André Freitas
André Freitas
08 Jul, 2019 - 17:47
Peugeot 508: Experimentamos o novo familiar desportivo da Peugeot

Peugeot 508: Experimentamos o novo familiar desportivo da Peugeot

André Freitas

Se procura um carro familiar com características mais desportivas, mas quer fugir dos tradicionais SUV, talvez o novo Peugeot 508 seja a solução perfeita para si.

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Se o novo Peugeot 508 passasse por si na rua, certamente não o reconheceria como sendo um Peugeot. As suas apostas iriam para um muscle car americano ou um coupé de design alemão.

Mas o facto é que a aposta mais recente da marca francesa para o segmento D é o renovado Peugeot 508, e não há dúvida que este modelo é visualmente muito atraente.

O seu look conquista a atenção por onde quer que passe. E este visual tem despertado a curiosidade e interesse por este modelo. Mas, será que este carro só tem aparência para oferecer?

Fomos procurar a resposta a esta questão para a estrada e saber o que é que a Peugeot é capaz de oferecer com o novo 508.

Conheça a nossa opinião, e tudo o que este modelo tem de novo para competir com as gigantes alemãs na liderança deste segmento.

Peugeot 508: Conheça o novo “leão”.

Design exterior

Peugeot 508
Fonte: Peugeot

Passe por onde passar, este Peugeot 508 nunca vai ficar indiferente aos olhares de toda a gente.

Assim, para nós, o design exterior é o ponto mais surpreendente deste carro. Com isto, não queremos dizer que é o mais positivo, mas sim o que mais se destaca. É uma mudança de visual radical e que reposiciona o 508 como um familiar desportivo. A nova silhueta é simplesmente deslumbrante.

Na frente temos uns faróis dianteiros LED descaídos a simular os dentes caninos de um leão, o que por si só, já lhe concede um aspeto desportivo e agressivo.

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Para além destes faróis LED, existe ainda a grelha cromada que varia de acordo com a versão. Na traseira, as ópticas rectangulares, compridas e achatadas concedem-lhe um ar desportivo e bem musculado.

Para o culminar desta obra de arte, o vidro traseiro é descaído e termina na bagageira, que com um pequeno spoiler, lhe proporciona uma maior aerodinâmica e um estilo mais arrojado.

Design interior

Peugeot 508 design interior
Fonte: Peugeot

O interior deste modelo é digno da sua beleza exterior.

Quando nos deparamos com o seu cockpit, por momentos, parece que estamos numa nave espacial que assistimos nos filmes. Este cockpit é semelhante aos carros mais recentes da marca. Ele combina a qualidade e suavidade dos materiais, com simplicidade, elegância e beleza.

O mostrador é 100% digital e personalizável, ou seja, podemos escolher o aspeto e a informação sobre o carro a ser apresentada neste espaço.

Na consola central temos um ecrã de 8 polegadas, também 100% digital, com botões em metal premium, que funcionam como atalhos para as funções do ecrã.

Por uma questão de comodismo e facilitismo, poderia ser interessante ter botões físicos para regular o ar condicionado. No entanto, este é um pequeno detalhe que nos esquecemos sempre que olhamos para o interior deste 508.

Espaço e conforto

Para quem procura uma solução para a família, o espaço e conforto são características sempre a ter em conta.

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Na parte traseira, há espaço suficiente para um adulto de estatura de 1,75 m.

Se a viagem for longa, esta pode-se tornar desconfortável. Isto, porque não há espaço suficiente para esticar e colocar as pernas por baixo dos bancos dianteiros. Em contrapartida, é bom saber que existe um apoia braços no lugar do meio que é rebatível e que melhora, em muito, o conforto durante a viagem.

Os bancos traseiros e dianteiros, em couro, proporcionam conforto. Nos bancos dianteiros destacam-se ainda as funções de regulação elétrica e de massagens, que tornam melhores as longas e cansativas viagens na autoestrada.

Ao longo do carro tem vários espaços de arrumação, exemplo: enorme espaço na consola central, um pousa copos, um compartimento para carteira, telemóvel e outros objetos, e ainda na lateral das portas pode facilmente armazenar uma garrafa de água de 1,5 l.

A bagageira é enorme e acompanha a carroçaria do carro. Como tal, aqui pode armazenar volumes mais em profundidade do que em altura.

A bagageira suporta 487 L, que pode chegar até aos 1537 L com os bancos rebatidos.

Estrada

Peugeot 508 volante
Fonte: Peugeot

No que diz respeito a um dos pontos mais importantes de um carro, a condução e o seu comportamento em estrada, este carro é excecional.

A experiência que o Cockpit nos proporciona é excelente. Este está muito bem conseguido e orientado para as necessidades do condutor.

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Temos um volante de dimensões reduzidas que facilita as manobras, especialmente, em ambiente citadino. Inicialmente, até podemos estranhar, mas ao fim de umas horas estamos perfeitamente adaptados.

O Peugeot 508 está equipado com uma suspensão incrível. Esta suspensão permite obter uma condução confortável, dinâmica, ágil e, sobretudo, segura.

Em autoestrada, numa condução mais previsível e estável, este desportivo familiar tem um comportamento muito semelhante ao modelos premium das marcas alemãs.

Numa condução mais dinâmica e agressiva, as sensações são divinais.

