Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
10 Jul, 2018 - 17:01

Vai mesmo publicar fotografias das férias? Pense duas vezes

Nuno Margarido

A tentação de partilhar bons momentos nas redes sociais é grande. Contudo, deixamos-lhe o conselho: não publique fotografias das suas férias. Saiba porquê.

Vai mesmo publicar fotografias das férias? Pense duas vezes

Todos os anos a mesma história: pessoas roubadas porque estavam de férias e não tinham ninguém em casa. O grande problema é que muitas dessas pessoas não se apercebem que foram elas mesmas que incentivaram os “amigos do alheio” a invadir a casa. Este verão, não cometa o mesmo erro e não publique fotografias das férias.

Publicar fotografias das férias: porque não o deve fazer

não publique fotografias das suas férias

As redes sociais são locais maravilhosos onde podemos partilhar os nossos gostos, as nossas curiosidades, a nossa opinião e até aquilo que mais nos interessa. São até um local de eleição para partilhar tudo aquilo que vemos e apreciamos durante as férias.

No entanto, podem ser também o pior local do mundo para partilhar estas informações, uma vez que ao partilharmos informações durante as férias também estamos a dizer a eventuais ladrões que não estamos em casa. Quer mesmo arriscar?

Segundo a ABC, um grupo de media norte-americano, cerca de 80% dos ladrões utiliza as redes sociais para saber quem é que está de férias e para descobrir as casas que se encontram vazias. E uma casa vazia é sempre um convite para um roubo, mesmo que o cão esteja de guarda ou que os alarmes estejam ativos.

Razão mais do que suficiente para que não publique fotografias das suas férias da próxima vez que decidir fazer uma escapadinha. Ou melhor: publique mas apenas depois de já ter regressado a casa. Assim, não é apanhado desprevenido perante uma casa vazia após o regresso.

Para além disso, acaba sempre por tirar umas férias das redes sociais – e do stress todo que estas provocam. Pode ainda começar a tirar fotografias com uma máquina fotográfica ao invés de utilizar a câmara do telemóvel para poder captar momentos com muito mais qualidade.

Chave Direta: para a sua segurança

O Chave Direta é uma iniciativa do Ministério da Administração Interna que visa garantir a segurança das residências habituais dos cidadãos que se encontram de férias. Segurança que é mantida através da realização de ações de patrulhamento junto das mesmas durante a ausência dos seus proprietários.

Veja também