ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Teresa Campos
Teresa Campos
15 Jun, 2021 - 14:58

Pensos higiénicos reutilizáveis: saudáveis e amigos do ambiente

Teresa Campos

Os pensos higiénicos reutilizáveis são uma opção mais amiga do ambiente e, também, da saúde. Saiba por que deve considerar usar este produto.

pensos higiénicos reutilizáveis com padrão

Os artigos de higiene íntima feminina, como os pensos higiénicos convencionais, representam 4% dos resíduos urbanos portugueses. Em média, uma mulher, durante o seu período fértil, gasta aproximadamente 17 mil produtos higiénicos descartáveis, os quais demoram décadas a decompor-se. Por isso, falar em pensos higiénicos reutilizáveis faz sentido, não acha?

Além de tudo isso, a composição destes produtos é não só prejudicial para o meio ambiente, como para a saúde feminina. Sabia que muitas das infeções, alergias e dores que as mulheres têm na zona genital se devem a estes produtos? Assim, os pensos higiénicos reutilizáveis apresentam-se como uma boa alternativa. Fique a saber mais.

Porquê usar pensos higiénicos reutilizáveis?

A resposta a esta pergunta é simples: os pensos higiénicos reutilizáveis são mais amigos ao ambiente e da saúde.

Tem aí por casa pensos higiénicos com a indicação “neutralizantes de odor” ou “fragrância”? Saiba que por detrás de muitos destes nomes estão químicos perigosos, como pesticidas ou herbicidas, capazes de provocar problemas hormonais, cancro, defeitos congénitos, secura e/ou infertilidade.

Interessado em conhecer as vantagens dos pensos higiénicos reutilizáveis. Então, confira.

penso higiénico reutilizável com saco

Vantagens

Diminuir a pegada ambiental: reduzir a produção de lixo associada e não contribuir para o seu processo de fabrico que também é poluente.

Tomar opções mais saudáveis: os pensos higiénicos reutilizáveis são feitos de algodão orgânico, pelo que facilitam a “respiração” da zona genital, evitando infeções e alergias.

Sentir-se mais confortável: estes pensos são confortáveis, suaves e discretos. Com eles, não terá mais irritações na pele, nem odores desagradáveis, causados pelos materiais e químicos dos pensos normais.

Poupar mais: Depois do investimento inicial nos pensos higiénicos reutilizáveis, só terá de voltar a gastar dinheiro nestes produtos passados 6 a 8 anos.

Personalizar: Além de poder escolher o tamanho, pode selecionar os padrões que prefere e ter pensos únicos!

Fraldas reutilizáveis: vantagens, desvantagens e preços
Veja também Fraldas reutilizáveis: vantagens, desvantagens e preços

Como deve usar os pensos higiénicos reutilizáveis

Os pensos higiénicos reutilizáveis colocam-se exatamente como os pensos convencionais. A diferença está nas abas que, no lugar do adesivo, tem uma mola para apertar. Os padrões vão ficar voltados para a sua pele. Quando os retirar ou para os guardar, pode dobrá-los e apertar as molas.

guardar pensos higiénicos reutilizáveis

Tal como nos pensos convencionais, não deve permanecer com este spensos mais de 8 horas e trocá-los sempre que necessário, de acordo com o fluxo. O número de pensos reutilizáveis que vai precisar por dia, irá depender do seu fluxo e da frequência com que lava os pensos (podendo usar a máquina de lavar roupa para este efeito).

Métodos de lavagem

Lavar pensos higiénicos reutilizáveis é muito simples e fácil. Após a compra, faça pelo menos 2 lavagens e secagens destes pensos. Desta forma, irá eliminar os óleos naturais das fibras e preparar os tecidos para uma maior absorção. Quanto mais vezes lavar, mais absorventes eles ficarão. Ao fim de 7 a 8 lavagens, os pensos terão a sua absorção máxima.

Existem 2 principais métodos de lavagem dos pensos reutilizáveis. Fique a conhecê-los:

Método “molhado”: Neste método, deve colocar os pensos usados num recipiente com tampa. Depois, encha o recipiente com água fria e junte os pensos. Diariamente, renove a água do recipiente. Passados 3 dias, retire a água e coloque os pensos na máquina de lavar.

Método “seco”: Num saco impermeável, coloque os pensos usados. Passados 3 dias, proceda à lavagem. Este é o método indicado para quando não está em casa.

Recomendações de uso

  • Escolher um bom detergente e não muito agressivo para a lavagem;
  • Fazer uma pré-lavagem, antes de misturar com outra roupa;
  • Evitar usar demasiado detergente;
  • Fazer um enxaguamento extra;
  • Lavar a 40ºC;
  • Não usar lixívia, nem amaciador;
  • Estender ao sol para remover melhor as manchas.
Veja também