A melhor forma que encontramos de descrever este carro é equiparando-o a um carro de tração integral.

Durante o nosso teste, não sentimos qualquer sobreviragem, nem que fugia de frente ou de traseira. Ele escorrega sobre as 4 rodas e vai para onde queremos. Resumidamente, sabemos com o que podemos contar.

Motores

O novo leão da Peugeot pode ser equipado com 4 motorizações, das quais 3 são diesel e 1 a gasolina.

Se procurar um automóvel realmente desportivo e focado na performance, a versão a gasolina será a melhor opção.

Esta versão conta um motor 1600 cc com 225 cv de potência, onde o prazer de condução, velocidade e adrenalina estão sempre presentes. Economia e consumos? São conceitos incompatíveis com performance.

No que toca às motorizações diesel, onde existe maior oferta, pode escolher entre um motor de 1500 cc e 130 cv (a versão mais básica), um motor de 2000 cc e 160 cv, ou ainda um 2000 cc com 180 cv de potência.

A única diferença entre os dois motores diesel de 2000 cc, para além dos 20 cv, é o preço – 1000€. De resto, os blocos são exatamente iguais.

Poderá ainda escolher entre uma caixa de velocidades automática de 8 velocidades, ou uma manual de 6 velocidades, dependendo do motor que escolher.

A versão testada foi a de 2000 cc de 160 cv com uma caixa automática de 8 velocidades, e na nossa opinião esta versão poderá ser a escolha perfeita.

Consumos

peugeot 508 na estrada
Fonte: Peugeot

Com base no test drive realizado ao Peugeot 508 conseguimos perceber que ele não é tão económico como a marca anuncia.

Podemos dizer que é um motor um pouco “sedento”. Acreditamos que seja normal, porque na realidade é um motor de 2 l com 160 cv.

A marca anuncia, para a versão testada, consumos de 5,7 l aos 100 km. No entanto, percorremos cerca de 2000 km e os consumos foram de 7,5 l aos 100 km.

Verdade seja dita, a condução foi dinâmica, agressiva e desportiva, aproveitando os 160 cv desta “fera”.

Nos últimos 600 km, a estratégia de condução foi distinta. Neste período, optamos por uma condução mais tranquila. Aqui, os consumos já foram inferiores e na ordem os 6,4 l aos 100km.

Tendo em conta o que podemos obter desta máquina, na nossa opinião, os consumos são normais

Preço

Provavelmente, já se está a imaginar a conduzir este carro e como será bom usufruir dele diariamente. Mas, quais serão os preços?

Se procura uma versão potente e um motor a gasolina, saiba que o preço para o motor 1600 cc de 225 cv começa no 39.960€.

Se procura uma versão mais básica a diesel, equipada com o motor mais recente do grupo PSA (um motor 1.5 de 130cv com caixa manual de 6 velocidades), terá de despender no mínimo de 35.000€.

Se estiver à procura de um motor mais potente a diesel, poderá adquirir a versão diesel de 2000 cc de 160 cv a partir de 48.000€, ou sensivelmente mais 1000€ se quiser optar pela versão de 180cv.

A versão por nós ensaiada tem um PVP de aproximadamente 54.000€. Porém, para nós, é um preço que se justifica tendo em conta todo o equipamento do carro, o comportamento dinâmico e sobretudo o design exterior.

Destacam-se a caixa de velocidades automática e a pintura metalizada, o teto panorâmico, o sistema de som da Focal, o sistema de auxílio à condução nocturna “Night Vision”.

Como já vem sendo hábito, terminamos a nossa review com 5 coisas que mais gostamos e que menos gostamos no carro.

5 coisas que mais gostamos

  1. A saudação e coreografia de luzes de cada vez que o carro é ligado
  2. Os vidros laterais não têm molduras como os verdadeiros desportivos coupé
  3. Quando se aciona a marcha atrás, os retrovisores baixam para evitar que se danifiquem as jantes a bater nos passeios
  4. Os escapes são verdadeiros em todas as versões do carro
  5. As luzes interiores do carro ligam-se simplesmente com o passar do dedo – um toque realmente premium

5 coisas que menos gostamos

  1. Falta de apoio para as mãos no tejadilho
  2. Comandos do cruise control confusos e difíceis de usar porque estão próximos das patilhas de velocidades e dos seletores das luzes
  3. Não é possível conduzir o carro no modo Sport com as mudanças manuais (na caixa automática)
  4. Os vidros traseiros apenas abrem parcialmente
  5. Falta de definição e qualidade da câmara traseira (algo que tem vindo a ser comum no grupo PSA)

Comprar ou não o Peugeot 508?

Os concorrentes deste carro são apenas três: o Audi A5 Sportback, o BMW Serie 4 Gran Coupe e o Volkswagen Arteon.

Comparando todos os modelos, no que toca às motorizações e à potência, eles são equivalentes.

Relativamente aos preços, o Arteon e este 508 são os mais económicos.

Se tivermos em conta estes fatores e o equipamento de série, o Peugeot 508 é, sem dúvida, o carro que melhor está equipado.

Para além disso, para nós, a beleza deste carro sobrepõe-se à dos restantes, destacando-se pelo design inovador.

Concluindo então, este carro é sem dúvida uma excelente aposta dentro do seu segmento: bonito, prático, confortável, rápido e muito bem equipado.

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