Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
08 Abr, 2020 - 18:51

Estamos On: o que pode encontrar no novo portal do Governo

Mónica Carvalho

“Não paramos e estamos ON” – esta é a resposta digital do Governo ao novo coronavírus. Saiba que informações pode encontrar neste portal.

estamos on online

Criado especificamente para reunir informações sobre a COVID-19 e o impacto em diferentes áreas, o portal Estamos On foi lançado pelo Governo com o objetivo de reunir numa única plataforma “todas as informações relevantes” sobre as medidas de prevenção e contenção do novo coronavírus.

O site pretende, assim, ser um guia prático para o apoio de cidadãos, famílias e empresas no combate aos efeitos provocados pela COVID-19. Ali podem conhecer todos os apoios especiais criados, bem como a documentação necessária para a efetivação dos direitos a vários níveis.

Que informações encontra no portal Estamos On?

Resumidamente, por lá estará disponível tudo o que diga respeito às condições de exceção em que nos encontramos. Confira.

site-estamos-on

Medidas de apoio

Com a declaração do estado de emergência e posterior renovação, foram muitas as medidas implementadas não só para evitar a propagação da doença, mas também a nível económico e social com o objetivo de minimizar o impacto da pandemia.

Assim, poderá consultar online todas as medidas excecionais que abrangem os trabalhadores, empresas, serviços públicos, serviços comerciais, Serviço Nacional de Saúde, transportes, controlo de fronteiras, entre outras.

Ferramentas digitais gratuitas

O portal disponibiliza ainda uma série de ferramentas gratuitas que visam facilitar a vida de todos os que se encontram em regime de teletrabalho, assim como ferramentas para ajudar as crianças e jovens durante o período de suspensão de aulas.

subsidio-alimentacao-teletrabalho
Veja também Pode o subsídio de alimentação ser suspenso no teletrabalho?

Iniciativas

E como nesta altura são muitas as ideias e ações criadas com diversas finalidades, no portal Estamos On poderá encontrar uma seleção de iniciativas no âmbito da resposta nacional à pandemia COVID-19.

Sejam serviços aos quais pode recorrer, grupos de voluntariado a nível local e nacional, até sites que indicam o tempo de espera em determinadas farmácias e supermercados, para que possa gerir melhor as saídas de casa.

Manuais de boas práticas

O site Estamos On mostra-lhe ainda guias de boas práticas a seguir por quem presta apoio ao cliente e por quem está em casa e necessita de aceder às redes de telecomunicações, para que nada falhe.

A COVID-19 em Portugal

Poderá igualmente consultar todos os dados diários atualizados relativos à COVID-19 em Portugal no que ao número de infetados, óbitos, casos recuperados e todas as demais informações diz respeito.

Contactos úteis

E é também aqui que se encontram reunidos os contactos de entidades oficiais, às quais pode recorrer para esclarecer dúvidas ou solicitar informações relativamente à COVID-19, sem ter de sair de casa.

Junto destas entidades pode obter informação sobre temas de saúde, sobre as medidas de assistência à família, subsídio de doença e quarentena, situações de emergência social, serviços públicos digitais, apoio aos portugueses em viagem, emergência consultar, entre muitos outros assuntos.

conteudos-estamos-on

Cultura não foi esquecida

Para o esclarecimento sobre as medidas de apoio à Cultura e às Artes divulgadas pelo Governo, foi criado o site Cultura COVID-19.

Num único local, poderá consultar informação atualizada do apoio a entidades de criação artística, a artistas e a técnicos do setor, bem como contactos dos serviços que garantirão uma resposta a esses pedidos de informação.

App Covid19 – Estamos On já disponível para download

Desde 3 abril que o site Estamos On pode também ser acedido via smartphone ou tablet. A aplicação pretende, então, reforçar a capacidade de alcance de toda a informação necessária para fazer frente ao novo coronavírus, até agora apenas centralizada no site.

Na app, além de poder aceder a todo o conteúdo do site, poderá ainda receber notificações sobre os números diariamente atualizados do boletim epidemiológico, além das principais novidades da resposta do Governo à pandemia.

Com o objetivo de chegar aos mais diferentes públicos, a aplicação, construída com o apoio da VOST PT e Flutter Portugal, permite uma navegação fácil e intuitiva. O download é gratuito e está disponível para iOS e Android.

Para descomplicar a informação

As informações sobre os temas que envolvem o impacto social do novo Coronavírus são dinâmicas e constantemente atualizadas. Por isso, os conteúdos publicados nesta secção não devem substituir a consulta com profissionais e especialistas, tanto da saúde como do direito e temas afins.

Veja também