Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Viviane Soares
Viviane Soares
06 Set, 2018 - 00:00

Praias das Aldeias do Xisto: paraísos escondidos na serra

Viviane Soares

Cascatas, águas cristalinas, ar puro, paisagens deslumbrantes e tranquilidade. As praias das Aldeias do Xisto são autênticos paraísos naturais.

Cansado da confusão das praias do litoral? De ter de procurar um lugar no areal só para poder aproveitar umas horas de sol com a família? Se este é um fator de intranquilidade nas suas férias, por que não planear uma escapadinha de verão diferente e conhecer melhor o país. Dê uma vista de olhos nas praias das Aldeias do Xisto, autênticos paraísos naturais localizados no interior centro.

Além de poder desfrutar de tudo o que uma zona balnear tem para oferecer, também pode usufruir de uma paisagem natural de enorme beleza – e isto para não falar da oferta de alojamento com uma excelente relação qualidade/preço, das inúmeras atividades de lazer e de diversão e ainda da oportunidade de abrir os horizontes aos mais pequenos, numas férias de turismo na natureza. O que lhe parece?

12 praias das Aldeias do Xisto que tem de conhecer

1. Praia das Rocas

Situada em Castanheira de Pêra, no distrito de Leiria, a praticamente 80 km da costa, a Praia das Rocas é a maior praia artificial do país.

Com uma vista privilegiada para a Serra da Lousã, esta é uma das praias das Aldeias do Xisto onde palmeiras tropicais convivem com a densa floresta desta região serrana. Há uma ilha no centro da praia, uma piscina de ondas, uma albufeira, uma ponte secular e todas as comodidades para desfrutar de um verão fantástico.

2. Praia das Fragas de São Simão

A 15 minutos a pé da Aldeia do Xisto de Casal de São Simão, em Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, a Praia Fluvial das Fragas de São Simão são um pequeno oásis na Ribeira de Alge. De águas límpidas e cristalinas, esta é um das mais bonitas praias das Aldeias do Xisto.

No local, também existe um miradouro para que se possa usufruir em plenitude das paisagens circundantes. A praia propriamente dita fica entre duas imponentes fragas, rodeada de sobreiros e loureiros, e onde são praticados alguns desportos radicais, nomeadamente escalada, rappel e slide.

Praia das fragas de são simãos

3. Praia Ana de Aviz

Localizada no concelho de Figueiró dos Vinhos, a Praia Fluvial Ana de Aviz é uma referência para o Turismo Ambiental e de Natureza, uma vez que é reconhecida a nível nacional pelas suas condições excepcionais, não só devido às suas características naturais, mas também à qualidade dos equipamentos de apoio.

Aqui pode desfrutar de uma beleza natural e paisagística única, além das águas límpidas, do ar puro e de uma tranquilidade desmedida. Não serão estas razões suficientes para visitar a praia e a região?

4. Praia da Louçainha

Esta praia insere-se nas Represas Naturais da Louçainha, um dos locais mais apelativos do concelho de Penela. Escondida entre a serra do Espinhal, esta zona balnear de rio é muito procurada nos meses de verão.

A qualidade das águas, os excelentes equipamentos fluviais e a preocupação ambiental têm-lhe valido a atribuição regular da Bandeira Azul, que exibe a par da classificação de Praia Acessível.

5. Praia de Poço Corga

Situada no leito da Ribeira de Pêra, esta praia está localizada em Bolo, Castanheira de Pêra. A qualidade da água, o facto de ser uma Praia Acessível e ter o serviço de primeiros socorros com nadador-salvador e a beleza natural da Serra da Lousã são algumas das mais-valias oferecidas por esta praia.

6. Praia da Senhora da Piedade

A Praia Fluvial da Senhora da Piedade está situada no concelho da Lousã, mergulhada na ribeira de São João. Enquadrada pela Ermida de Nª Sra. da Piedade e pelo Castelo de Arouce, a praia, com bandeira azul, tem todos os equipamentos necessários para passar uns dias maravilhosos na região. Aqui, há recantos para descansar, fazer um piquenique e passar bons momentos em família.

praia da senhora da piedade

7. Praia Senhora da Graça

Esta praia, banhada pelo rio Ceira, fica localizada na freguesia de Serpins, no concelho da Lousã. Também conhecida por Praia Fluvial de Serpins, aqui poderá mergulhar nas águas cristalinas do rio e aproveitar as sombras oferecidas pelas árvores centenárias. Com bandeira azul, a praia tem ainda uma piscina natural destinada a crianças.

8. Praia da Bogueira

Perto de Casal de Ermio, uma aldeia no concelho da Lousã, a Praia Fluvial da Bogueira é uma das muitas praias das Aldeias do Xisto com Bandeira Azul. Com um ambiente muito familiar e inserida numa paisagem deslumbrante, a praia possui uma infraestrutura de equipamentos de apoio muito completa, incluindo até campo de jogos, mesas de piquenique e piscina fluvial para as crianças.

Nas proximidades, aproveite para visitar cinco das Aldeias do Xisto da Serra da Lousã que se encontram a poucos quilómetros de distância. São elas: Candal, Cerdeira, Casal Novo, Talasnal e Chiqueiro.

9. Praia de Foz d’ Égua

A aldeia de Foz d’Égua pertence à freguesia do Piódão, no concelho de Arganil, distrito de Coimbra. Esta é uma das praias das Aldeias do Xisto mais bonitas do país e encontra-se na confluência da ribeira de Chãs d’Égua com a do Piódão.

A construção de um açude levou à formação de uma magnífica piscina natural, com águas calmas e cristalinas, um autêntico oásis natural.

7 tradições das Aldeias do Xisto que vale a pena conhecer
Veja também 7 tradições das Aldeias do Xisto que vale a pena conhecer

10. Praia do Sesmo

A Praia Fluvial do Sesmo está localizada na aldeia do Sesmo, no extremo oeste do concelho de Castelo Branco. Não muito distante da Aldeia do Xisto de Sarzedas, na região Tejo-Ocreza, esta praia é formada a partir de um açude construído numa pequena ribeira afluente do rio Ocreza. Aqui reina, sobretudo, a tranquilidade.

11. Praia de Albufeira do Cabril

Localizada na fronteira entre o concelho da Sertã e o de Pedrógão Grande, numa linha que separa os distritos de Leiria e Castelo Branco, a Praia Fluvial da Albufeira do Cabril é banhada pela águas límpidas e cristalinas do rio Zêzere.

A praia é formada por uma das maiores barragens portuguesas – a Barragem do Cabril -, uma obra de arquitetura construída com o objetivo de ser uma reserva de água doce, mas que acabou por se transformar num espaço de lazer ao ar livre muito fora do comum, dada a beleza paisagística que o caracteriza.

12. Praia de Açude Pinto

Localizada em Açude Pinto, no concelho de Oleiros, esta praia tem muitas sombras, espaço relvado e duas piscinas, uma para os mais novos e outra mais profunda, zona de solário, parque infantil, parque de merendas e esplanada.

O Parque de Campismo Municipal- Camping de Oleiros – fica próximo e, também nas imediações, é ainda possível praticar desporto, pescar ou conhecer alguns percursos pedestres. 

Veja também