Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Graça
Ana Graça
23 Abr, 2018 - 09:44

Personalidade impulsiva: 5 conselhos para encontrar o equilíbrio

Ana Graça

A impulsividade é a tendência de agir de acordo com aquilo que se deseja, sem refletir. Conheça as vantagens e desvantagens de ser uma pessoa impulsiva.

Personalidade impulsiva: 5 conselhos para encontrar o equilíbrio

Se é uma pessoa impulsiva, de certeza já fez várias coisas das quais depois se arrependeu. No entanto, noutras circunstâncias agir irracionalmente pode ser compensado. A impulsividade é realmente complexa e, por isso, importa conhecê-la para posteriormente a poder controlar.

Impulsividade: o que é?

É relativamente simples identificar uma pessoa impulsiva, já definir impulsividade não é assim tão simples. Podemos dizer que é uma característica do comportamento que influencia significativamente as nossas ações diárias.

Implica uma ação espontânea, impensada, induzida sob a influência de impulsos. Para uma pessoa impulsiva torna-se irresistível realizar um ato sem pensar acerca das suas consequências ou da sua relevância.

A impulsividade é, portanto, uma predisposição para reações rápidas, não planeadas, não tendo em conta as consequências negativas dessas reações para a própria pessoa ou para os outros.

A impulsividade nem sempre é negativa. Pode ser uma força motivadora e espontânea que acaba por originar algo bom. As ações impulsivas também podem ter bons propósitos e não trazer consequências negativas. Permite-nos agir rapidamente de forma a não deixar escapar boas oportunidades às quais temos de dar resposta muito rapidamente.

O problema surge quando a pessoa impulsiva age constantemente por impulso, sem ter controlo sobre o seu comportamento, levando uma vida repleta de instabilidade.

Características da pessoa impulsiva

compras por impulso

Uma pessoa impulsiva é alguém que age no calor do momento e cujas ações são imprevisíveis. Habitualmente são pessoas impacientes, no sentido em que querem obter imediatamente aquilo que desejam.

O seu estilo de vida é caracterizado pela inconstância em manter as mesmas atividades por muito tempo, tendo dificuldade em concentrar-se plenamente numa tarefa/atividade.

Uma pessoa impulsiva tende a manifestar alguns dos seguintes comportamentos: precipitar-se a dar respostas antes que as perguntas terminem; dificuldade em esperar pela sua vez; interromper ou interferir com os outros; maior propensão a enveredar em condutas que violam as normas sociais.

Como ser uma pessoa menos impulsiva? 5 dicas

O segredo passa por encontrar o equilíbrio certo, aprendendo a controlar os impulsos, não deixando escapar as oportunidades. As etapas seguintes podem ajudar:

1. Aumente a sua autoconsciência: procure conhecer e entender as situações que, habitualmente, despertam a sua impulsividade;

2. Obrigue-se a fazer uma pausa: as decisões não precisam de ser tomadas no imediato; respire, relaxe e tente fazer uma pausa antes de tomar qualquer decisão;

3. Rodeie-se de pessoas de confiança: apoie-se nas pessoas da sua confiança, que o podem ajudar a restringir os atos inconsequentes; partilhe as suas dificuldades; outro ponto de vista acerca da mesma situação pode ajudá-lo as ver as coisas com mais clareza;

4. Ponha em prática estratégias alternativas: substitua o seu comportamento por outro mais aceitável; por exemplo, se costuma falar quando não é a sua vez, traga consigo um bloco de notas onde possa anotar todos os seus pensamentos imediatos até chegar a sua vez de falar;

5. Aprenda a relaxar: tire tempo para observar o que se passa à sua volta e viver o momento presente; não esteja constantemente a antecipar-se para o futuro; exercícios de relaxamento, meditação ou yoga podem ser boas opções, experimente!

Veja também: