Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
04 Mai, 2018 - 00:00

Quanto tempo posso deixar o frigorífico desligado? Nós respondemos

Helena Peixoto

Se já se perguntou ‘quanto tempo posso deixar o frigorífico desligado’, saiba que a verdade é que não há uma só resposta. Quer saber mais?

Quanto tempo posso deixar o frigorífico desligado? Nós respondemos

Temperatura do ambiente, estação do ano, tipo de perecíveis guardados no eletrodoméstico ou apenas motivo do desligamento (propositado ou acidental) podem fazer toda a diferença na hora de responder à pergunta ‘quanto tempo posso deixar o frigorífico desligado’. Espreite as nossas dicas e sugestões.

“Quanto tempo posso deixar o frigorífico desligado”: temos a resposta

quanto tempo posso deixar o frigorifico desligado

Antes de respondermos à pergunta ‘quanto tempo posso deixar o frigorífico desligado’, é importante perceber as noções básicas sobre este eletrodoméstico. A verdade é que hoje em dia não vivemos sem ele e, graças ao frigorífico, a gestão do dia a dia e das casas fica bem mais fácil: é possível comprar carne e peixe para um mês inteiro, por exemplo, desde que se utilize o congelador.

No entanto, apesar de todo o frigorífico cumprir a função de refrigeração, ela não é igual por toda a parte: a parte mais próxima do congelador é a mais fria. É por isso que deve guardar aí os alimentos mais perecíveis, como carne, peixe e produtos lácteos. Fruta e legumes devem ser colocados na zona oposta.

Afinal, quanto tempo posso deixar o frigorífico desligado?

Se desligou o aparelho para proceder à descongelação de rotina e de manutenção do equipamento, deve deixar desligado no mínimo 72horas. O ideal é sempre aproveitar um período que vá de férias para fora, por exemplo, pois desta forma evita a necessidade de ter alimentos em casa.

Se o aparelho se desligou sem a sua intervenção (avaria ou falha de energia) e a lotação estava quase total, é necessário estar muito atento. Se isto aconteceu no inverno e com temperaturas ambiente típicas do frio, à partida conseguirá deixar o frigorífico desligado durante 24h a 32horas sem que o seu conteúdo se estrague.

Se, pelo contrário, teve o azar de isto acontecer durante o clima quente, o cuidado tem de ser extra, sobretudo com produtos lácteos, ovos e carnes e peixes crus e cozinhados. O que fazer nesta situação?

Existem algumas dicas que pode seguir para tentar evitar que os alimentos se estraguem enquanto tem o frigorífico desligado. Tome nota:

  • mesmo depois de desligado, o frigorífico vai manter durante algumas horas o seu frio residual; se o desligamento for muito temporário, não terá que fazer nada;
  • Leve os alimentos para o compartimento da casa mais fresco e seco e deixe-os junto ao chão (zona mais fria);
  • Compre alguns sacos de gelo, encha bacias e baldes e deixe lá os produtos mais sensíveis (devidamente empacotados) – mesmo após o gelo se transformar em água, a temperatura vai continuar baixa e permitir que sejam conservados os alimentos.

Veja também: