Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ekonomista
Ekonomista
25 Set, 2020 - 13:28

Portugueses vão poder receber o Cartão de Cidadão pelo correio

Ekonomista

Governo decidiu abrir duas novas vias de entrega dos Cartões de Cidadão: através dos CTT e por levantamento em alguns Espaços do Cidadão.

Mulher a abrir correspondência postal

Após terem sido normalizados os pedidos de Cartão de Cidadão com a nova funcionalidade de renovação por SMS ou por email, o fluxo de entregas do documento de identificação tornou-se um problema. Com 350 mil cartões para entregar, o Executivo decidiu agora fazê-lo por duas vias: por correio postal ou por levantamento em alguns Espaços do Cidadão.

Assim, o envio do Cartão de Cidadão pelos correios abrangerá os portugueses maiores de 18 anos, sem agendamento até 31 de outubro. Em termos práticos, estes cidadãos receberão um SMS a indicar essa opção de entrega, tendo depois 48 horas para a aceitar ou rejeitar.

Se nada responderem, assume-se que aceitaram o envio por correio, que será feito através de correio registado, sendo possível acompanhar online o percurso através de um código enviado pelos CTT. Note, contudo, que o documento só poderá ser entregue ao próprio cidadão, mediante apresentação de um outro documento de identificação com fotografia e não terá custos adicionais.

Sobre o levantamento em Espaços do Cidadão, o Governo anunciou que, para já, há 38 destes espaços a em que é possível proceder ao levantamento, mas sublinha que é muito provável que esse número suba para mais de 100 nas próximas semanas. Qualquer autarquia poderá requerer e aderir a este novo serviço.

Veja também