Marvin Tortas
Marvin Tortas
16 Mar, 2020 - 15:55

Portugal fecha fronteiras com Espanha. Haverá 9 pontos com passagem controlada

Marvin Tortas
Patrocinado por:

As fronteiras com Espanha serão fechadas hoje a partir das 18h. Haverá apenas 9 pontos com passagem controlada. Só mercadorias e trabalhadores poderão atravessar fronteira.

sinal de fronteira com espanha

O número de casos positivos de Covid-19 que têm vindo a aumentar em Portugal e Espanha levaram ao governo português a restabelecer controlos nas fronteiras entre os dois países, com efeito a partir das 18 horas de segunda-feira, 16 de março.

A decisão foi anunciada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Eduardo Cabrita, e por Marta Temido, Ministra da Saúde, após uma reunião por videoconferência onde participaram os ministros europeus da Administração Interna e da Saúde, além de três comissários europeus.

No âmbito deste entendimento comunitário, o ministro adiantou que ainda hoje serão reintroduzidos controlos nas fronteiras terrestres com Espanha, limitando a nove os pontos de passagem entre os dois países e “estabelecendo mecanismos que limitam essa passagem na fronteira terrestre exclusivamente a mercadorias e trabalhadores que tenham, por razões profissionais, de se deslocar para o outro lado da fronteira”.

Eduardo Cabrita frisou ainda que esses mecanismos “não devem ser discriminatórios” nem poderão colocar em causa o regresso, a Portugal, de cidadãos nacionais ou com residência no país, nem a ida de cidadãos para os respetivos países de origem.

Veja também

Para descomplicar a informação

As informações sobre os temas que envolvem o impacto social do novo Coronavírus são dinâmicas e constantemente atualizadas. Por isso, os conteúdos publicados nesta secção não devem substituir a consulta com profissionais e especialistas, tanto da saúde como do direito e temas afins.