Luana Freire
Luana Freire
05 Nov, 2018 - 15:00
Raças de cães mais inteligentes: quais são?

Raças de cães mais inteligentes: quais são?

Luana Freire

Sabe quais são as 10 raças de cães mais inteligentes de todo o mundo? Doberman e caniche estão na lista. Fique a conhecer o ranking.

O artigo continua após o anúncio

Caniche, papillon e doberman são 3 das 10 raças de cães mais inteligentes de todo o mundo. Saiba mais mais sobre elas e fique a par do top 10.

Os caninos chamam a atenção dos humanos por um sem número de razões: as cores, os tamanhos e as diferentes personalidades são algumas delas. Alguns são mais brincalhões, enquanto outros são mais preguiçosos… E há, ainda, os muito corajosos. Há os que aprendem a dar a patinha e os que só dormem, os que adoram mimos e os mais independentes. Mas, será que ficamos por aqui? A verdade é que todas as características que citamos variam de acordo com a raça do animal – tal como a sua inteligência.

Foi mesmo a pensar nisso que criamos, com base nos estudos do pesquisador Stanley Coren, o ranking das 10 raças de cães mais inteligentes do mundo. O estudioso não definiu a inteligência desses patudos pela capacidade de intuição, mas sim pelas qualidades de trabalho e obediência. Vamos conhecer a lista?

Top 10 das raças de cães mais inteligentes do mundo

10. Austrian Cattle Dog

Berner Sennenhund Dog

Conhece o Austrian Cattle Dog? Este patudo ocupa a 10ª posição no ranking dos cães mais inteligentes do mundo. A sua inteligência é perfeita para trabalhar no pastoreio – e também a sua agilidade -, e é mesmo por isso que a raça é adorada no meio rural.

9. Rottweiler

Rottweiler

O Rottweiler é, também, um dos cães mais espertos que pode encontrar por aí. Porquê? Pela sua enorme capacidade de observação e de atenção.

Sendo este patudo famoso por ser um excelente guarda da casa e da família, a verdade é que ele é também uma excelente companhia. Atento e observador, o Rottweiler é um exímio observador e vai perceber exatamente o que o seu dono quer ou necessita, adaptando-se à casa e aos humanos. Essa capacidade faz da raça uma das mais inteligentes do mundo.

8. Papillon

Papillon dog

Sabia que, entre os cães de pequeno porte, o Papillon é um dos raros que ocupa um lugar na lista dos mais inteligentes? Fica atrás apenas do pequeno caniche.

Na 8ª posição entre as raças de cães mais inteligentes, o papillon é dócil e pequenino, usando o seu tamanho para encantar os humanos e a sua inteligência para proteger quem mais ama.

O artigo continua após o anúncio

labrador

O labrador, além de inteligente, é muito dócil e amoroso. A raça é comummente usada como cão guia para deficientes visuais por ser muito fácil de ensinar e de obedecer a comandos. Mas não é só: esses patudos são também utilizados pela polícia especializada para farejar drogas ilícitas.

Por ser sempre muito ativo e adorar ajudar os donos, o labrador é adorado pelas famílias que escolhem tê-lo como peludo de estimação.

6. Pastor de Shetland

Pastor de Shetland

Sabia que a inteligência desta raça, pastor de Shetland, já foi aproveitada em muitos e muitos filmes no grande ecrã? Isso porque uma das suas grandes qualidades é a capacidade de concentração. Por isso mesmo, ensinar-lhe exercícios e truques é uma tarefa fácil de executar. Na verdade, esses cães parecem especialmente interessados em aprender algo novo.

O curioso desta raça é que a sua inteligência é tão valorizada e evidente que chega a ser comparada à inteligência humana. Incrível, certo? Mas, exageros à parte, sabemos que a realidade é que não é uma inteligência fácil de ignorar. É esta a razão que coloca o pastor de Shetland na 6ª posição do ranking de cães mais inteligentes do mundo.

5. Doberman

Doberman

O doberman é um dos cães de grande porte que aparece listado entre os mais espertos do mundo. Mas, além da sua inteligência, há mais: o doberman é forte e imponente, e é mesmo por isso que esta é uma das raças escolhidas para realizar a guarda da casa. Também em concursos de agilidade a raça tem por hábito ocupar um lugar de destaque.

4. Golden Retriever

golden retriever

O golden retriever aparece em 4º lugar na lista dos caninos mais inteligentes e não é difícil de perceber o porquê. Esses patudos adoram aprender novos comandos e fazem-no com enorme facilidade. Além disso, têm uma especial vocação para a realização de tarefas com sucesso. Talvez seja mesmo este o motivo que faz desta raça a preferida de muitas famílias.

São, além de excelentes cães guia, ótimos companheiros das crianças.

pastor alemão

Sim, o pastor alemão é um cão mesmo muito inteligente e que tem emprego garantido. Não é novidade nenhuma, afinal, quem não se lembra do cão Rex? A inteligência desta raça é muito usada pela polícia, por ser combinada com o seu porte, agilidade, força e coragem.

2. Poodle/Caniche

caniche

Esqueça a sua fama de “cão de madame”, afinal, o poodle/caniche é o segundo cão mais inteligente do mundo e merece uma atenção especial.

Com uma aparência frágil e facilmente associado aos cães que passam a vida ao colo, este cão é, na verdade, um patudo com uma enorme capacidade de inteligência. Aprende tudo e muito rápido, o que faz dessa raça uma das mais fáceis de ensinar e adestrar.

1. Border Collie

border collie

Finalmente, chegamos a 1ª posição do nosso ranking: o border collie é mesmo a raça de cão mais inteligente de todo o mundo.

Extremamente prestativo e hábil, este canino mostra-se sempre disposto a realizar qualquer trabalho que exija testar a sua inteligência – e isso já é prova da sua esperteza.  Com muita energia para gastar, o Border Collie dá conta de qualquer trabalho – e em qualquer demanda. Devido à sua grande capacidade de trabalho, obediência e facilidade no adestramento, esta é a raça canina mais inteligente do globo.

Veja também: