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Inês Silva
Inês Silva
19 Jun, 2020 - 12:57

Onboarding: saiba o que é e qual a sua importância

Inês Silva

O onboarding tem como objetivo integrar novos colaboradores na cultura organizacional. Conheça os benefícios para o trabalhador e empresa.

mulher a começar novo trabalho em processo de onboarding com colega

A competitividade do mercado está cada vez mais em alta, tal como a ambição e recetividade dos profissionais para aceitar novos desafios. Se é importante atrair o candidato ideal, é também importante saber reter os colaboradores. E é aqui que uma boa estratégia de onboarding pode dar uma ajuda.

É cada vez maior a relevância da mobilidade profissional no mercado de trabalho, levando as empresas a encontrar novas formas para reter colaboradores. Integrar os profissionais desde o primeiro dia na empresa e ajudá-los a desenvolver um sentimento de pertença, é a estratégia a seguir.

Felizmente, há formas de agilizar esse processo, pensadas para encurtar o tempo de adaptação de novos colaboradores.

Uma boa estratégia de onboarding constitui uma ferramenta poderosa de recursos humanos que contribui para fatores como a motivação, integração e a retenção de colaboradores.

Continue a ler e conheça algumas medidas de sucesso para empresas e profissionais.

ONBOARDING: o que é, IMPORTÂNCIA E ESTRATÉGIAS

colegas de equipa felizes a trocar impressões

O que é o onboarding?

Esta palavra inglesa significa, em português, embarcar. O termo surgiu nos anos 70 e refere-se ao processo de receber, integrar e promover a socialização dos novos colaboradores nas empresas.

Ou seja, receber a bordo de acordo com um conjunto de procedimentos que visa adaptar e capacitar os profissionais recém-chegados na cultura organizacional.

A importância do acolhimento na atração e retenção de talentos

Um plano de onboarding inclui processos que têm como objetivo diminuir o tempo que um novo colaborador precisa para atingir em pleno o seu potencial dentro de uma empresa.

E isto vai muito para além da simples orientação, este plano de acolhimento deve garantir que os trabalhadores se familiarizem com os objetivos da empresa e reduzir o turnover.

Turnover é o termo que designa a rotatividade de pessoal numa empresa. Um processo de onboarding adequado vai diminuir o turnover e contribuir para uma maior produtividade dos colaboradores, ou seja, se o profissional sente que faz parte da organização, o vínculo profissional será fortalecido, evitando que este profissional saia da empresa.

É ainda importante salientar que a satisfação dos colaboradores contrinui também para a atratividade da empresa, trabalhadores satisfeitos vão contribuir para a boa reputação da empresa e atrair mais talento.

Durante o processo de recrutamento, a apresentação da empresa e a sua cultura vai atrair candidatos que se identificam com organização e afastar aqueles que não se identificam.

É importante dar aos candidatos toda a informação sobre a cultura da empresa, o seus valores e missão e, perante o candidato ideal, é fundamental que sejam de integração os dias que seguem à contratação.

Estratégias para um onboarding bem sucedido

Este processo que deve ser pensado e estruturado de acordo com as especificidades da empresa e, também de acordo com a função que o colaborador vai desempenhar.

É, por isso, importante que exista um programa que combine as componentes social e técnica, incluindo tópicos relacionados com o papel do colaborador na função, apresentação à equipa e aos espaços de trabalho ou um plano de formação inicial.

São várias as estruturas de programas que podem ser desenvolvidas e que vão contribuir para uma integração positiva do novo profissional na empresa.

Componente técnica ou legal

Não dá para saltar a burocracia de caráter legal e obrigatório que vai desde a documentação contratual ao manual de acolhimento. Para evitar tanta informação num só dia, as empresas podem enviar com antecedência alguma informação por e-mail.

Outra estratégia passa por criar uma checklist para garantir que todas as ferramentas que o colaborador vai necessitar vão estar disponíveis, desde a cadeira ao computador, dados de acesso e conta de e-mail.

As novas tecnologias devem ser usadas para ajudar neste processo, os formulários digitais para a burocracia, apresentações da empresa pode ser disponibilizada em vídeo e a formação também pode ser ministrada recorrendo às plataformas digitais.

Não esquecer de avisar a equipa de trabalho que irá receber um novo elemento.

Componente social ou cultural

Esta componente, por não ser obrigatória, é muitas vezes esquecida. Este esquecimento é um erro crasso porque, no primeiro dia é importante que tudo seja feito para que o colaborador se sinta bem vindo e integrado.

Organizar uma apresentação mais informal do novo colaborador à equipa de trabalho como, por exemplo, um almoço de boas-vindas.

Organizar e definir os diferentes momentos para o acompanhamento por parte da chefia direta ajuda na integração inicial .

Há também empresas que utilizam sistemas de “apadrinhamento” em que é definido um colega mais antigo para ajudar na sua integração e formação inicial, podendo, assim, o novo colaborador ter com quem falar quando as coisas correm menos bem.

Por fim, importa referir que este processo não termina com a integração dos novos profissionais, pois estes é um processo contínuo que deve acompanhar os colaboradores ao longo da sua carreira.

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