ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Ekonomista
Ekonomista
30 Nov, 2020 - 08:38

Prazo de pagamento do IVA trimestral termina hoje

Ekonomista

Pagamento integral do IVA trimestral ou da primeira de três ou seis prestações, sem juros, terá de ser feito até hoje, dia 30 de novembro.

Mulher a preencher a declaração trimestral da Segurança Social

Os trabalhadores independentes e as micro, pequenas e médias empresas vão poder adiar o pagamento da Segurança Social e do IVA trimestral para permitir algum alívio de tesouraria.

No que diz respeito ao IVA, depois de um primeiro adiamento de dia 20 para dia 25 de novembro, a entrega do imposto relativo ao terceiro trimestre foi novamente prorrogada, de 25 para 30 de Novembro, e aberta a possibilidade de fazer o pagamento a três ou seis prestações sem juros.

Quem aderir ao parcelamento em três prestações mensais, deve fazer o primeiro pagamento até 30 de novembro, o segundo até 30 de dezembro e o último até 30 de janeiro. No plano a seis prestações, os primeiros três pagamentos são feitos nas mesmas datas e ainda em 30 de fevereiro, 30 de março e 30 de abril, segundo explicou ao jornal Público o gabinete do secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.

As prestações devem ser de valor igual ou superior a 25 euros.

No caso das contribuições à Segurança Social, a medida aplica-se aos meses de novembro e dezembro deste ano, sendo que o pagamento será feito a partir de julho do próximo ano em três ou seis prestações, sem juros.

De acordo com os esclarecimentos prestados pelo gabinete da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, os trabalhadores e empresas não precisam de apresentar qualquer pedido para beneficiarem deste diferimento. Têm apenas de indicar, em fevereiro de 2021 e na Segurança Social Direta, qual dos prazos de pagamento acima referidos pretendem adotar.

O regime extraordinário que permite o diferimento de obrigações fiscais e contributivas está previsto no decreto-lei n.º 99/2020, publicado a 22 de novembro em Diário da República.

Veja também