ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Ekonomista
Ekonomista
09 Dez, 2020 - 15:34

Programa da disciplina de Matemática vai ser revisto

Ekonomista

Programa vai passar a incluir novos temas, como conhecimento computacional e programação. O objetivo geral da medida é reverter o insucesso à disciplina.

Menino numa aula de Matemática

O ensino da Matemática nas escolas está a ser alvo de uma revisão e prevê-se mudanças que serão implementadas de forma gradual, avança a Lusa citando o secretário de Estado e da Educação, João Costa.

O governante criticou as políticas educativas do antigo ministro da Educação, Nuno Crato, para justificar os resultados dos alunos portugueses do 4.º ano no TIMMS (Trends in International Mathematics and Science Study), publicados esta terça-feira, dia 8 de dezembro. Geraram, nas palavras do secretário de Estado, “maiores dificuldades na aprendizagem”.

O estudo internacional de avaliação do desempenho de alunos do 4.º e 8.º anos a Matemática e a Ciências revelou que estes alunos pioraram o seu desempenho a Matemática, tendo descido de 541 pontos nas provas de 2015 para 525 pontos (numa escala de 1 a 1000). Numa comparação entre as capacidades dos alunos do 4.º ano para “Conhecer”, “Aplicar” e “Raciocinar”, o TIMMS revela que os alunos pioraram nas três áreas, sendo que aquela onde mais pioraram foi na dimensão de “Conhecer”.

Por esta razão, o programa da disciplina de Matemática vai ser revisto para tentar garantir melhores resultados dos alunos. Sabe-se que está em cima da mesa a possibilidade de serem integrados novos temas, como é o caso do conhecimento computacional e a programação.

A proposta de revisão vai ser pedida ao grupo de trabalho que, em 2018, apresentou um relatório com recomendações para a melhoria das aprendizagens. Desta vez o objetivo, explicou João Costa, é “olhar para o programa como um todo”, não se comprometendo com nenhum prazo de entrada em vigor.

Veja também