Marta Maia
Marta Maia
11 Ago, 2019 - 08:54

Como pedir um reembolso MBWay e garantir que o recebe

Marta Maia

Quer saber como pode pedir um reembolso MBWay? Tiras as dúvidas e descubra quem fica responsável por garantir que o dinheiro volta ao seu bolso.

Como pedir um reembolso MBWay

Da mesma forma que podemos sempre arrepender-nos de ter comprado produtos ou serviços no comércio tradicional, também pode acontecer que uma compra digital nos faça pensar duas vezes e queiramos o nosso dinheiro de volta. Mas e se tivermos pago com as novas funcionalidades? É possível pedir um reembolso MBWay?

Se vive com esta dúvida, temos as respostas que procura.

Pedir um reembolso MBWay: guia completo

Pedir um reembolso por MBWay é como pedir o reembolso do dinheiro em qualquer compra que tenha feito: é cancelar a transação, devolver o que tenha recebido e pedir ao comerciante que lhe devolva o dinheiro que pagou.

Resultado de imagem para site: e-konomista.pt compras online

Do ponto de vista legal, o vendedor tem a obrigação de reparar ou substituir um bem adquirido ou de propor ao consumidor uma redução do preço ou o reembolso, se o artigo em questão estiver danificado ou não funcionar como anunciado.

Nas compras online ou à distância, o consumidor tem também direito a desistir da compra num prazo de 14 dias e requerer o dinheiro de volta, sem qualquer justificação.

E ambos os casos, independentemente de estar em causa um reembolso por MBWay ou em dinheiro vivo, tem sempre direito a ele.

Porquê pedir o reembolso por MBWay e não de outra forma

A questão do reembolso por MBWay coloca-se quando paga as suas compras por esta via. Ao desistir do negócio, espera que o comerciante lhe devolva o que pagou usando as mesmas plataformas. Também pode acontecer que o comerciante esteja geograficamente longe, e por isso a devolução do dinheiro por MBWay seja mesmo a solução mais conveniente para os dois.

O que acontece quando pede um reembolso por MBWay

Um cartão MB NET é um cartão de pagamentos temporário, que pode ser gerado através da app MBWay, e que está associado à sua conta bancária real. Quando faz compras, o cartão virtual vai à conta real e debita o dinheiro para entregar ao comerciante; quando pede um reembolso por MBWay, o comerciante tem de voltar a depositar o dinheiro no cartão virtual, que depois o credita na sua conta real.

Em termos de transação, um reembolso por MBWay é uma inversão de uma transação: o seu MBWay envia dinheiro ao comerciante, e ele manda o valor para trás, ordenando que seja reposto no mesmo sítio de onde tenha saído. Neste contexto, não está em causa uma transferência tradicional, mas apenas a reversão de uma operação.

E se o comerciante não conseguir voltar a depositar o dinheiro no seu cartão?

É sempre possível o comerciante devolver o dinheiro a quem lho pagou. Basta que não aceite a transferência ou que deposite o valor na conta de onde ele saiu.

E se o cartão MB NET tiver expirado?

O cartão MB NET é só um cartão virtual que está associado a uma conta real. Se um comerciante tentar devolver-lhe dinheiro através de um cartão que expirou, a plataforma sabe qual é a conta real associada a esse cartão e credita na mesma o valor em causa.

O reembolso por MBWay pode ser feito para um cartão diferente daquele que fez a compra?

Em teoria, pode: só tem de fornecer ao comerciante os dados do novo cartão e pedir-lhe que deposite lá o reembolso. No entanto, pode acontecer que, por questões burocráticas, o comerciante prefira devolver o dinheiro ao cartão usado inicialmente (para que, nos registos financeiros, fique evidente que se trata de um reembolso e não de um desvio de verba).

Como saber se o comerciante fez mesmo o reembolso por MBWay?

Uma vez que são virtuais, os cartões MB NET não têm extrato detalhado de movimentos. Assim, se um comerciante lhe pagar um reembolso esse valor vai aparecer no extrato da sua conta bancária real e não no dos cartões virtuais.

O reembolso MBWay está a demorar muito. O que aconteceu?

Pode acontecer que um reembolso por MBWay seja mais demorado do que o que espera e até mais demorado do que o pagamento inicial. Este atraso, muitas vezes, é da responsabilidade dos bancos, que demoram a creditar o valor nas contas reais. Pode, por isso, acontecer que o comerciante já tenha enviado o reembolso mas o dinheiro ainda não lhe tenha sido disponibilizado.

Se pediu um reembolso por MBWay e o dinheiro nunca mais chega, fale com o seu banco, porque a instituição pode estar a bloquear a verba num ponto intermédio entre o comerciante e a sua conta bancária.

Se receber um reembolso MBWay, ele não volta ao saldo do seu cartão virtual

É importante saber que, se gastar uma parte do saldo de um cartão virtual e receber o reembolso dela, o saldo do cartão virtual não é reposto. De forma mais simples, imagine que tem um cartão virtual no MBWay com um saldo de 100 euros e gasta metade numa compra; mesmo que peça o reembolso por MBWay (e que este seja feito para o mesmo cartão) o dinheiro é creditado na sua conta real, mas o cartão virtual vai continuar com um saldo disponível de apenas 50 euros.

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