Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
13 Out, 2018 - 11:00

18 dicas para renovar cozinha de forma simples e económica

Teresa Campos

Se está a pensar renovar cozinha, inspire-se nas nossas 18 sugestões, bem práticas e que não implicam um grande investimento.

18 dicas para renovar cozinha de forma simples e económica

Todos já pensámos em renovar cozinha, mas talvez tenhamos recuado nessa ideia, na hora em que recebemos os orçamentos…  Porém, saiba que renovar cozinha, ou seja, renovar a divisão, dar-lhe um novo ar, criar um ambiente diferente, não implica levar a cabo obras a fundo e despender muito dinheiro.

As nossas 18 propostas de renovar cozinha provam isso mesmo e mostram-lhe como com passos bem simples e substituições muito fáceis de fazer irá conseguir renovar cozinha e dar-lhe uma nova divisão, tal como há tanto tempo quer e merece.

Renovar cozinha: dicas para fazê-lo de maneira rápida e barata

Superfície envidraçada

As superfícies envidraçadas são ótimas soluções para separar uma cozinha de uma sala, isolando os odores e os fumos, sem retirar luminosidade, nem amplitude visual. Portanto, se este é o caso da sua cozinha, pense em fazê-lo.

Substituição do pavimento

A divisão de áreas, no caso de cozinhas e salas partilhadas, pode ser conseguida com a diferenciação de pavimentos. No caso da cozinha, o ideal é optar por cerâmica, pois é o revestimento mais lavável.

Portas de vidro

Se a sua cozinha não tem muito espaço livre para objetos decorativos, pondere sobre a possibilidade de usar portas de vidro nos seus armários e, assim, deixar em exposição algumas loiças, livros de culinária ou frascos com alimentos que dão um ar mais vivo à cozinha.

 

Pintura dos armários

Uma forma simples, rápida e económica de renovar a cozinha é mudar a cor do mobiliário principal. Basta passar uma lixa na superfície dos armários que quer renovar, limpá-los bem e reparar eventuais danos existentes. Depois só tem de pintar com a sua cor ou cores favoritas, procurando sempre o equilíbrio entre toda a decoração e as caraterísticas da cozinha. Se for uma divisão muito pequena ou com pouca luz, por exemplo, deve selecionar tons mais claros.

Papel de parede

Uma opção pouco comum nas cozinhas é o papel de parede, embora seja perfeitamente possível, já que existem papéis impermeáveis e laváveis. Este elemento pode dar personalidade à sua cozinha e trazer um novo ar a esse ambiente de sua casa.

 

Estantes e prateleiras

Se tem paredes livres na sua cozinha, pense utilizá-las como suporte para prateleiras ou estantes que lhe possam dar arrumação e também sirvam de espaço decorativo.

Zona de refeições

Se sobra espaço na cozinha, aproveite-o da melhor maneira, colocando uma mesa que pode servir, simultaneamente, de área de trabalho e, ainda, de área de alimentação, para refeições mais rápidas e informais do dia-a-dia.

 

Armários personalizados

Hoje em dia, são vários os modelos de armários de cozinha disponíveis e ainda são muitas as superfícies comerciais que permitem a sua personalização no tamanho, formato e material desejado. Portanto, olhe bem para os seus móveis e pense se já não está na altura de os reformar.

Península

Criar uma península, é uma forma de renovar a cozinha e dar-lhe uma função adicional. Além disso, é muito simples. Cubra uma das bancadas com uma superfície em madeira que se prolongue de modo a originar um espaço adicional para refeições. Disponha uns bancos e aí tem uma zona para petiscos rápidos.

Ladrilho hidráulico

O ladrilho hidráulico tem estado muito em voga e a verdade é que é um revestimento de parede super indicado para as cozinhas e de uma forma prática e económica, conseguirá uma solução cheia de cor e alegria que vai dar muita vida à sua cozinha.

 

Cortinas

Muitas vezes, as cortinas das cozinhas são subestimadas ou negligenciadas, por ser uma divisão onde se preparam alimentos, estando por isso mais expostas a fumos e odores mais fortes. No entanto, elas ajudam a definir e a modificar muito os ambientes, por isso substituí-las por novas cortinas divertidas e cheias de cor é outra maneira simples de renovar o ambiente da sua cozinha.

Puxadores

Um pormenor que consegue dar outra ar a qualquer divisão são os puxadores das portas, dos armários e das gavetas. Substitua os puxadores por opções mais modernas e engraçadas e dê um look mais arrojado à sua cozinha, por muito pouco…

Iluminação

Muitas vezes, o que falta na cozinha é uma boa iluminação, devidamente direcionada. Se acha que é esse o caso da sua cozinha, faça ou peça a um profissional um plano de iluminação, com candeeiros suspensos ou LEDs embutidas que dêem uma nova leitura ao espaço.

Contrastes de cores

Os contrastes de tons são uma boa forma de trazer dinamismo à sua cozinha. Para isso, não precisa de recorrer a pinturas. Pode simplesmente pôr em prática esses contrastes em objetos decorativos ou mesmo utensílios de cozinha.

 

Abertura do espaço

Se possível, pondere a possibilidade de deitar uma parede abaixo ou rasgar um nicho que dê, assim, uma sensação de maior amplitude visual à sua cozinha. Além disso, a divisão ficará com um ar mais moderno e sofisticado.

Utensílios de cozinha

Substitua os seus utensílios de cozinha, os panos e toalhas de mesa e sentirá que a sua cozinha parece logo diferente. Ouse em cores, estampados e modelos criativos que marcam a diferença e terão impacto na imagem geral da divisão.

Plantas

Sabe que há plantas de interior que pode perfeitamente ter na sua cozinha? E até pode cultivar na sua cozinha um canteiro de ervas aromáticas? Além de úteis, estas soluções trazem cor e vida à sua cozinha e dão-lhe um toque natural que vai, certamente, fazer a diferença.

 

Tapete

Não é proibido usar um tapete na cozinha. Ele traz conforto e, desde que com as caraterísticas certas, pode ser perfeitamente aspirado ou lavado, as vezes que for preciso. Além disso, pode funcionar como apontamento original e de destaque na divisão.

Inspire-se nas nossas dicas para renovar cozinha e faça desta uma divisão mais moderna, atual e, acima de tudo, funcional. Siga o seu gosto, mas deixe que toda a família participe neste processo.

Veja o que faz mais sentido para si e para o seu caso e verá como com as nossas sugestões conseguirá fazê-lo sem gastar muitos euros. Ponha em prática as nossas propostas de renovar cozinha e verá como os resultados se farão logo notar.  Torne esta divisão um espaço mais feliz e onde você, definitivamente, goste de estar.

Veja também: