Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Margarida Ferreira
Margarida Ferreira
11 Mai, 2016 - 10:00

Profissões de risco: as 5 mais perigosas do mundo

Margarida Ferreira

Existem algumas profissões de risco, que muitos evitam a todo o custo, mas que alguém tem, eventualmente, de fazer.

Profissões de risco: as 5 mais perigosas do mundo

Se sabe o que gostaria de fazer da sua vida, é meio caminho andado para tomar uma decisão, mas se aquilo que o apaixona é uma profissão perigosa, talvez deva reconsiderar a sua escolha ou, pelo menos, analisar os prós e os contras da mesma.

Enquanto que umas profissões se baseiam numa rotina, num escritório, atrás de uma secretária, outras profissões podem colocar em risco a sua vida.

Como se avaliam as profissões de risco?

De modo a avaliar o grau de risco de uma profissão é necessário ter determinados fatores em conta, nomeadamente:

  • Riscos para a saúde;
  • Exposição a materiais e/ou substâncias contaminadas, doenças, infeções e radiação;
  • Risco de ferimentos;
  • Perigo de vida.


As 5 profissões de risco existentes no mundo do trabalho

Existem muitas profissões de risco no mundo do trabalho, estas são as 5 mais perigosas.


1. Bombeiro

placeholder-1x1

Ser bombeiro é, sem dúvida, pertencer ao grupo de profissionais com profissões de risco. É um trabalho de louvar e que tem de ser feito, mas muito perigoso. Os bombeiros vão para o terreno e estão expostos a situações de emergência, como incêndios, enchentes, desabamentos, etc., colocando a sua vida em causa para salvar a de outros.

Encontre aqui todas as ofertas de emprego para Bombeiros

2. Técnico de limpeza de janelas

placeholder-1x1

Decerto que já viu indivíduos pendurados do lado de fora de edifícios, apenas com cabos, praticamente suspensos no ar. O profissional técnico de limpeza de janelas já é perigoso em Portugal, mas ainda mais em países com edifícios de muitos andares. Este é, sem dúvida, uma profissão de risco pois, caso um cabo falhe, a morte é praticamente certa.



3. Duplo de cinema

placeholder-1x1

Outra profissão de risco é a de duplo de cinema. Estes profissionais entram em cena sempre que os atores necessitam de gravar cenas arriscadas, ou seja, a cabeça deles está sempre a prémio. Viver um acidente de carro, saltar de sítios altos ou rebolar por escadarias abaixo pode, obviamente, colocar a vida em risco.



4. Astronauta

placeholder-1x1

Descobrir o espaço e partir rumo ao desconhecido pode ser algo sedutor, no entanto, o emprego de astronauta é um dos mais arriscados do mundo. Uma mudança drástica de pressão, a título de exemplo, pode ter consequências para o indivíduo, mesmo com os fatos específicos, bem como um erro nos cálculos pode por um fim à sua vida.



5. Eletricista (de alta tensão)

placeholder-1x1

Provavelmente nunca refletiu acerca deste assunto, mas a verdade é que ser eletricista de alta tensão é uma das profissões mais perigosas do mundo. É óbvio, tendo em conta que este profissional trabalha em postes de alta tensão, bem como na rede elétrica. Ainda que os eletricistas utilizem equipamentos de proteção específicos para este trabalho e recebam formação, caso algo seja mal calculado, o perigo de vida é grande.
Faça mais pela sua carreira >>
Veja também: