Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marvin Tortas
Marvin Tortas
25 Jul, 2018 - 13:46

Novo SUV da Aston Martin chega em 2019

Marvin Tortas

Depois da Bentley, Lamborghini e Maserati, é a vez da Aston Martin. Conheça o novo SUV da Aston Martin que chegará ao mercado em 2019.

Novo SUV da Aston Martin chega em 2019

Foi apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 2015 sob o conceito de DBX, mas o novo SUV da Aston Martin que chegará ao mercado no fim de 2019, deverá ter uma denominação diferente. Depois de Vanquish, Vantage, Volante e Valkyrie, o novo SUV da Aston Martin deverá ter um nome também começado pela letra V, como vem sendo apanágio da marca britânica (agora sob a alçada da Mercedes).

Segundo consta, a Aston Martin Lagonda (divisão de luxo da Aston Martin) registou recentemente o nome Varekai como patente para utilizar num carro de passageiros ou de corridas, e tendo sido hoje confirmada a produção do novo SUV já no próximo ano, este deverá ser o nome do novo projeto. Varekai, em romeno, significa “onde quer que seja”, e este parece ser um nome apropriado para este carro. Segundo Andy Palmer, CEO da companhia, este será um modelo bastante prático, desportivo e potente, mas também capaz de o levar a qualquer lugar, com um avançado modo”off-road”.

O mercado dos SUV de luxo tem crescido a largos passos nos últimos anos, com a Porsche a ter estreado este nicho em 2004 com o Cayenne, seguido da Bentley com o Bentayga em 2014 e mais recentemente a Lamborghini com o lançamento do Urus, a Maserati com o lançamento do Levante, e a Audi com o lançamento do Q8. A Aston Martin espera assim duplicar as suas vendas no próximo ano com o lançamento deste modelo, tendo por isso já começado a construir uma nova fábrica no País de Gales que será destinada à produção deste modelo e que empregará pelo menos 750 novos funcionários.

O que se sabe para já do novo Varekai? Conheçamos ao pormenor.

Novo SUV da Aston Martin

Varekai

Fonte: Divulgação Aston Martin

Apesar de circularem fotos oficiosas do Varekai como um modelo de 5 portas, o conceito do DBX foi apenas apresentado como um SUV Coupé, o que deixa antever que poderão existir modelos de 3 e 5 portas. As dimensões exatas não foram reveladas, mas sabe-se que, ao contrário do que se previa, o novo SUV da Aston Martin não será baseado na plataforma do Mercedes GLE, mas sim numa derivação da plataforma em alumínio do DB11, fazendo prever que a componente da performance será um dos pontos fortes do novo Varekai.

Não foi confirmada qual será a motorização do novo SUV, mas declarações prestadas por dirigentes da Aston Martin deixam antever que estará equipado com um um motor V8 híbrido partilhado com a Mercedes-Benz e que será utilizado também no novo Mercedes AMG GT Coupé 4 portas. Um bloco V12 naturalmente aspirado deverá ser também uma opção para os mais “puristas” e amantes do som produzido por um potente motor trabalhado pela Aston. Ambas as versões deverão ter cerca de 700 cavalos de potência.

Varekai

Fonte: Aston Martin

Segundo a Aston Martin, a única preocupação foi fazer deste o “único SUV bonito do segmento”, afirmando que para isso nenhum aspeto da beleza do carro foi deixado ao acaso ou sacrificado para o tornar mais prático ou eficiente. Sendo a Aston Martin dona de alguns dos modelos mais bonitos de sempre, este novo SUV não deverá ficar atrás.

Os preços não foram revelados, mas o CEO da Aston Martin coloca este carro como um concorrente direto do Lamborghini Urus, Bentley Bentayga ou uma alternativa ao Rolls Royce Cullinan, devendo ultrapassar estes tanto a nível de performance como de utilidade. Assumimos portanto que a fasquia dos 300 000€ deverá ser o valor deste novo SUV da Aston Martin.

A Aston Martin assume também querer cativar o público feminino, visto que apenas 3 500 dos 70 000 clientes que adquiriram novos carros da marca britânica nos últimos 5 anos eram mulheres, por isso é de esperar ver algumas linhas mais suaves e menos agressivas neste modelo, que deverá ser apresentado na sua versão final do salão automóvel de Genebra de 2019.

Aguarda-se com entusiasmo, no mundo automóvel, o desenrolar das novidades, com a entrada de mais uma marca neste que o mercado dos carros da moda, podemos quase adivinhar a italiana Ferrari deverá muito em breve anunciar também o lançamento e produção do seu modelo capaz de aventuras fora de estrada.

Veja também: