Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
06 Abr, 2020 - 16:53

Reconversão de carreira: o desejo de mudar

Catarina Milheiro

Se está a pensar fazer uma reconversão de carreira, é importante que esteja a par das possibilidades que existem no contexto atual.

mulher a pensar na possibilidade de reconversão de carreira

Fazer uma reconversão de carreira exige, certamente, um desejo enorme de mudar. Alterar o rumo profissional pode, muitas vezes, fazer com que se sinta realizado e preparado para atingir novos objetivos quer na sua vida profissional, como pessoal.

Mas a grande questão que surge na vida das pessoas que querem realmente fazer esta mudança nas suas vidas, é “como se faz uma reconversão de carreira nos tempos atuais?”.

Efetivamente, esta mudança obriga a que se faça todo um estudo prévio e orientado para que se cumpram os objetivos pretendidos por cada um. Não basta querermos mudar simplesmente o rumo das nossas carreiras.

É necessário que se cumpram determinadas fases ou etapas para que a reconversão da sua carreira possa ser eficaz.

O QUE É A RECONVERSÃO DE CARREIRA?

colegas a conversar sobre reconversão de carreira

A reconversão de carreira é o desejo de mudar, um processo de mudança profissional que deve partir essencialmente da nossa parte.

Todos nós vemos diariamente diversas ofertas de emprego, recebemos várias ofertas de formação nas mais distintas áreas e publicações de profissionais sobre diferentes temas relacionados com o mercado de trabalho.

Tudo isto nos chama a atenção não só para o aumento das competências visando uma progressão profissional, como também para a possibilidade de podermos mudar de carreira e fazermos uma reconversão da mesma. Evidentemente que a atenção que damos a cada uma destas situações, irá depender do conforto da nossa situação profissional atual.

Ou seja, quando se começa a questionar se gosta do que faz, se tem um emprego estável ou até mesmo que tipo de coisas gostaria de fazer a nível profissional, é provável que sinta, com o passar do tempo, este desejo de mudar e fazer uma reconversão de carreira.

Se sente que estar constantemente sentado numa cadeira a fazer as suas tarefas habituais já não o satisfaz, saiba que este não é só um problema seu. Existem cada vez mais profissionais que sentem a necessidade de mudar as suas carreiras e optam por aproveitar cada oportunidade para o fazer. Falamos de estágios, formações e workshops, por exemplo. No fundo, tudo se irá resumir à formação profissional.

RECONVERSÃO DE CARREIRA: COMO SE PODE FAZER

Nos últimos anos, assistiu-se a um aumento de processos de reconversão de carreira em grande parte devido ao aumento da taxa de desemprego. No entanto, já é possível observar que esta taxa tem vindo a diminuir; não só porque as empresas voltaram a contratar, como também devido ao aumento de profissionais que optaram por mudar o rumo das suas carreiras e ocuparam outras funções.

Na verdade, muitos profissionais que decidem fazer uma reconversão de carreira, optam por criar até mesmo os seus próprios empregos.

Mas, afinal, como se pode fazer esta mudança? Que etapas devem ser seguidas?

1

Perceber se efetivamente a mudança de carreira é algo que ambiciona para a sua vida

O primeiro passo para a reconversão de carreira é entender se este é um passo que quer realmente dar. Isto é, é crucial que esteja devidamente preparado para sair da sua zona de conforto e arriscar para o desconhecido.

Se não está satisfeito com o seu trabalho e com a área em que atua, deve repensar o seu percurso profissional: o que está a fazer e o que vai fazer para se sentir bem a nível pessoal e profissional, qual é a sua vontade para aprender novos conceitos e ganhar competências e apaixonar-se por esta viagem que o irá levar ao sucesso.

2

Pesquisar sobre as áreas de trabalho que lhe despertam interesse

A partir do momento em que toma a decisão de alterar o rumo da sua vida profissional, é importante que faça uma longa pesquisa sobre as várias áreas que despertam interesse em si.

Por exemplo: se a área de marketing é algo que tem vindo a demonstrar-se relevante para si, deve começar por perceber o que fazem os profissionais desta área na prática.

Pesquise por profissionais da área no Linkedin, observe o percurso deles e compreenda o que será preciso para começar a colocar em prática a sua reconversão de carreira.

3

Investir em formação

Este é o terceiro grande passo para uma reconversão de carreira de sucesso.

Depois de perceber bem o trabalho de um profissional da área para a qual ambiciona mudar, é essencial que invista em formação para adquirir conhecimentos e perceber a apetência que tem para determinado contexto laboral.

A formação profissional permite-nos compreender as tendências e novos paradigmas da área profissional, dando-nos ao mesmo tempo uma visão atual e renovada das nossas expetativas.

Existem diversos tipos de investimentos em formação: desde estágios profissionais, workshops ou cursos relacionados com a área.

RECONVERSÃO DE CARREIRA NO CONTEXTO ATUAL

Para além das etapas que mencionamos anteriormente, atualmente é extremamente importante que atualize e amplie a sua rede de contactos para que consiga trocar ideias e formações atualizadas.

Dependendo dos objetivos que tem estabelecidos para si, esta reconversão de carreira poderá passar também pelo trabalho remoto ou home office.

Muitos profissionais que sentem a necessidade de mudar, optam pelo trabalho remoto – algo que lhes permite uma maior flexibilidade de horários, autonomia e sentido de responsabilidade. Na verdade, para muitos o home office torna-se numa oportunidade para se reinventarem e desafiarem.

Veja também