Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
13 Set, 2019 - 09:01

Red Bull lança primeira edição da Basement University em Portugal

Mónica Carvalho

“Inovar para uma vida melhor na universidade” é o mote da primeira edição da Red Bull Basement University. Quer participar? Saiba como.

Red Bull lança primeira edição da Basement University em Portugal

Estão abertas as inscrições para a primeira edição nacional do Red Bull Basement University. Trata-se de um concurso de empreendedorismo cujo objetivo é desafiar os estudantes da Universidade de Aveiro a inovar, colaborar e a desenvolver ideias que melhorem o dia a dia académico através de soluções tecnológicas.

A equipa que arrecadar mais votos vai representar Portugal na Final Mundial que decorre de 11 a 15 de dezembro, em Toronto, no Canadá.

A primeira experiência em Portugal vai decorrer em exclusivo na Universidade de Aveiro, explica a Red Bull devido a ser uma “instituição com uma longa tradição nos campos do empreendedorismo e da inovação tecnológica.”

E tal tem tudo a ver com o Red Bull Basement University, dado que os pilares desta iniciativa são, precisamente, “o estímulo ao empreendedorismo, a inovação e a capacidade de criar em equipa”.

Como pode participar?

As inscrições decorrem até 28 de outubro, no site da Red Bull.

As equipas participantes devem identificar oportunidades, denominadas Insight, e estruturar o projeto ou ideia, de modo a poder criar um ambiente favorável à respetiva incubação.

As propostas devem ser sempre apresentadas sob a forma de vídeo e irão passar por 3 fases:

  1. Inscrição: as equipas devem preparar um vídeo no máximo de 60 segundos, onde explicam a ideia para gerar mudanças positivas;
  2. Seleção: todos os vídeos participantes ficarão disponíveis online durante seis dias e será esse o tempo de votação, para eleger a ideia mais brilhante de todas;
  3. Desenvolvimento: a equipa vencedora entrará na fase de desenvolvimento durante seis semanas para potenciar o projeto com o apoio de mentores internacionais selecionados e uma equipa dedicada.

Após a fase de desenvolvimento, a equipa vencedora irá viajar até à Final Mundial do Red Bull Basement University, em Toronto, no Canadá, onde a ideia ou projeto irá competir com os melhores do mundo.

Sobre a Red Bull Basement University

Criado em 2018, o Red Bull Basement University envolveu na sua primeira edição participantes de 16 países e 300 universidades, tendo sido possível criar e desenvolver mais de 800 ideias. O vencedor foi o projeto Vacant, do Canadá, que consiste numa aplicação que fornece em tempo real informação sobre espaços para estudar nos vários edifícios da universidade.

O Encontro Global do Red Bull Basement University 2019 irá decorrer em Toronto, Canadá, de 12 a 15 de dezembro e é, para muitos, a oportunidade de uma vida para conhecer alguns dos mais brilhantes inovadores do #Tech4Good do mundo.

Além das apresentações das ideias vencedoras de todos os países participantes, no evento ainda irão decorrer palestras, workshops e sessões de orientação.

Veja também