Márcio Matos
Márcio Matos
17 Jun, 2019 - 12:31
30 graus! Descubra a praia com as águas mais quentes do país

30 graus! Descubra a praia com as águas mais quentes do país

Márcio Matos

Se é friorento e só entra em mares de águas quentes, fique a saber qual a praia com as águas mais quentes do nosso país. Curioso? Então, espreite o artigo.

O artigo continua após o anúncio

Para quem se costuma lamentar das temperaturas baixas das águas do nosso mar, nada como dar conhecimento de qual é a praia com as águas mais quentes do nosso país. Pois bem, podemos adiantar que este areal fica no Alentejo, mais concretamente em Sines, na Costa Vicentina. Trata-se da praia de São Torpes e a explicação para tão agradáveis temperaturas segue nas linhas abaixo.

Entretanto e se, por outro lado, prefere águas mais frescas e convidativas à prática de desporto, deixamos-lhe também ficar algumas sugestões de outras praias que pode e deve visitar na belíssima localidade de Sines.

A praia com as águas mais quentes de Portugal fica em Sines

praia com as aguas mais quentes do pais

São Torpes é uma praia portuguesa que fica na costa vicentina, em Sines, com bandeira azul, mas que é acima de tudo conhecida pelas suas águas de temperaturas acima da média. É verdade, a água deste areal costuma marcar os 30ºC nos termómetros.

O porquê desta temperatura é simples de explicar: as águas desta praia são influenciadas pela atividade da central termoelétrica de Sines. Portanto, não é de admirar que a água mais quentes seja a mais próxima do canal de descarga da central.

No entanto, esta é uma zona algo perigosa. Por isso, ela está sempre vigiada e tem uma corda para segurança dos banhistas, devido às muitas correntes existentes no local. Mas a restante água acaba por ser contagiada pelas temperaturas mais altas, tornando o banho uma atividade mais agradável.

Convém ainda acrescentar que os especialistas garantem não haver qualquer perigo pelo facto de as águas serem provenientes da central termoelétrica. Por isso, pode tomar banho à vontade. Aliás, a praia de São Torpes tem bandeira azul.

Além desta caraterística, este areal alentejano é também popular pelas suas ótimas ondas, ideais para surfistas e praticantes de desportos náuticos. As suas águas são mornas e, ainda, muito limpas, o que as torna ainda mais apetecíveis.

Outras praias de Sines

praia santo andre sines

Praia Vasco da Gama

A Praia Vasco da Gama encontra-se adjacente ao Porto de Pesca. Trata-se de um areal urbano que conta com visitantes tanto no verão, como no inverno. A sua marginal é ótima para passeios e para a prática de jogging. A linha de praia tem uma extensão de 360m e a proteção de dois molhes tornam-na muito calma. Pode contar com duches, lava-pés e instalações sanitárias (inclusive para pessoas com incapacidade motora).

O artigo continua após o anúncio

Praias de Porto Covo

Estas são das praias mais belas, cujo recorte litoral dá origem a uma série de pequenas praias de areia fina e água transparente, que contam com grandes rochedos. Samoqueira, Pequena e Buizinhos são alguns dos nomes destas pequenas praias que apresentam boas condições sanitárias. Há, no entanto, que adiantar que o acesso a elas é difícil e que não têm vigilância permanente.

Praia da Ilha do Pessegueiro

Muito conhecida, a Ilha do Pessegueiro conta com uma praia com um extenso areal, mesmo na sua frente. Na Ilha, existem vestígios de uma fábrica de salga de peixe romana. O acesso viário ao areal é pavimentado e há lugares de estacionamento. Na arriba, junto à praia, fica o Forte do Pessegueiro.

Praia da Costa do Norte

A Costa do Norte traduz-se em quilómetros e quilómetros de areal contínuo, que se estendem até à península de Tróia. Ideal para quem aprecia um areal a perder de vista e um mar forte e possante. Para contactar com uma Natureza em estado selvagem, nada como ficar a conhecer os encantos desta praia.

Praia de Morgavel

Esta é uma praia não urbana com fácil acesso, boa oferta de estacionamento e de restaurantes nas imediações. A extensão da linha de praia é de 350m e, além de boas infra-estruturas, possui as condições ideais para a prática de surf.

Praia do Salto (naturista)

E, para quem pretende usufruir de um areal de forma naturista, Sines possui esta que é, desde 2002, uma das praias naturistas reconhecidas oficialmente em Portugal. Trata-se de uma das pequenas praias de Porto Covo – de que já falámos anteriormente – e fica entre o Cerro da Águia e a Cerca Nova. O seu ambiente tranquilo e intimista é ideal para quem busca um espaço reservado e calmo.

Veja também