Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
03 Ago, 2018 - 17:32

O que fazer em agosto no Algarve: calendário de eventos para um mês em cheio

Márcio Matos

Saiba o que fazer em agosto no Algarve, para além de banhos de mar e de sol, e aproveite ao máximo os dias que por lá vai passar.

O que fazer em agosto no Algarve: calendário de eventos para um mês em cheio

Com este calendário de eventos saberá sempre o que fazer em agosto no Algarve. Há programas durante todo o mês e os eventos são tão variados que certamente algum lhe há-de interessar. Mesmo que o São Pedro pregue algumas partidas no que respeita ao clima, haverá muito o que fazer em agosto no Algarve, para além de estar na praia. Organize a sua agenda e decida já onde ir e o que ver.

O que fazer em agosto no Algarve: das feiras medievais aos eventos desportivos

Feiras Medievais

Se é fã de viajar no tempo, saiba que também no Algarve pode fazê-lo, mais concretamente em Silves. A Feira Medieval de Silves  já vai na sua 15ª edição e irá decorrer entre os dias 10 e 19 de agosto, com torneios a cavalo, manjares medievais e muita dança. Também em Castro Marim, há Dias Medievais, mais concretamente , entre 22 e 26 de agosto, durante os quais haverá muita animação de rua, torneios, exibição de artes e ofícios, além de vários espetáculos, sempre com a recriação do ambiente medievo.

silves

Festivais

O tópico dos festivais é amplo e variado. A abrir o mês de agosto, o destaque vai para a gastronomia, com o Festival da Sardinha, em Portimão, a acontecer entre dias 1 e 5. Escusado será dizer que aqui a sardinha será a rainha da festa, mas há também boa música para acompanhar.

Para quem não dispensa os melhores concertos, saiba que é já no dia 04, em Loulé, que a Ala dos Namorados sobe ao palco para celebrar 25 anos de carreira. O espetáculo vai decorrer no Largo do Monumento Engenheiro Duarte Pacheco e os bilhetes já estão à venda por 15€. Pode adquiri-los no Cine-Teatro Louletano ou no próprio dia do concerto, numa bilheteira instalada no Parque Municipal, junto ao local do evento.

Voltando aos prazeres da gastronomia, há ainda o Festival do Marisco de Olhão, a decorrer entre 10 e 15 e onde, como já é habitual, pode degustar os melhores bivalves e mariscos da Ria Formosa. Dia 14 o Jardim das Comunidades em Almancil recebe o músico David Carreira, enquanto alguns dias antes, dia 05, a fadista Cuca Roseta é convidada especial do Pine Cliffs Summer Night.

Entre os dias 17 e 26, a Fatacil mostra o melhor do artesanato e da gastronomia de Lagoa. Além disso, o cartaz é apelativo e, como sempre, este evento promete atrair milhares de pessoas. Sensivelmente, na mesma altura, mas em Faro, decorre entre 18 e 26, mais uma edição de FolkFaro, que dá a conhecer as músicas e danças do mundo através de desfiles, animação de rua e espetáculos.

Entre 23 e 25, aproveite o E.S.T.A.R – Encontros de Teatro e Animação de Rua, em Odeceixe (Aljezur), o qual promove vários espetáculos de rua com marionetas, contos ou teatro de objetos e cómico. As crianças irão adorar! Dia 25, no Largo de São Francisco, em Loulé, terá lugar o Urban Sunset, com a presença de Carolina Torres e concerto de Dengaz.

Acabe agosto e inicie setembro em Faro, no Festival F – o último grande festival de Verão, que destaca a melhor música portuguesa. Entre 30 de agosto e 01 de setembro, conte com concertos de artistas como Áurea, D.A.M.A, Diogo Piçarra, Moonspell, Piruka, Raquel Tavares, Rodrigo Leão, The Gift, entre muitos outros.

faro

Exposições

Entre 03 e 28, veja a mostra de pintura “Pensamentos à Flor da Pele” que exibe obras de cores vibrantes de Beth Sales, na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, em Albufeira.

Até 02 de setembro, pode ir até ao Museu de Portimão e apreciar a exposição «Brinquedos de Lata Portuguesa», a qual apresenta brinquedos como lambretas, triciclos, carros, comboios, aviões, e outros objetos do quotidiano da geração que nasceu entre os anos 20 e os anos 60, antes da chegada em força dos brinquedos de plástico. A entrada é gratuita! No Museu Municipal de Tavira/Palácio da Galeria, encontra-se patente a exposição Mulheres Modernas na obra de José de Almada Negreiros, a qual pode visitar até dia 14 de outubro.

Desporto

No fim-de-semana de 04 e 05, o Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, promove o Family Weekend que, como o nome indica, é um evento para toda a família. O acesso ao circuito, assim como o transporte, serão gratuitos. Os visitantes vão poder desfrutar de um dia inteiro na piscina do circuito e, ainda, beneficiar de experiências e atividades disponíveis nesse dia a um preço especial.

Já nos dias 18 e 19, não deixe de assistir à Subida e Descida do Guadiana à vela, com centenas de embarcações participantes. Um espetáculo que vale a pena espreitar. Mais no final do mês, dias 25 e 26, vá até ao Record Masters Cup Futsal e veja as melhores equipas do mundo de futsal, bem em frente dos seus olhos.

Nós avisámos que o calendário estava bem recheado e não vai faltar o que fazer em agosto no Algarve. Haja tempo e disponibilidade. Comece já a escolher em família os eventos que não querem mesmo perder e programe as suas atividades de férias em função disso. Com uma oferta tão rica é mesmo uma pena não usufruir deste calendário sobre o que fazer em agosto no Algarve, não acha? Então, organize-se e boas férias!

Veja também: