Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Duarte
Ana Duarte
15 Mai, 2018 - 15:53

PSP alerta para telefonema fraudulento

Ana Duarte

A PSP alertou para uma nova burla telefónica que está a afetar, principalmente, cidadãos de Lisboa. Veja como evitar fraudes financeiras via telefone.

PSP alerta para telefonema fraudulento

A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a alertar os cidadãos para um telefonema fraudulento, que tem sido feito a pessoas na zona de Lisboa (e não só), principalmente em horário pós-laboral e durante os fins de semana e feriados.

A PSP lançou o alerta no dia 10 de maio de 2018, através da sua página de Facebook, onde partilhou a mensagem falsa que tem andado a circular nesses telefonemas fraudulentos: “somos da PSP e estamos a ligar para que possa evitar uma coima que tem de muitos milhares de €uros da Autoridade Tributária. Basta transferir uma quantia de poucas centenas de €uros para o NIB que lhe vamos dar e regulariza de imediato a sua situação”.

O número de vítimas desta fraude está a aumentar e a PSP alerta para que os cidadãos fiquem atentos a este telefonema, apelando a que as pessoas denunciem estas comunicações, partilhem e informem outros acerca desta mensagem falsa que tem como objetivo a extorsão monetária.

Telefonemas fraudulentos: como agir

As burlas telefónicas são recursos usados para extorquir dinheiro a cidadãos, seja por chamada ou mensagem escrita. As autoridades recomendam que as pessoas tenham cuidado ao atender chamadas com indicativos internacionais e de números desconhecidos.

É aconselhável que também não retribua chamadas destes números nem responda, caso lhe enviem mensagens. Através destas comunicações, a pessoa corre o risco de extorsão, sendo muito difícil a recuperação desse dinheiro.

Veja também: