Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
23 Jul, 2019 - 14:37

As 10 praias mais bonitas de Menorca para ir este verão

Márcio Matos

As praias de Menorca são refúgios de areia branca e águas cristalinas, onde apetece ir e ficar. Já tem a toalha de praia? Aqui ficam 10 sugestões!

As 10 praias mais bonitas de Menorca para ir este verão

Com a chegada das férias e do tempo quente, é impossível não começar a pensar em destinos para uma escapadinha e, inevitavelmente, as praias estão no topo da lista. Neste caso, vamos apresentar-lhe as praias mais bonitas de Menorca, refúgios de águas cristalinas, areais amplos e limpos, onde é possível divertir-se, ao mesmo tempo que relaxa.

Do sul ao norte da ilha, as praias mais bonitas de Menorca sucedem-se num top que não é fácil de construir, dada a diversidade de cenários e paisagens que estes areais conseguem oferecer. Portanto, siga o nosso roteiro e não deixe de tomar uns belos banhos de sol e mar nestas praias mais bonitas de Menorca.

10 praias mais bonitas de Menorca: areias brancas e águas cristalinas

1. Cala de La Vall

Estes areais dizem respeito, na realidade, às praias virgens de Algaraiens, as que ficam mais próximas da Ciutadella de Menorca. Por aqui, é possível, para além de se dedicar aos banhos de sol, jogar voleibol ou futebol, por exemplo. Mas esta é, além do mais, uma praia com história, visto que neste areal se encontram os antigos refúgios militares e esconderijos, utilizados no passado por artilheiros para impedir o desembarque dos inimigos.

2. Cala Turqueta

menorca

Fonte: Flickr/hugos007

No sul, encontram-se algumas das praias mais deslumbrantes da ilha, com baías de águas transparentes que desenham o cenário perfeito de um destino paradisíaco. Esta é mesmo uma das praias preferidas dos espanhóis.

A cerca de 10kms da Ciutadella, este é um areal pequeno, mas pleno de encanto e, como é muito famoso e procurado, pode não ser fácil arranjar lugar para estacionar o automóvel ou a toalha, caso chegue muito tarde.

3. Cala Macarella e Cala Macarelleta

menorca

Fonte: Flickr/Markus Trienke

Esta que é uma das principais baías da ilha fica junto Cala Turqueta, a cerca de 5 minutos a pé da mesma. A Cala Macarella inclui, ainda, uma baía mais pequena, a Cala Macarelleta.

Ambas as praias estão conectadas por um trilho magnífico, repleto de vistas estupendas. Ao percorrer o trajeto entre ambos os areais, tire bastantes fotografias e substitua os chinelos de praias por umas sapatilhas. Verá que se irá sentir mais confortável.

4. Cala de Son Saura

Esta é a maior praia da Ciutadella de Menorca, o segundo núcleo urbano da ilha. Afinal, são mais de 300 metros de costa! Além da sua extensão, outras das particularidades deste areal são as algas que marcam presença junto à praia, assim como os pequenos peixes que acompanham os visitantes nos seus banhos e mergulhos.

5. Cala Mitjana e Cala Mitjaneta

menorca

Fonte: Flickr/Ben Salter

Estas são outras duas praias magníficas de areias brancas, águas claras, penhascos pitorescos e bosques a perder de vista. A apenas alguns metros de distância uma da outra, um dos encantos destes destinos é partilharem as mesmas águas e, por isso, é possível deslocar-se de uma praia até à outra nadando. Há, também, um caminho de terra que liga os dois areais e que vale a pena percorrer pela beleza de todo o cenário envolvente.

6. Cala Binidalí

A Cala Binidalí é uma praia pequena, mas muito frequentada nesta região. Fica a 9kms de Mahón e tem uma areia fina, uma água azul límpida e um cenário natural deslumbrante.

Depois de um dia de praia, nada como ir até à povoação de Sant Climent, onde pode encontrar alguns deliciosos restaurantes e usufruir de um ambiente tranquilo e calmo, oferecido nessa localidade.

7. Cala Escorxada

menorca

Fonte: Wikimedia Commons/RD_Elsie

Situada no sul da ilha, esta praia é um daqueles tesouros por descobrir. A razão é simples: o seu acesso é difícil, sendo necessário ir de barco ou percorrer uma hora de caminho a pé. Contudo, as águas cristalinas valem bem a pena o esforço, já para não falar de que, além de ser uma das praias mais bonitas de Menorca, é uma praia deserta, plena de sossego e tranquilidade.

8. Cala Pregonda, Cala Cavallería e Cala del Pilar

menorca

Fonte: Flickr/Miguel Escobar Gómez

Chegados ao norte da ilha, Cala Pregonda, Cala Cavallería e Cala del Pilar são as praias mais populares desta região. O cenário natural envolvente é magnífico e compensada a caminhada que é necessário fazer até chegar ao areal.

9. Cala Tortuga e Cala Presili

Embora não seja comum nas praias a norte da ilha, Cala Tortuga possui uma areia branca e fina super agradável. Esta praia está incluída no Parque Natural de Albufera de Grau, localizado entre a via que liga Mahón a Fornells.

O silêncio do qual transmite uma calma e uma paz únicas. A paisagem é deslumbrante e o som das ondas do mar sublinha essa tranquilidade, complementada pela beleza deste cenário incrível.

10. Cala Sa Mesquida

menorca

Fonte: Flickr/Sara

A praia de Sa Mesquida fica 10kms a norte de Mahón. Daqui é possível observar o porto da ilha. Este é um dos areais preferidos dos habitantes de Menorca e é destino de eleição para eles, principalmente aos fins-de-semana.

Além de estacionamento gratuito, a praia é vigiada e dispõe de um pequeno quiosque com bebidas frescas e gelados.

Veja também: