Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
05 Jun, 2018 - 14:46

O PC não liga? 4 possíveis causas e soulções

Nuno Margarido

O PC não liga? Tenha calma, pois chegou ao sítio certo. Conheça várias causas para este problema e saiba de que forma agir para resolvê-lo.

O PC não liga? 4 possíveis causas e soulções

O que é que se pode fazer quando um PC não liga? Depende. O dispositivo pode não ligar por variadíssimas razões e cada causa tem uma solução específica.

Conheça cada uma das possíveis causas e saiba como resolver as mesmas para que possa manter a “velha” máquina, ao invés de comprar uma nova.

O PC não liga. O que fazer para resolver o problema?

Antes de enumerar várias causas e possíveis soluções, é importante esclarecer que não é necessário entrar em pânico sempre que o PC não liga. Porquê? Porque apesar de o equipamento poder estar estragado, dificilmente se perderão os dados, os ficheiros e muito mais que estão guardados num disco específico e que pode ser removido, sendo depois colocado noutro dispositivo.

pc nao liga

Causa #1: fonte de alimentação

A fonte de alimentação é responsável por distribuir a energia necessária a cada componente. Se tiver um problema ao ligar o PC, é natural que o PC deixe de funcionar.

Solução: neste caso, a melhor forma de resolver este problema é deixar a resolução para um especialista, uma vez que exige alguns conhecimentos técnicos.

Causa #2: botão on/off

Estragar o botão on/off é meio caminho andado para não conseguir ligar o PC. Grande parte das vezes, este botão acaba por se estragar porque o utilizador o pressionou com demasiada força ou porque algo se partiu no interior do dispositivo.

Solução: se não for entendido, deve recorrer a um técnico para desmontar o computador para perceber em que condições está o botão.

Causa #3: tomada de energia

Pode parecer uma causa bastante absurda, mas é uma das razões mais comuns quando o PC não liga. Por outras palavras, o problema pode não estar necessariamente no equipamento, mas sim na tomada que fornece energia ao mesmo.

Solução: a solução aqui é fácil. Basta experimentar o equipamento noutra tomada ou experimentar outro equipamento na tomada em causa.

Causa #4: sobreaquecimento

A placa-mãe pode detetar sinais de sobreaquecimento e desligar o PC para evitar que os componentes se estraguem. O sobreaquecimento pode surgir quando o computador já não faz uma boa refrigeração, quando a pasta térmica está gasta ou até quando as ventoinhas já não conseguem trabalhar como deviam.

Solução: nestes casos, a solução passa por abrir o equipamento e limpar com cuidado os diversos componentes, colocando ainda pasta térmica sobre o processador. Nada como pedir ajuda a um técnico para que nada corra mal durante este processo.

Veja também: