Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
20 Ago, 2018 - 10:00

Quarto de criança: dicas úteis e ideias de decoração para o quarto dos seus filhos

Teresa Campos

Decorar um quarto de criança obedece a algumas normas importantes, para que tudo esteja seguro e ao gosto da pequenada. Ora, tome nota!

Quarto de criança: dicas úteis e ideias de decoração para o quarto dos seus filhos

Se tem um quarto de criança para planear e decorar, siga as nossas indicações para conseguir uma divisão bem planeada, organizada, segura e confortável para o bem-estar dos seus filhos. Peça-lhes a opinião e faça com que eles participem no processo de decorar o seu quarto de criança. Verá que eles irão gostar e, certamente, vão querer passar muitas horas a divertir-se no interior deste espaço, pensado para eles.

Quarto de criança: dicas e aspetos importante a ter em conta

quarto crianças

Segurança

Um quarto de criança deve ser, antes de mais, seguro. Isole as tomadas, tenha cuidado com esquinas bicudas e evite objetos pequenos e pontiagudos.

Mobiliário

Escolha móveis confortáveis e seguros, sem arestas pontiagudas, e com muita durabilidade. Procure também adequar o tamanho das peças, como cadeirinhas e secretárias à altura da criança.

Almofadas e roupas de cama

Além de bonitas, as almofadas criam um ambiente confortável e aconchegante para a criança. Selecione cores e padrões que combinem com a decoração do quarto e a complementem. No caso das roupas de cama, prefira sempre as de algodão, pois são mais macias e frescas, o que é ideal para as épocas mais quentes do ano.

Temática

Escolha temas, cores e materiais que combinem com a personalidade do seu filho, independentemente se é menino ou menina. Pense no que a sua criança gosta. Por exemplo, se ele ou ela gosta muito de um desenho animado, por que não selecionar esse motivo como inspiração para o quarto? Ou, então, se a criança é apaixonada por animais, por planetas, por desporto… siga esses temas coo inspiração.

Tapetes

Os tapetes são um acessório muito importante na decoração de um quarto de criança, porque tornam o ambiente mais confortável e agradável para os mais pequenos. Ajudam a amparar algumas quedas e servem de base para elas se senterem e brincarem. Tenha todos estes aspetos em conta e selecione um tapete fofo, lavável e que combine bem com a decoração do espaço.

Canto lúdico

Crie um pequeno espaço de diversão num pequeno espaço do quarto, para que a criança tenha onde brincar, divertir-se e fazer de conta. Consiga-o, aderindo uma tenda, um beliche com área de lazer na zona inferior, ou uma parede para fazer escalada.

Paredes

Papel de parede: Este material é uma ótima opção para quartos infantis. Existem em inúmeras texturas e cores; são fáceis de aplicar; são práticos de remover; e é de simples limpeza e manutenção.

Posteres e quadros: São divertidos e fáceis de aplicar e remover e é possível encontrar uma infinidade de temas, formas e cores: figuras geométricas, frutas, objetos do dia-a-dia da criança e animais.

Tinta: Num quarto de criança, todas as cores são permitidas –  tons pastéis, cores vibrantes ou, simplesmente, preto e branco. muito bem em quartos infantis. Importante é que privilegie tintas sem cheiro e laváveis.

Lousa: A parede em lousa é uma forma de decoração dinâmica, personalizável e criativa, que a criança pode utilizar como espaço de diversão. Para tal, use papel adesivo ou tinta magnética.

Brinquedos

E, claro, não há quartos de criança sem brinquedos. Selecione os que o seu filho ou filha mais gosta e tenha sempre em consideração a sua idade e se os mesmos respeitam as normas de segurança e proteção. Compre alguns bonecos e animais em crochet e, para os mais crescidos, disponibilize legos, livros e figuras de animais que, além de didáticas, servem de elementos decorativos.

Organizadores

Baús, caixas e cestos: Estas são opções práticas para guardar os brinquedos e jogos. Procure suportes acolchoados e a que a criança consiga aceder com facilidade.

Nichos e prateleiras: Os brinquedos mais bonitos que queira ter expostos, pode sempre organizar em estantes, de preferência numa altura acessível à criança.

Esperamos que as nossas dicas contribuam para um quarto de criança bonito e 100% confortável. Não se esqueça que os gostos dos mais novos mudam com rapidez e, por isso, planeie um quarto de criança com uma base simples, para que depois possa alterar os itens decorativos, sempre que os mais novos assim o desejem.

Veja também