g/km, com carregamento rápido de corrente contínua padrão que fornece recargas rápidas – 0-80 por cento em apenas 30,14 minutos.
- Bonito seja qual o ângulo de observação – O novo Range Rover Evoque oferece um dos mais sofisticados conjuntos de tecnologias de câmara. Estas apresentam imagens 3D Surround View, ClearSight Ground View TM 18 e Rear View 19.
- Controlo sem fios – O sistema de controlo sem fios com downloads regulares de software Over The Air reduz as visitas a um revendedor para atualizar os sistemas eletrónicos. O aplicativo Remote garante a possibilidade de verificação do status do SUV e travar/destrancar remotamente; condicionar a cabine e agendar o carregamento de EV por meio de um smartphone.
- Versões disponíveis – A nova versão Autobiography oferece o pináculo do luxo Range Rover no SUV compacto Evoque, com preço a partir dos 85.205,21 euros. As outras versões disponíveis no nosso país têm os seguintes preços: 76.615,41 euros (Dynamic HSE); 63.625,27 euros (Dynamic SE) e 55.602,79 euros (S, entrada na gama).
Pormenores que fazem a diferença
Mesmo após listar as principais mudanças que a JLR preparou para o novo Evoque, é de destacar o sentido minimalista de decoração do habitáculo, onde a atenção está centralizada na peça central.
Conta também com um ecrã flutuante e curvo, sensível ao toque, com 11,4 polegadas, onde ‘habita’ o sistema operacional Pivi Pro 2 com Amazon Alexa 10 integrado (reconhecimento de voz).
O ecrã secundário e o controlo de climatização que encontramos na versão atual desaparecem com o facelift realizado, com a marca a criar um espaço mais limpo e com decoração mais limpa. O único controlo físico presente na consola central é o comando da caixa de velocidades.
O exterior do Evoque apresenta apenas algumas nuances, onde é possível vislumbrar o pincel de atualização do design dos engenheiros da marca. Nomeadamente na grelha frontal e faróis dianteiros e traseiros, como já referimos.
Novo Range Rover Evoque: as motorizações
No modelo que chegará aos concessionários em 2024 está prevista a continuação da disponibilização dos blocos diesel D165 e D200, bem como dos motores a gasolina P200 e P250. Todos os Evoque, à exceção do D165 S (de entrada na gama), estarão equipados com tração 4X4 e motores com hibridização suave de série.
Por outro lado, o conhecido motor híbrido plug-in P300e vai continuar a jornada comercial, mas com uma atualização da bateria que passa a disponibilizar um alcance maior: 62 km em modo elétrico.
São estas as principais alterações anunciadas para o Range Rover Evoque que chegará em 2024 com a responsabilidade de continuar a marcar a diferença no segmento em que se insere: o dos SUV.
Design marcante, qualidade de construção, utilização de materiais amigos do ambiente e de avançados sistemas tecnológicos de segurança e apoio à condução são fatores que contribuem para tornar o Evoque cada vez mais um SUV Premium… e porque não objeto de desejo.