Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
08 Mai, 2018 - 00:00

Ponto certo da carne: selada, bem ou mal passada, ou ao ponto?

Márcio Matos

Existe um ponto certo da carne? A resposta é simples: não, não há um ponto certo da carne. Mas, há 5 pontos essenciais e nós explicamos tudo.

Ponto certo da carne: selada, bem ou mal passada, ou ao ponto?

Seguramente, já se deparou com a circunstância de receber em sua casa convidados que lhe pediram o bife mal passado, enquanto outros lhe imploraram para passar o melhor possível. Na verdade, não há mesmo um ponto certo da carne e, por isso, o mais comum é cada um seguir o seu gosto pessoal e cozinhar a carne de acordo com aquilo que mais aprecia.

Para que conheça mais esta matéria, apresentamos os 5 pontos de cozedura da carne. E repare bem… A diferença entre cada um deles é de apenas mais alguns minutos na grelha.

Ponto certo da carne: os 5 pontos de cozedura

o ponto certo da carne

1. Selada

O que significa, levemente cozinhada na superfície e crua no interior. Para o conseguir, deve deixar a carne na grelha por apenas 1 minuto (30 segundos de cada lado).

2. Mal passada

A carne ganha uma crosta acastanhada no exterior, enquanto o interior continua vermelho vivo. Para o obter, deixe a carne grelhar por 2 minutos (1 minuto de cada lado).

3. Ao ponto

A superfície da carne fica uniforme e caramelizada, já o centro ostenta um tom rosado. Deve deixar a peça na grelha por 4 minutos (2 minutos de cada lado).

4. Ao ponto para bem

Exterior completamente cozinhado e o centro está apenas levemente rosado. Deixe na grelha por 5 minutos (2 minutos e meio de cada lado).

5. Bem passado

Carne completamente cozinhada quer no exterior, quer no interior. Grande parte dos sucos da carne já se perdeu. Grelhe durante 7 minutos (3 minutos e meio de cada lado).

5 truques preciosos para cozinhar bifes

Bife

Fonte: Pixabay/Divily

1. Evite choques térmicos

Para tal, retire a carne do frigorífico 20 a 60 minutos antes de a cozinhar. Assim, a carne não ficará rija ou dura.

2. Aqueça bem a frigideira

Antes de colocar a carne, o azeite e o sal, deixe a superfície da frigideira ficar bem quente.

3. Sele bem a carne

Deixe que a carne caramelize de ambos os lados, permanecendo com o seu interior húmido e suculento.

4. Não vire a carne com um garfo

Isso vai furar o bife e fazer com que ele perca os seus sucos. Use outro utensílio.

c. Deixe a carne descansar

Antes de empratar, deixe a carne repousar 5 minutos, para conseguir um bife tenro e muito suculento.

Os bifes são um alimento delicioso e muito apreciado, mas a verdade é que, se passarem do ponto que apreciamos, podem ser uma verdadeira deceção, não acha? Por isso, se está a pensar em fazer carne para o jantar, a primeira coisa que deve fazer é assegurar-se que a peça que vai comprar é de qualidade e tem o corte indicado para aquilo que pretende. Depois, só tem de aferir o ponto certo da carne para cada um dos convidados.

Bom apetite!

Veja também: