Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
28 Jan, 2020 - 13:32

Pensos higiénicos reutilizáveis: saudáveis e amigos do ambiente

Teresa Campos

Os pensos higiénicos reutilizáveis são uma opção mais amiga do ambiente e, também, da saúde. Saiba por que deve passar a usar este produto.

pensos higiénicos reutilizáveis com padrão

Os artigos de higiene íntima feminina, como os pensos higiénicos convencionais, representam 4% dos resíduos urbanos portugueses. Em média, uma mulher, durante o seu período fértil, gasta aproximadamente 17 mil produtos higiénicos descartáveis, os quais demoram décadas a decompor-se. Por isso, falar em pensos higiénicos reutilizáveis faz sentido, não acha?

Além de tudo isso, a composição destes produtos é não só prejudicial para o meio ambiente, como para a saúde feminina. Sabia que muitas das infeções, alergias e dores que as mulheres têm na zona genital se devem a estes produtos? Assim, os pensos higiénicos reutilizáveis apresentam-se como uma boa alternativa. Fique a saber mais.

Porquê usar pensos higiénicos reutilizáveis?

A resposta a esta pergunta é simples: os pensos higiénicos reutilizáveis são mais amigos ao ambiente e da saúde.

Tem aí por casa pensos higiénicos com a indicação “neutralizantes de odor” ou “fragrância”? Saiba que por detrás de muitos destes nomes estão químicos perigosos, como pesticidas ou herbicidas, capazes de provocar problemas hormonais, cancro, defeitos congénitos, secura e/ou infertilidade.

Interessado em conhecer as vantagens dos pensos higiénicos reutilizáveis. Então, confira.

penso higiénico reutilizável com saco

Vantagens

Diminuir a pegada ambiental: reduzir a produção de lixo associada e não contribuir para o seu processo de fabrico que também é poluente.

Tomar opções mais saudáveis: os pensos higiénicos reutilizáveis são feitos de algodão orgânico, pelo que facilitam a “respiração” da zona genital, evitando infeções e alergias.

Sentir-se mais confortável: estes pensos são confortáveis, suaves e discretos. Com eles, não terá mais irritações na pele, nem odores desagradáveis, causados pelos materiais e químicos dos pensos normais.

Poupar mais: Depois do investimento inicial nos pensos higiénicos reutilizáveis, só terá de voltar a gastar dinheiro nestes produtos passados 6 a 8 anos.

Personalizar: Além de poder escolher o tamanho, pode selecionar os padrões que prefere e ter pensos únicos!

Fraldas reutilizáveis: vantagens, desvantagens e preços
Veja também Fraldas reutilizáveis: vantagens, desvantagens e preços

Como deve usar os pensos higiénicos reutilizáveis

Os pensos higiénicos reutilizáveis colocam-se exatamente como os pensos convencionais. A diferença está nas abas que, no lugar do adesivo, tem uma mola para apertar. Os padrões vão ficar voltados para a sua pele. Quando os retirar ou para os guardar, pode dobrá-los e apertar as molas.

guardar pensos higiénicos reutilizáveis

Tal como nos pensos convencionais, não deve permanecer com este spensos mais de 8 horas e trocá-los sempre que necessário, de acordo com o fluxo. O número de pensos reutilizáveis que vai precisar por dia, irá depender do seu fluxo e da frequência com que lava os pensos (podendo usar a máquina de lavar roupa para este efeito).

Métodos de lavagem

Lavar pensos higiénicos reutilizáveis é muito simples e fácil. Após a compra, faça pelo menos 2 lavagens e secagens destes pensos. Desta forma, irá eliminar os óleos naturais das fibras e preparar os tecidos para uma maior absorção. Quanto mais vezes lavar, mais absorventes eles ficarão. Ao fim de 7 a 8 lavagens, os pensos terão a sua absorção máxima.

Existem 2 principais métodos de lavagem dos pensos reutilizáveis. Fique a conhecê-los:

Método “molhado”: Neste método, deve colocar os pensos usados num recipiente com tampa. Depois, encha o recipiente com água fria e junte os pensos. Diariamente, renove a água do recipiente. Passados 3 dias, retire a água e coloque os pensos na máquina de lavar.

Método “seco”: Num saco impermeável, coloque os pensos usados. Passados 3 dias, proceda à lavagem. Este é o método indicado para quando não está em casa.

Recomendações de uso

  • Escolher um bom detergente e não muito agressivo para a lavagem;
  • Fazer uma pré-lavagem, antes de misturar com outra roupa;
  • Evitar usar demasiado detergente;
  • Fazer um enxaguamento extra;
  • Lavar a 40ºC;
  • Não usar lixívia, nem amaciador;
  • Estender ao sol para remover melhor as manchas.
Veja também