Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
09 Abr, 2020 - 12:01

Como organizar brinquedos e ter a casa sempre em ordem

Mónica Carvalho

Quem tem crianças em casa, sabe como organizar brinquedos pode ser uma tarefa ingrata. Até hoje. Com estas dicas, tudo vai melhorar.

organizar brinquedos

Agora está tudo arrumado, daqui a cinco minutos pode parecer que um tornado tomou passou por sua casa. É este o sentimento de quem tem crianças por casa e não consegue estar sempre a organizar brinquedos.

O problema não é só a questão da organização ou desarrumação: uma casa com brinquedos espalhados pode ser uma verdadeira armadilha para os acidentes domésticos. Por isso, é importante encontrar técnicas que possam ser implementadas rapidamente, assim como incentivar os mais novos a adquirir essas mesmas táticas.

Dicas para organizar brinquedos

criança arrumar brinquedos
1

Destralhar

Esta é uma regra que pode aplicar a todas as áreas da sua casa: destralhar a cozinha, quartos, artigos de decoração, tudo. Quantas vezes não vamos simplesmente acumulando mil e uma coisas, por vezes, sem grande sentido e apenas porque sim? Está na altura de quebrar com esse padrão e pode começar pelos brinquedos.

Faça uma seleção daquilo que o seu filho realmente gosta e usa e guarde. Depois, veja os que sobram e ainda estão em boas condições para serem doados e inclua sempre a criança neste processo, para que elas aprendam a dar mais valor ao que têm e se habituem a serem generosos.

2

Separar os brinquedos

Separe sempre os brinquedos por categorias e destino locais para cada uma dessas secções: legos para um lado, bonecas para outro, jogos para um lado, carrinhos para outro e assim sucessivamente.

3

Usar etiquetas

Se usa caixas para organizar brinquedos, então, no seguimento do conselho anterior, opte por identificar cada uma das caixas, para que nunca se engane na hora de guardar e, claro, para que o seu filho também se habitue ao local certo para os brinquedos.

Se a criança ainda não souber ler, pode sempre tirar uma fotografia aos brinquedos, imprimir e colar na respetiva caixa.

4

Brinquedos debaixo da cama

Quer seja uma cama sommier, com gavetas, ou uma cama normal, com espaço livre, aproveite-o para servir de armazenamento para as caixas de brinquedos.

5

Criar o hábito da organização nas crianças

Ninguém nasce ensinado, pelo que deve ter muita paciência para com as crianças na hora de aprenderem a organizar brinquedos. É um comportamento que chegará ao resultado pretendido pelo esquema de tentativa-erro.

E mesmo achando que as coisas devem ser feitas de determinada maneira, nunca se esqueça de que cada pessoa tem os seus próprios mecanismos e, assim sendo, tente adaptar-se à forma como o seu filho tende a olhar para a organização.

Impor não é, de todo, a melhor maneira de incutir hábitos de responsabilidade numa criança.

6

Estabelecer regras e rotinas

Definir regras e rotinas em casa para todos os membros é uma tarefa bastante importante para que as crianças fiquem, desde cedo, familiarizadas com determinados hábitos, nomeadamente organizar brinquedos. Afinal, as crianças tendem a fazer o que observam, pelo que deve ser sempre um bom exemplo.

Um bom exemplo disso mesmo é arrumar os brinquedos depois de brincar, sempre.

Soluções práticas para organizar brinquedos

São várias as soluções que encontra à venda para organizar os brinquedos ou soluções que pode perfeitamente adaptar para esse efeito.

Caixas transparentes

As vulgares caixas transparentes são sempre úteis em casa. Seja para arrumar a roupa de inverno em época de verão ou vice-versa, para guardar o calçado que não usa e também claro para organizar brinquedos. Existem em diversos tamanhos e cores, pelo que pode escolher o que mais se adequa ao objetivo.

Cestos

São uma peça bem prática, colorida e que dão um toque especial à decoração dos quartos dos mais pequenos. E têm um uso muito simples e prático: arrumar os brinquedos de forma discreta e elegante.

Sacos de roupa

Mais um objeto do dia a dia que pode adaptar para organizar os brinquedos das crianças: os vulgares sacos de roupa. Estão disponíveis em diversos tamanhos e padrões e são excelentes para colocar os brinquedos de maiores dimensões.

Organizador de sapatos

Os organizadores de sapatos ajudam a criar um espaço de armazenamento funcional para brinquedos, sendo bastante fácil de guardar e de ir buscar novamente para brincar quando as crianças desejarem.

Baú de brinquedos

O típico baú de brinquedos é uma peça de decoração bastante comum e muito prática e útil. Basta levantar a tampa e colocar tudo lá dentro.

Veja também

Para descomplicar a informação

As informações sobre os temas que envolvem o impacto social do novo Coronavírus são dinâmicas e constantemente atualizadas. Por isso, os conteúdos publicados nesta secção não devem substituir a consulta com profissionais e especialistas, tanto da saúde como do direito e temas afins. Neste projeto, contamos com a parceria da Fidelidade e da Multicare. Saiba mais sobre a parceria.